Bleach | Capítulo 647 – ” The Theatre Suicide “
Antes de falar-mos sobre o combate principal que está a decorrer, vamos abordar a pouca progressão narrativa que nos foi fornecida neste capítulo. O grupo de Shinji e Urahara chegou à entrada principal do castelo, onde se deparam com o guardião do mesmo: Gerard. Este já demonstrou uma habilidade de combate de corpo a corpo absurda, mesmo antes de ter sido renascido pela habilidade de Yhwach. Velocidade, força bruta, grande capacidade de manipulação de Reishi, e à partida, pouco inteligente. Shinji ou Urahara seriam suficientes para o derrotar num “mano a mano”, mas Renji sozinho? É certo que ele treinou com a Divisão Zero, mas estamos a falar de um Elite, que foi renascido com mais força, e que, se encontra num habitat natural de Quincy, onde o Reishi é completamente manipulável com facilidade.
Na minha opinião, seria de valor deixar os tenentes lutar contra Gerard em formato de batalha de equipa, e deixar Shinji e Urahara avançar para a dianteira. Por outro lado também seria interessante ver este grupo todo a lutar organizados pelos comandos de Shinji e Urahara. De qualquer dos modos, se Kubo decidir ir pela vertente de Renji versus Gerard, a batalha vai entrar num tom semelhante ao que Kyoraku se encontra neste momento. Além disso, temos um Capitão Comandante “a levar uma coça” de um Elite, e agora teremos um Tenente contra um Elite? Não faz grande sentido.
Depois disto, vamos ao que realmente interessa neste capítulo. Após a iluminação divina de Lille, este atinge o seu estágio de Vollständig. Sem demoras ataca Kyoraku sem o deixar com grande margem de manobra. Este, atingido e gravemente ferido, tenta escapar da metralhadora espiritual na qual Lille se tornou. Kyoraku demonstra assim uma resistência sem dúvida absurda, conseguindo-se mover com uma agilidade surpreendente mesmo com buracos no corpo.
O título do capítulo, e o nome da Bankai de Kyoraku sugerem que a personagem se direciona ao suicídio, mas esperemos que seja mais uma das metáforas de Kubo. É certo que Kyoraku demonstrou uma vantagem enorme sobre Lille apenas com Shikai, mas a partir do momento que este ativou o Vollständig outras medidas são necessárias. Porém, e como foi já referido por Ukitake na luta contra Starkk, a Bankai de Kyoraku não é algo que possa ser usado de ânimo leve.
Apesar da habilidade inquestionável de Kyoraku, nota-se claramente, e já foi demonstrado sem dúvidas, principalmente pelo monólogo dele neste capítulo, que ele sabe muito bem que pode destruir este Quincy facilmente. Mas a preguiça, o facto de não gostar de problemas e decisões, e de temer a sua própria Bankai, estavam-no a limitar. Porém, agora encurralado, percebeu que não pode continuar a arrastar esta situação e que necessita de a terminar. Até agora, ele não esteve a fugir, esteve a evitar lutar e a afastar-se o máximo possível da localização dos restantes.
Bankai! Katen Kyōkotsu: Kuromatsu Shinjū!
Ao que tudo indica, a Bankai de Kyoraku é algo que atinge uma área enorme, da qual ele não tem controlo algum. Ou seja, observando o que já nos foi mostrado, a Katen Kyōkotsu é uma Zampaktou de espadas gémeas, onde a sua habilidade é gerada sem benefício ao usuário. Apesar das espadas serem gémeas, uma delas é mais curta que a outra. Portanto, a mais pequena deve ser a responsável pela Shikai, onde os jogos são todos mais infantilizados e menos perigosos. A Bankai deverá estar sob responsabilidade da mais velha, onde os jogos já não serão de crianças, e tudo o que acontecer continua fora do controlo direto de Kyoraku. Por fim, esta mais velha deve ser a silhueta feminina de Kimono, que surge por detrás dele. Esta abraça-o com uma atmosfera assustadora, como se estivesse a alimentar-se dele, com a sua mão esquerda a agarrar-lhe o peito, na localização do coração.
Dito isto, Kubo tem possivelmente três vertentes, e uma delas não é bonita. Começando pelo pior, Kyoraku usa Bankai, explora-a ao máximo, derrota Lille, e nunca mais vemos Kyoraku em ação, terminando assim um legado mal aproveitado. Uma melhorzinha, Lille mostra que é um oponente relativamente interessante, Kyoraku utiliza a Bankai até determinado nível, derrota-o e avança para o pelotão. A melhor de todas que tira partido do respeito que o legado de Kyoraku deve ter: usa a Bankai, derrota Lille facilmente e avança.
Claro, existe ainda um cenário pior, mas falaremos dele se realmente acontecer.