Moche XL Games World 2019 – Reportagem

por Xpop

Novembro foi um mês bastante aguardado pelos amantes dos videojogos pois para além dos grandes lançamentos da Nintendo e PlayStation tivemos também a primeira edição do Moche XL Games World, uma nova experiência repleta de videojogos, tecnologia e entretenimento, no Altice Arena em Lisboa, nos dias de 14 a 17 de novembro.

Esta edição teve 4 dias de diversas atividades, convívio, competição e experiências únicas para todos os visitantes desfrutarem do melhor que há no mundo dos videojogos.

 

Moche XL Games World 2019 – Reportagem

Recinto Principal

Mesmo tendo sido a primeira edição, o evento estreou-se em grande no gigantesco Altice Arena. E há que admitir, para um evento deste género, foi uma escolha fantástica. Simplesmente, o espaço não era só bom, mas como também foi muito bem aproveitado.

Com tantas entidades a participar do evento e com cada uma delas a disponibilizar vários tipos de conteúdo, seria de esperar uma verdadeira confusão. Mas ao contrário do esperado, fomos surpreendidos com um recinto espaçoso, de fácil locomoção e bem organizado. Onde, a cada entidade, foi concedida uma certa zona onde cada um se organizou da sua forma e criou uma zona compacta e cativante.

 

Moche XL Games World 2019 - Reportagem - Globaldata

 

Mas exatamente o que havia no evento para experimentar? Bem, podemos dizer que havia um pouco de tudo para diferentes tipos de jogadores! Tínhamos a presença de grandes entidades como a Nintendo e PlayStation (que iremos falar mais especificamente) com os seus títulos, consolas e periféricos mais recentes, torneios de FIFA 20 e CS:GO para fãs de esports, um salão de jogos retro para os entusiastas dos clássicos, vários espaços de VR e AR e entre muito mais.

 

Moche XL Games World 2019 - Competições Fifa

 

Em especial, uma das zonas que mais nos surpreendeu pela positiva foi a da IndieX, dedicada exclusivamente a jogos indie, onde era possível experimentar vários títulos nacionais e internacionais, podendo mesmo até interagir com alguns dos desenvolvedores dos jogos expostos. Uma zona espetacular e com grande presença no evento para dar a conhecer esta indústria em crescimento.

 

Moche XL Games World 2019 - Videojogos e muito mais

 

PlayStation

E de forma a dar continuidade ao ponto anterior, acho essencial falarmos da PlayStation e da sua esmagadora presença no Moche XL Games World. Em qualquer imagem ou mesmo ao vivo facilmente se notava que a PlayStation possuía o maior espaço de todos e por alguma boa razão o foi.

Cada vez mais a PlayStation tem apostado forte no seu line-up de jogos para apresentar ao público, e neste evento não foi diferente, com a presença de diversos exclusivos desta geração como God of War, Horizon Zero Dawn, Days Gone, SpiderMan, Medievil, Concrete Genie e muitos mais.

 

 

Mas o que realmente surpreendeu foi a presença de 3 títulos ainda por estrear, jogos como Nioh 2, um jogo estilo Dark Souls no Japão feudal e com folclore japonês à mistura; Predator Hunting Grounds, um jogo multiplayer baseado na famosa franquia de filmes Predator; e Marvel’s Iron Man VR, uma emocionante experiência VR na pele do famoso super herói Iron Man. Sinceramente, esta foi das melhores apostas que Playstation trouxe e esperemos que esta seja algo mais frequente em eventos futuros!

 

Moche XL Games World 2019 - Nioh 2

 

E não só jogos foram o grande destaque deste stand, também pela primeira vez tivemos o Modo PlayStation ao vivo! Para quem não conhece este é um novo programa da PlayStation Portugal, disponível no seu canal de Youtube, onde é-nos trazido todas as novidades do mundo PlayStation. E como tal, novidades e atividades não faltaram! Sempre que visitávamos o palco algo estava a decorrer, desde torneios a quizzes ou até entrevistas, como no caso do dia que fomos, tivemos a possibilidade de assistir à entrevista com Pêpê Rapazote a dar a sua opinião sobre Death Stranding e a contar um pouco de como foi dar a voz ao protagonista, Sam Porter Bridges.

 

Pêpê Rapazote - Death Stranding e Sam Porter Bridges

 

Portanto, podemos dizer que no stand da PlayStation muita animação e conteúdo não faltou tornando assim o espaço sempre muito cativante e interessante de o ir visitando várias vezes ao longo do dia!

 

Nintendo

Com grandes lançamentos marcados para este mês, a Nintendo foi um pouco mais subtil na sua presença ao apostar mais na presença de jogos que foram lançados este ano para a Nintendo Switch que foram tema de conversa no seu lançamento.

Para além dos jogos já esperados como Super Smash Bros. Ultimate e Mario Odyssey, a Nintendo também dispôs para o público experimentar pela primeira vez jogos como Luigi’s Mansion 3, Ring Fit Adventure, a nova Nintendo Switch Lite e o lançamento da semana que foi Pokémon Sword & Shield.

 

Espaço Nintendo - Lançamentos em evento em Portugal

 

Outro grande evento organizado pela Nintendo foi a qualificatória portuguesa para o Super Smash Bros. Ultimate European Team Cup 2019-2020, no qual as melhores equipas competiram entre si para disputar o direito de representar Portugal neste prestigiado torneio.

Podemos dizer que a presença da Nintendo foi bastante humilde o que é uma pena tendo em conta os lançamentos que iremos ter no próximo ano mas ainda assim conseguimos passar uns bons momentos de diversão.

 

Super Smash Bros. Ultimate European Team Cup 2019-2020

 

Moche XL Games World 2019 | RetroSpace / Salão de Jogos

Os salões de arcade foram uma parte fulcral da indústria dos videojogos e para os visitantes do Moche XL Games World foi disponibilizado esse tipo de experiência com as áreas RetroSpace e o Salão de Jogos.

Neste espaço tivemos a oportunidade de experienciar o ambiente genuíno de um salão de arcade através das várias máquinas de jogos disponibilizadas e da música dos anos 80 e 90 constantemente a tocar.

 

Espaço Arcade - Evento Altice Arena 2019

 

Ficamos bastante surpresos com alguns dos jogos expostos que incluem títulos conhecidos para o público como Strider, Street Fighter, Time Crisis II e Pac-Man, e alguns jogos que nunca esperaríamos ver como Aliens Extermination e JoJo’s Bizarre Adventure.

Desde máquinas pinball, hóquei de mesa, jogos de tiros, corrida ou algumas das consolas mais conhecidas da indústria, o RetroSpace foi um espaço muito bem construído que capturou a nostalgia dos velhos tempos e mostrou às novas gerações como os adultos se divertiam.

 

Arcade em Força em evento de Videojogos

 

Veredito final

E assim foi a primeira edição do Moche XL Games World! Cheio de atividades, torneios e especialmente, como é óbvio, muitos videojogos! Para qualquer apaixonado pela indústria ou apenas para aqueles que desfrutam de chegar a casa e jogar casualmente, este evento foi ideal para qualquer tipo de jogador. Até mesmo para quem não seja grande fã de jogos, pode apreciar o evento e ficar fascinado como esta indústria tem evoluído e como está cada vez mais em crescimento.

No fundo o Moche XL Games World 2019 foi uma espécie de celebração com muitas outras pessoas sobre uma paixão que todos partilhamos, os videojogos! Esperemos que este não seja a única edição e que para o ano haja mais uma, melhor e ainda maior!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.