Recentemente surgiu uma notícia que abalou um pouco dois mundos. Banda desenha e manga, recorrentemente vistos como opostos e rivais, recaem agora sobre a febre dos crossovers. Mais especificamente, refiro-me ao mais recente anuncio de uma produção crossover entre a Marvel e Attack on Titan.
Como reagiram as duas comunidades perante esta notícia?
Bem, as reações foram múltiplas, isto é certo. Contudo, existem sempre aquelas que predominam e se sobressaem. No lado dos quadradinhos do ocidente, muitos desconheciam a obra oriental, e os que conheciam apesar de gostarem de Attack on Titan, não ficaram muito recetivos perante a novidade. Pelos lados orientais, a notícia foi recebida com o mesmo nível de reticência, o que nos leva à questão principal.
Se o grande nicho não aprecia este tipo de produções, por muito que adore os dois tipos de entretenimento, porque razão se realizam?
A Marvel atravessou recentemente um período menos bom no que diz respeito a aspetos monetários. Após algum tempo a atravessar esta fase, a casa foi comprada pela grande Disney, o que a deixou um pouco mais estável neste ramo.
De forma a alargar um pouco mais o seu território, provavelmente decidiu criar um associação com uma das obras mais poderosas do outro lado do globo. Este tipo de jogadas ajudam sempre a potenciar e alargar os horizontes, aumentando de forma fácil, o público e visibilidade para outras obras. Porque apesar de algo assim ter a possibilidade forte de se tornar algo mau, não implica que isto não seja uma porta de entrada para outras obras de qualidade, que foram produzidas pela grande Marvel.
Enquanto que, Attack on Titan não necessita realmente desta parceria para aumentar a popularidade ou renascer das cinzas, será indubitavelmente algo bom para esta obra, pelo menos para se enraizar um pouco mais pelos lados ocidentais do globo.
Resumindo e concluindo
Esta não é uma obra feita realmente a pensar nos fãs. Os universos não encaixam, logo a narrativa nunca poderá ser muito aprofundada ou trabalhada. Como é observável por tudo que já foi dito, não é aconselhável esperar algo com muita qualidade desta pareceria, pois esta não será realmente criada para nos agradar enquanto fãs, mas sim para as empresas enquanto entidades crescerem através de um acordo, que vai agradar maioritariamente a um nicho pequeno de “fanboys”.
Portanto, positivo ou negativo? Será positivo para uns e negativo para outros. Ainda assim, será que vale a pena ver? Se fores fã dos dois mundos, porque não dar mais uma oportunidade? Pode ser que nos deixem surpreendidos, pois isto tudo não passa de especulações criadas com base nas más experiências passadas!