Naruto – Capítulo 671 – “Naruto and the Sage of the Six Paths”
Como já era previsível, temos a confirmação que Naruto e Sasuke são as actuais reencarnações de Ashura e Indra, assim como foram no passado, Hashirama e Madara. É certo que, apesar de serem reencarnações, as sucessivas gerações foram sofrendo alterações nos modos em como o destino se comportava entre estes dois elementos antagónicos. Nas primeiras, é sabido que o chakra de Ashura e de Indra eram ligados através de sangue, eram irmãos. Contudo até onde sabemos, na época de Madara este padrão já não existia e assim sucessivamente. Por consequência, a época actual continua com este molde e acrescentando novos seguimentos das duas poderosas linhagens. Estas novas características que surgem nos dois chakras atuais, revelam-se um ponto importante para a mudança do curso dos eventos, desviando o fim conhecido para uma nova possibilidade.
No meio de todo este conto, como seria de esperar do Kishimoto, vemos mais um “FlashBack”. Agora, somos levados à época posterior à derrota de Pain e reconstrução de Konoha. Neste, o grupo começa por reconhecer a força de Naruto a quando a derrota do grande Pain levando-os a questionar, se ele conseguiu derrotar alguém tão poderoso por que ainda não derrotou o Sasuke? Isto muito provavelmente não foi pensado com antecedência, contudo temos que reconhecer que foi das poucas passagens do passado que suscitaram algum interesse. Naruto sabia que estava mais forte, sabia que o Pain era mais forte que o Sasuke, no entanto já sentia que não o poderia derrotar naquele momento, como se ele já conseguisse sentir o peculiar chakra que ambos possuíam, e que independente de tudo, os unia.
Do lado de Madara temos finalmente uma boa explicação e com bastante sentido. Madara absorveu Hashirama, no entanto e ao contrário do que se possa pensar, não é por possuir a técnicas dele ou as células dele, que Madara ficou brutalmente forte. Porque se assim fosse também Yamato teria uma força aproximada de Hashirama, o que já verificamos que não é verdade. Madara criou dentro dele um recipiente que misturou os dois Chakras necessários para formar uma entidade mais próxima do grande Sage.
O Eterno Tsukyomi acaba por ter uma nova referência, visto que este é o objectivo principalmente do vilão da história. Tínhamos umas noções da calamidade que este Genjutso pode trazer para o mundo inteiro, mas com a explicação de Hagoromo ganha-se uma nova perspectiva sobre o que realmente pode acontecer com a humanidade. Esta é uma técnica que colocará todo e qualquer ser-humano sobre uma escravidão sem fim. E com isto finalmente, algum destaque para o Byakugan. Sendo esta uma das três grandes técnicas oculares precisava de alguma explicação, algum relevo, apesar de vermos aqui de leve que a poderosa Kaguya, possuía como técnica ocular principal o Byakugan e aliada a este o Sharingan, não chega para satisfazer as perguntas que se colocam à volta da origem deste olho, uma vez que se pensava que o Byakugan era uma derivação do Sharingan, como foi algumas vezes referido ao longo da série.
Por fim, a resposta de Sasuke e Naruto surgem com conclusão deste pequeno arco com o Hagoromo. Espero que a resposta do Sasuke tenha sido diferente da de Naruto, mas que de certa forma apesar de diferente que os leve a lutar lado a lado por um objectivo em comum. Apesar disto, já conhecemos o Kishimoto e penso que é fácil perceber que a resposta terá sido a mesma, sendo que ambos querem ser Hokages. Levando mais uma vez à inevitável luta final entre os dois, que muito provavelmente irá acontecer após a derrota de Madara.
E vocês o que acham? Qual gostariam que fosse a resposta de Sasuke?
Numa nota final, a luta entre Madara contra Guy, parece estar a ser renhida e também bastante perto do fim porque é bastante visível que Guy não irá aguentar a regeneração que Madara possui com as células de Hashirama. Em contrapartida, seria bastante bom se fosse Guy a finalizar esta luta, mas infelizmente sabemos bem que isso não irá acontecer.
Após o fim desta luta teremos então os chakras de Ashura e Indra contra o chakra de Hagoromo.
Apesar dos acontecimentos não terem sido completamente inovadores ou imprevisíveis, este capítulo deixou-nos bastante conteúdo e na sua maioria interessante.
[penci_review]