Anteriormente, havíamos reportado que a MONSTRA, festival nacional que promove o melhor do cinema de animação mundial, regressaria em 2023, escolhendo o Japão como país homenageado (em todas as edições é escolhido um país de destaque).
Hoje, anunciamos que esta edição decorrerá entre 15 a 26 de Março: 12 dias ao longo dos quais todos os visitantes poderão contar com uma programação arrebatadora!
Esta inclui grandes escolhas do catálogo de ilustres realizadores e artistas, e, claro, conta com estreias, clássicos, retrospetivas e convidados que não vão querer perder.
MONSTRA 2023 – Festival de Animação já tem Data!
O evento confirmou também que, nesta edição, teremos uma “representação nacional nunca antes vista” que marcará a programação e quebrará todos os recordes das várias competições anteriores.
Tudo isto no ano em que se comemora o centenário do cinema animado em Portugal, prova que “a MONSTRA continua a sublinhar a história, a celebrar o presente e a fomentar o futuro da produção portuguesa”.
Se tiverem interessados em participar na competição, com o vosso filme, têm até 8 de Janeiro para se inscreverem para o Prémio SPA / Vasco Granja. Poderão saber mais na página de inscrição do evento, AQUI!
Além do Cinema São Jorge, o fiel anfitrião da MONSTRA, o festival alarga-se aos parceiros habituais, como o Museu da Marioneta, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a Sociedade Nacional de Belas Artes, e, pela primeira vez em 15 anos, ao Museu do Oriente.
Como é habitual, aí será exibido um conjunto de poderosas exposições e sessões especiais, sem esquecer as masterclasses e os workshops prontos para enriquecer os fãs do cinema de animação e curiosos.
Há muitas novidades e surpresas vindas de todos os cantos do globo por revelar nesta que é uma das mais antecipadas edições do maior ponto de encontro da animação na capital portuguesa.
Recordamos que a edição anterior, a MONSTRA 2022, decorreu do dia 16 ao dia 27 de Março 2022. O país homenageado foi a Bulgária e a grande cultura do leste europeu.
Artigos Relacionados:
Fonte: MONSTRA Press