Manga – Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

por João Simões
Editoras Japonesas aliam-se para Promover Anime e Manga

Terá o belíssimo manga, em formato físico, os dias contados?

No presente ano (2020), parte do nosso entretenimento é consumido em formato digital. Por enquanto ainda é possível comprar livros, discos, box sets, mas a facilidade e acessibilidade dos média digitais aliciam o consumo via stream ou download.

Sucede o mesmo no mercado dos manga. Segundo aponta um recente relatório, as vendas do formato digital aumentaram 29.5%, no Japão, em 2019. Numa época de grande consumismo, e na qual os mercados digitais estão em crescimento, haverá lugar para o formato físico?

O crescimento do mercado digital teve impacto na frequência com que esta pergunta é colocada. Já há muito se acredita que é uma questão de tempo para o advento do formato digital sufocar o formato físico, o que levaria à extinção da estante carregadinha de livros.

 

Manga – Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

Manga - Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

 

Claro que é complicado ignorar o aumento das vendas do digital e a redução das do físico, mas acredito que ainda nos irá acompanhar durante muito tempo. Afinal a televisão ainda não matou a rádio, por exemplo.

É inegável que as aplicações e websites de manga facilitam a vida aos fãs, ao disponibilizarem traduções velozes de títulos recentes, muitas vezes em simultâneo com o lançamento japonês. No entanto, nada pode substituir o bonito volume de manga, que felizmente continua a ser comprado e guardado em estantes. Os fãs adoram coleccioná-los. No caso de ser um dos favoritos, querem ter a segurança de que estará ali presente sempre que precisarem, sem terem de recorrer a um dispositivo falível para o fazer.

Uma boa parte das editoras presta atenção aos comportamentos e vontades dos seus leitores e criam incríveis edições de coleccionador muito difíceis de resistir, como por exemplo a edição “100-Anos” (100-Year) do Doraemon.

 

Manga - Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

Manga – Irá o Formato Físico desaparecer por Completo?

 

Esta edição de 45 volumes pretende conservar para a posteridade este adorado manga, pelo menos até ao século 22. Isso traduz-se nas capas duras, nas impressões de alta definição, na durabilidade das lombadas, entre outros pormenores.

Esse é outro aspecto muito positivo do formato físico e uma razão crucial pelo qual permanecerá vivo durante muito tempo: ninguém vos pode tirar o livro. Ou seja, um título em formato digital está dependente de imensos aspectos que o levam, ou não, a permanecer na plataforma. Rapidamente pode ficar indisponível, basta haver um problema com licenças, ou até de censura como ocorreu recentemente com a Amazon. Cada vez é mais frequente um título desaparecer da noite para o dia. Ironicamente a existência do formato digital acaba por sublinhar as imensas qualidades do formato físico. Isto tudo à parte do tradicionalismo de gostarmos de segurar o livro nas mãos e do cheiro das páginas.

A opção de manga digital é atraente e muitas vezes é o modo desejável de leitura, mas as vantagens ainda não são capazes de suplantar, nem de perto, as do formato físico.

 

 

E vocês caros leitores, acham que o formato físico vai sobreviver mais um século?

 

Inspirado em: Otaku USA

 

Leitura recomendada:

Porque é que a Amazon está a Remover Manga e Light Novels?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.