“The Kagerou Project” teve como objetivo a criação de um conjunto de vídeos musicais, da autoria de Shizen no Teki-P, comummente chamado de Jin. A série é composta por quatro novels e uma adaptação de manga, que tem como objectivo a compilação de todas as músicas.
A problemática desta produção está nos vídeos musicais, visto que esses são na realidade a história. Confusos? As músicas vocaloid, protagonizadas pela famosa Hatsune Miku e pela IA, têm como plano de fundo uma sucessão de imagens que em concordância com a letra criam um complexo enredo à volta de um vasto leque de personagens.
O nome do anime é Mekakucity Days, bem diferente do nome original do projecto. A mudança de denominação advém do facto desse ser o verdadeiro nome do álbum. O “The Kagerou Project” seria, então, um nome provisório, contudo a popularidade crescente impediu a posterior mudança.
Mekakucity Actors | Sinopse
Os acontecimentos remontam ao dia 15 de agosto, com especial destaque na tragédia decorrente há 20 anos, nesse mesmo dia.
A história de Mekakucity Actors começa com Shintaro Kisaragi, de 18 anos, que desde há dois anos para cá se recusa a sair do seu apartamento, tendo como companhia o seu computador e, mais recentemente, a sua cyber amiga Ene, hospedada no seu computador. Uma confusão com consequências catastróficas para o protagonista (teclado avariado por queda de líquido sobre este), obriga-o a sair da sua zona de conforto e a dirigir-se pessoalmente à loja multimédia.
Já no shopping, Shintaro é vítima de um atentado terrorista, tornando-se refém de um grupo de mascarados sinistros. Enquanto as negociações se processam, este entra em contacto com dois estranhos rapazes, demasiado relaxados e até divertidos perante a situação em que se encontram.
O nosso protagonista, desafiado a resolver o assalto, proclama uma taxa de 100% de sucesso caso as suas exigências sejam suprimidas (distração dos assaltantes e imobilização dos mesmos). Kano e Seto decidem ajudá-lo na demanda. Os dois jovens com misteriosos poderes oculares conseguem parar o assalto de forma completamente imprevisível e inexplicável.
A dúvida surge nesse momento, que poderes são esses? Quem são as restantes personagens que apareceram parcialmente a ajudar na concretização dos planos? Do que se trata a mudança de cor dos olhos?
A confusão é instalada no público, e mesmo o mais atento sente-se perdido e transtornado pela força dos enigmáticos acontecimentos. Nada é o que parece, as cenas surgem no ecrã muitas vezes sem conexão aparente ou significado. Personagens sem apresentação prévia marcam a obra do início ao fim.
A base do enredo é explicada ao longo dos videoclips produzidos por Jin. A necessidade de os visualizar é inerente após visualização do primeiro episódio. Torna-se impossível de perceber a obra com a mera observação da animação televisiva, sendo portanto imposta uma anterior visualização dos vídeos originais e de preferência pela ordem correta, correndo-se o risco de não entendermos todas as personagens, interações, cruzamentos temporais e mesmo algumas ações, tamanha a complexidade e extensão de todo este enredo.
The Kagerou Project | Ordem de Visualização
O desfasamento temporal é algo caraterístico da narrativa. De certa forma, poderemos afirmar que é um dos pontos fortes desta produção de sucesso: a capacidade de relacionar o presente com os acontecimentos do passado. Muitos acreditam que tal caraterística somente acentua a emoção e sentimentos transmitidos no pequeno ecrã pelos pequenos vídeos de pouco mais de quatro minutos cada.
O ptAnime tomou a liberdade de ordenar os vídeos que o autor publicou pela ordem que o mesmo sugere que sejam visualizados. Segue-se então a respetiva constituição de “The Kagerou Porject” e consequente ordenação:
1. Hatsune Miku – Artificial Enemy
2. Hatsune Miku – Mekakushi Code
3. Miku – Kagerou Daze / Heat-Haze Daze
4. IA – Headphone Actor
5. IA – Imagination Forest
6. Hatsune Miku & IA – Konoha’s State of the World
7. IA – Kisaragi Attention
8. IA – Transparent Answer
9. IA-Children Record
10. IA – Ene’s Cyber Journey
11. IA – Dead and seek
12. IA – Shinigami Record
13. IA – Gunjō Rain
14. IA – Yobanashi Deceive
15. IA – Lost Time Memory
16. IA – Ayano’s Happiness Theory
17. IA – Sunset Yesterday
18. IA – Shounen Brave
19. IA – Outer Science
20. IA – Mary’s Fictional World
21. IA – Summer Time Record
The Kagerou Project e a ligação com Vocaloid
O género crossfade (estilo musical caraterístico do género em que há uma produção baseada na mistura musical processada em computador) típico do estilo Vocaloid preenche os famosos vídeos. Projeto dirigido pelo escritor e compositor Vocaloid, Jin (Shizen no Teki-P) tem como objetivo animar os habituais videoclips musicais com um enredo complexo e continuo que será preenchido à medida que as referidas músicas são lançadas para o mercado. A história gira em torno de um grupo de adolescentes, auto-intitulados de Mekakushi Dan, que possuem habilidades oculares desconhecidas.
Desde a partilha do primeiro vídeo, no website Niconico, com o nome “Kagerou Daze”, Jin conseguiu atingir o topo de popularidade, tanto no mundo Vocaloid como na lista dos vídeos mais vistos de sempre, chegando algumas músicas a ultrapassar os 3 milhões de visitantes.
De entre os inúmeros intérpretes Vocaloid, dois deles são usados como principais vocalistas da história: IA e a famosa Hatsune Miku, que sozinhas ou em dueto narram a dramática história por trás da criação do misterioso grupo.
A Reação da Comunidade Artística
O furor atingiu as redes sociais. O nome Mekakucity Actors deixou de passar despercebido pela comunidade artística e não só! Com um forte character design, criado por uma vasta e especializada equipa, começou desde logo a marcar tendências. Todos queriam criar a sua própria Ene, criar histórias paralelas com as personagens, ou mesmo propor outras resoluções ou justificar determinadas incógnitas. Tudo servia para criarem o seu próprio mundo dentro do universo “The Kagerou Project“.
O mundo não pára! Produções deste calibre provocaram uma febre necessária para as sucessivas produções que nos maravilham quer no deviantART, quer no Tumblr. Espera-se que a loucura continue e, quiçá, se intensifique com o desenrolar do anime. Com as mais altas classificações nas restantes adaptações, nada menos é esperado desta poderosa e já controversa criação de nome “Mekakucity Actors”.
Deixamos agora algumas ilustrações criadas por artistas portugueses, mais especificamente o nosso querido, Kiramekirai.
Já temos análise feita!
Análises
Mekakucity Actors
Também conhecida por 'The Kagerou Project', eis uma obra que promete dar muito que falar nos próximos tempos.
Os Pros
- Banda Sonora.
Os Contras
- Enredo confuso.