A cultura portuguesa é, não poucas vezes, descrita como algo efémero, incapaz de se subsistir e sobretudo criar algo que mereça destaque num mundo sem barreiras, repleto de obras intemporais e de novas criações de aquecer a alma.
Felizmente, temos vindo a constatar um agradável contrassenso, o número de autores portugueses continua a aumentar, com especial destaque nos mangakas. Portugueses, orgulhem-se da nossa língua, sejam amantes de cultura, sejam apaixonados pelo Japão! Não há barreiras para a arte, e prova disso é a apresentação de mais um manga com selo português!
Manga Júpiter – Uma aventura com inspiração nipónica
Título: Júpiter
Editora: Escorpião Azul
O manga possui dois volumes inteiramente escritos em português. O sucesso do primeiro volume foi evidente, levando, inclusive, ao lançamento de uma segunda edição.
A experiência e formação no ramo nunca foi um impedimento para o jovem autor. Autodidata por natureza, Ricardo Lopes sempre procurou instruir-se e aprender com muito esforço e dedicação, a arte do desenho e escrita, pelo que com apenas 22 anos, o futuro médico veterinário, orgulha-se de já ter lançado dois livros da sua saga. E não é caso para menos! Entre o estudo e o amor pela arte manga, o jovem mangaka continua a trabalhar na sua obra original.
Eu sou um contador de histórias, e é quase uma necessidade minha colocar estes mundos que tenho dentro da minha mente cá fora.
Mente ávida e sagaz, Ricardo viu-se duplamente incentivado em criar um manga da sua autoria. A paixão por manga e o desejo de colocar no papel os seus mundos fizeram com que o jovem apostasse no mercado nacional de manga, que infelizmente está longe de poder alcançar e suportar os criadores de manga portugueses.
Quero poder passar por uma papelaria a caminho da faculdade e comprar os últimos números de revistas de mangas para lê-los no autocarro… Basicamente, quero ver mais manga por aí.
E quem sabe não teremos em breve manga nas bancas? O ptAnime faz das palavras de Ricardo as suas, e espera que um dia vejamos mais manga, mais livros, mais cultura seja japonesa, ou não, em qualquer quiosque, em qualquer rua, em todo o lado! Até lá, faz parte de nós contribuir para que o mercado literário, em particular o de manga, ganhe financiamento e finalmente se assuma como uma potência em crescimento exponencial.
Primeiro Volume
Data de lançamento: 25 de outubro de 2014
Sinopse:
A história centra-se na aventura de Miguel, um rapaz (por acaso português) que depois de ser atacado por um homem misterioso capaz de manipular o fumo, descobre que domina Fulgur, a lendária magia dos relâmpagos, e assim se vê mergulhado num mundo secreto de magia e feitiçaria, escondido à vista de todos. Na verdade, todas as lendas passadas ao longo de gerações pela humanidade são verdadeiras: consistem nos relatos fidedignos de pessoas que vislumbraram magia, e cujas histórias eram tão pouco plausíveis que foram sendo transformadas em mitos com o tempo. E é para esse mundo que Dawn, uma maga de fogo que surge para proteger Miguel do atacante, leva o jovem mago que assim começa a sua aventura.
Segundo Volume
Data de lançamento: 24 de outubro de 2015
Sinopse:
Miguel entra no Grande Templo do Fogo, onde espera aprender a usar e controlar a sua magia com a ajuda de Dawn, que se dispõe a ser sua mentora, e Jade, uma nova aliada. Contudo, terá de enfrentar o Torneio dos Quatro Templos: um teste que decidirá se poderá tornar-se oficialmente num mago. E tudo se complica quando um inimigo oculto nas sombras entra no templo, tendo Miguel como alvo. O jovem mago que tenta descobrir a origem dos seus poderes e a verdade por trás do seu passado terá que ultrapassar estes obstáculos antes de prosseguir na sua jornada!
Haverá um terceiro volume?
O terceiro volume ainda não foi oficialmente anunciado, contudo há perspetivas de que aconteça em breve. A continuação da saga está dependente das vendas do segundo volume e da 2ª edição do primeiro.
Onde podemos adquirir a saga Júpiter?
- No evento Amadora BD (de 23 de outubro a 8 de novembro) – Banca Polvo (primeira à esquerda quando se entra no recinto).
– sessão de autógrafos nos dias 1 e 8 de novembro entre as 15:00 e as 17:00.
Para mais informações:
Página de Facebook oficial do autor Ricardo Lopes