Oi, oi! Tudo bem contigo? Hoje venho partilhar as minhas primeiras impressões de Munou na Nana depois de ver quatro episódios. Pelo título já deves ter percebido que estou a adorar, e não podias estar mais correto.
NOTA: é impossível dizer o que seja sobre este Anime sem spoilar o primeiro episódio. Recomendo vivamente a veres o primeiro episódio antes de ler este artigo. O Anime é ótimo, estou a adorar. É um dos meus favoritos da temporada – pronto, tens aí o que precisas de saber, se gostas de terror psicológico recomendo vivamente.
Ok, agora que já viste o primeiro episódio (ou decidiste não ligar ao meu aviso), vamos lá à premissa de Munou na Nana.
Munou na Nana é um Anime de terror psicológico que acontece num mundo parecido com o nosso. A diferença é que existem pessoas com superpoderes, mas não da forma que estás a pensar. Não é tipo Batman ou homem aranha. Nada disso! Se tivesse que adivinhar diria algo do género: My Hero Academy went wrong. Basicamente todos as pessoas com superpoderes são obrigadas a ir para uma escola especial, localizada numa ilha, onde aprendem tudo sobre os inimigos da humanidade (é o nome que dão aos supostos monstros). No entanto, a verdade é bem mais obscura – não existem monstros nenhuns e a única razão pela qual estão ali é para serem mortos.
Vê aqui todas as opiniões semanais de Munou na Nana
Escrita Extremamente Inteligente
Este é o ponto positivo principal da história! O Anime segue a única personagem ‘normal’ da escola, cujo objetivo é matar todos os colegas. Como deves calcular, matar alguém com superpoderes quando és um comum mortal não é coisa fácil. Desta forma, Nana tem que encontrar estratagemas para matar cada um dos seus colegas. E que estratagemas! É claro que a personagem só se consegue safar porque quem escreveu já sabia a resposta final. Mas a forma como o escritor encontra coisas que fazem tanto sentido é que é surpreendente.
O ‘poder’ que Nana diz ter é conseguir ouvir mentes. Isto só é plausível porque a personagem é extremamente perspicaz. Eis um exemplo – Nana consegue entender que duas pessoas são um casal porque estas têm os ombros opostos molhados. Isto é, como são namorados vieram juntos a partilhar um chapéu de chuva, o que fez com que cada um ficasse molhado só num lado do corpo. Digam lá que isto não é genial? Nunca tal me teria vindo à cabeça.
As próprias mortes são conseguidas de uma forma inteligente e meticulosa. No entanto, não me vou alongar nesta parte para não spoilar.
Uma Versão Mais Soft do L e Kira
Não sei se partilham desta opinião, mas a parte que mais gostei de Death Note foi a luta constante entre o Kira e o L em que estavam sempre a tentar estar um passo à frente do outro. Aqui temos algo bastante semelhante entre as personagens principais – Nana cujo objetivo é matar toda a gente sem ser apanhada e Kyouya que está a tentar descobrir quem é o assassino e toda a verdade em relação aquela escola.
Não me interpretem mal, as interações não são tão boas como Death Note (nem o Anime é tão inteligente). Por alguma razão Death Note é considerado o melhor Anime de todo o sempre pela maior parte da comunidade. No entanto, Munou na Nana ainda é interessante o suficiente para se ver e pensar que valeu a pena o tempo despendido.
Outra coisa que estou a adorar no Anime é ver a dupla personalidade de Nana. Como estamos a seguir a vilã da história, temos possibilidade de ver o que se passa na cabeça dela que normalmente é completamente contrário à forma como ela está a interagir com os outros.
Em suma, se gostas de terror/psicológico, recomendo vivamente a veres Munou na Nana. Não me vou alongar muito mais porque é mesmo daqueles Animes que se spoilar a mínima coisa tira a diversão. E tu? Estás a seguir Munou na Nana? O que está a achar até agora? Diz-me tudo nos comentários
Análises
Munou na Nana
Munou na Nana é um Anime de terror psicológico que acontece num mundo parecido com o nosso. A diferença é que existem pessoas com superpoderes, mas não da forma que estás a pensar... Se gostas de terror/psicológico, recomendo vivamente a veres Munou na Nana!
Os Pros
- Escrita inteligente
- Conceito interessante
- Nana é uma boa protagonista
Os Contras
- Não é tão bom como outros do mesmo género