Manga Naruto – Capítulo 699 – “The Seal of Reconciliation”
Ansiosos após o desfecho da semana passada, esperamos impacientemente um novo capítulo. O que seria o penúltimo capítulo da franquia Naruto. A nostalgia começou a regurgitar dentro das nossas entranhas, afinal a saga que nos acompanha à 15 anos está a terminar, e agora?
Os dois “irmãos” sobreviveram. Cada um com um braço perdido pela assombrosa batalha, pagaram um preço surpreendentemente pequeno face a todos os acontecimentos vividos até ao momento: anos de lutas incessantes, encontros e desencontros, sentimentos e emoções, que só quem acompanha a franquia poderá entender. Naruto e Sasuke tornaram-se um só.
Que mais podemos desejar de um final tão digno quanto este?
A reunião da equipa 7! O enigmático e arrogante Sasuke, o animado e problemático Naruto, a apaixonada e explosiva Sakura, os três juntos de novo, sobre o olhar atento do Sensei. Kakashi presencia, ao fim de tantos anos, a união dos seus pupilos. Tudo parece ter voltado ao normal entre eles, a mudança de Sasuke é notória, e com um pedido de desculpas a Sakura encerra a corrente de ódio por ele imposta.
Pois bem, agora é altura de acertar contas e limar as arestas impostas ao longo da jornada, em especial no decorrer da batalha ninja. Sobre uma narrativa peculiar, embarcamos na nossa última viagem pelo universo Naruto com um guia muito especial: Sasuke. O antagonista da série apresenta mais uma vez a sua opinião face aos acontecimentos, o seu ponto de vista enquanto participante ativo e gatilho desencadeador de grande parte da narrativa.
As referências ao passado, a sua comparação com os desenvolvimentos do presente, embriagam-nos num mar de memórias partilhadas com a personagem. Cada palavra que Naruto proferiu, as promessas cumpridas, todos os obstáculos e caminhos sinuosos que tiveram que ultrapassar, instiga-nos a participar numa viagem ao passado com, como plano de fundo, imagens dos desenvolvimentos futuros.
O Infinite Tsukuyomi foi desfeito, Kurama foi libertado, as pessoas começam a acordar do seu sonho, chegou o momento do futuro provar que tudo valeu a pena. Uma longa viagem a reconstruir o que foi destruído, a erguer algo com substância, uma verdadeira aliança de entre ajuda e amizade entre vilas, “o sonho” que Jiraiya implementou em Naruto, parece caminhar a passos largos para a sua concretização.
Kishimoto soube como incrementar o saudosismo e sentimentalismo intrínseco nos seus fãs, através das palavras de uma dos seus protagonistas, o autor proporcionou a legenda perfeita para o término da sua obra prima.
As deduções e descrições dos últimos anos do Uchiha acalentam o nosso coração. Fruto de vivências dolorosas e uma vida solitária, encara agora a vida de uma forma totalmente diferente. Decidido a ver o mundo com outros olhos, parte numa viagem sem destino. Um vigilante sem guarida, mas sempre com um sitio para voltar, os braços da sua amada Sakura. Triste pelo caminho de redenção escolhido pelo amor de infância, Sakura aceita a o novo caminho traçado por Sasuke.
A ideia de Kakashi como Hokage não parece tão descabida assim. Quem mais capaz de reorganizar e dar a cara pelo início da nova era, que o professor do herói de guerra?
Todo o capítulo desenvolve-se numa harmonia perfeita, num jogo de painéis e palavras que acabam por nos embalar num sonho, onde ninjas coabitam e protegem as aldeias de todos os perigos. A ligação a cada uma das personagens parece aos poucos se fortalecer. A cada aparição, a cada painel de fundo com os nossos ninjas preferidos, apercebemos-nos que ainda há muito para descobrir, para explorar, para conhecer…
Afinal, o que é um ninja?
[penci_review]
Análises
Manga Naruto - Capítulo 699
Kishimoto soube como incrementar o saudosismo e sentimentalismo intrínseco nos seus fãs, através das palavras de uma dos seus protagonistas, o autor proporcionou a legenda perfeita para o término da sua obra prima.
Os Pros
- Desfecho coerente com a história
Os Contras
- Acabamos por desejar saber mais sobre o futuro do Sasuke