One Piece – Capítulo 794 – ” Sabo’s Adventure “
Faz já alguns meses que foi anunciado um episódio especial que se iria focar na narrativa de Sabo, ou seja, que iria abordar um pouco sobre o caminho dele até ao momento atual. As razões que o levaram a falhar a guerra dos grandes, a perspetiva dele em Dressrosa, sobre os eventos, antes, durante e após. Este capítulo, é provavelmente a caraterização que vamos ver neste episódio especial. Finalmente é-nos dado desenvolvimento no que diz respeito à “Aventura do Sabo”!
Ao que tudo indica, e como já se suspeitava, a organização mais forte do Governo Mundial – CP ZERO, encontra-se a caminho de Dressrosa para capturar os piratas intervenientes na destruição de ilha. Sabo prevê a chegada deles à ilha num prazo de dois dias, recomendando que os Mugiwara também fujam desta o quanto antes. Ficamos aqui com uma nova indicação que é muito provável que a conclusão desta saga continue a quebrar a fórmula a que estávamos habituados. Ou seja, festa, banquete, despedida, etc, muito possivelmente nada disto vai tomar lugar no fecho deste arc.
Com este capítulo, Sabo foi introduzido a uma parte da tripulação de Luffy. Uma vez que este o julgava morto, nunca o mencionou, como fez com o Ace. As teorias que envolviam Dragon a salvar Sabo no incidente fatídico quando eram jovens, são agora comprovadas. Dragon estava naquela ilha, e cruzou-se com uma criança revoltada com todo o sistema político que governava aquela ilha. Naquela altura Sabo sentiu-se como um pássaro enjaulado em ferro, e foi quando decidiu navegar sozinho. Poucos metros depois de abandonar a costa, foi abatido, sofrendo queimaduras graves, e amnésia como consequência. Esta história da amnésia não é nova em narrativas, é uma manobra fácil para explicar ou fugir a certos acontecimentos. Porém, Oda não a usou de forma convencional como apenas mais uma manobra narrativa, moldou-a à história tornando-a num momento trágico e poderoso.
Salvo por Dragon e pelos restantes Revolucionários, mesmo com a amnésia a atingir as suas memórias, quando se mencionou levá-lo de volta, a inconsciência de Sabo protegeu-o, deixando-o em pânico, implorando para o deixarem ficar. Ficamos também a saber a forma terrível como Sabo tomou conhecimento da morte de Ace. Foi precisamente este evento que despertou as memórias de Sabo de novo, deixando-o em completo estado de choque, o que explica a questão tantas vezes colocada pelo mundo fora: “Se o Sabo estava vivo porque não foi ajudar o Luffy a libertar o Ace?”
Na última página estará Sabo a falar literalmente com os corvos, ou será algo figurativo de forma a lembrar um diálogo com o Ace? Talvez na adaptação do anime tenhamos uma noção mais precisa sobre esta cena misteriosa.
Resumindo e concluindo foi um excelente capítulo, com muita caracterização e com muitas respostas do passado. Foi muito interessante ver a interação entre os membros dos Mugiwara e Sabo.
Comentários sobre post