Bleach – Capítulo 636 – ” Sensitive Monster “
Após o ataque mais ou menos bem sucedido de Zaraki, a cabeça de Pernida começa a inchar. Falando mais corretamente e de forma científica, começa a sofrer uma suposta metamorfose que deverá ter um propósito qualquer. Mayuri, por estranho que pareça, designou esta transformação como algo estranho, o que vindo dele é ainda mais peculiar.
Este monstro tem a capacidade de usar as suas terminações nervosas, transmiti-las para outra pessoa, ramificá-las, e usá-las basicamente de forma remota. Daí conseguir obliterar braços de forma instantânea. E como vimos neste capítulo logo no início, o braço afetado de Zaraki começou a contorcer-se de forma incontrolável. Kenpachi não tem meios a medir, e toma a decisão animalesca mas acertada de arrancar o braço afetado, dando lugar a uma cena incrível, e a um inevitável elogio de Mayuri (ainda que tenha levado com ele um tom de arrogância natural).
Voltando ao poder de Pernida, e como foi observado por Mayuri, este funciona por alcance, entrando na área delimitada pelos nervos, a pessoa será afetada, e é o fim. Aconselhar Kenpachi a lutar em distância, é basicamente uma impossibilidade, o que o leva a uma rápida (possivelmente temporária) derrota. A instantânea ação de Mayuri permitiu que Kenpachi ainda esteja vivo, mas acabou por ser um sacrifício necessário para que o cientista descobrisse logo a fraqueza deste poder assustador.
Sendo que tudo funciona através de terminações nervosas, a fraqueza é simples, adormecer ou inutilizá-las, neste caso através de anestesia. Se estas terminações forem paralisadas nada pode fazer. É como tentarmos mexer um braço anestesiado, simplesmente não funciona. Kenpachi está paralisado, e agora a luta é um contra um. Mayuri é extremamente capaz, não temos dúvidas disso. Porém, este é um Quincy de alto calibre, e dentro deste grande calibre deve guardar um poderoso Vollstandig. Será aqui que vai entrar de novo Kenpachi?
Resumindo e concluindo, parece que Mayuri encontrou um novo objeto de estudo e divertimento. Colocar Kenpachi, Mayuri, Nemu, Ikkaku e Yumichika juntos, foi das melhores coisas que Kubo escreveu nos últimos tempos, elevando a obra a níveis superiores, criando um enredo mais genuíno, equilibrado e nostálgico.