Já nos encontrávamos consciencializados que o comportamento de Nami, perante as ações de Sanji, seria um fator determinante na qualidade do desenvolvimento narrativo de One Piece. Porém existiram outros fatores, que quando conectados, dão origem a distintas interpretações por parte dos leitores.
Tendo isto em conta, porque razão Nami não entendeu ou tentou deduzir a situação de Sanji? Sendo ela alguém que já passou pelo mesmo, não deveria ter percebido rapidamente a intenção dele? Será isto esquecimento por parte de Oda, um possível erro de escrita, ou até uma intenção narrativa que será revelada no futuro?
Nesta imagem podemos rever as situações nas quais existe um grau elevado de semelhança. Agarrando a mais recente, e a menos semelhante ao caso do Sanji, temos a da Robin. Esta foi claramente a mais amena no diálogo, não atacou o grupo diretamente, e todo distanciamento é realizado com razões de proteção, colocando sempre a culpa nela e não neles. Portanto, considero que a podemos deixar de lado. No entanto, a da Nami, é aquela que se revela mais importante quando comparada à de Sanji, por ser extremamente idêntica, e claro, porque a reação dela (no Capítulo 844) é a que mais diverge da personalidade original.
Começando sem pensar muito sobre o assunto, poderia argumentar que Oda não se lembrou que ela já tinha feito algo do género aos Mugiwara. Porém este argumento é facilmente refutado quando ele, há pouco tempo, em Fisherman Island, nos mostrou que a situação em Arlong Park foi extremamente relevante. Logo não me parece uma hipótese a ter em conta, deixando-nos apenas com a dicotomia: Erro versus Intenção.
Quando Nami se viu obrigada a interpretar a má da fita, tinha Arlong a ameaçar a vida de toda a Cocoyasi Village. O mesmo acontece com Sanji, de uma forma bem mais agressiva, com a ameaça ao Baratie (Zeff), a Momoiro Island (Ivankov) e por último mas não menos importante: às próprias mãos. O peso das ameaças realizadas a estas duas personagens difere o suficiente para que, na minha opinião, as ações justifiquem níveis de agressividade diferentes.
E é precisamente no grau de agressividade que vemos Nami a afirmar que Sanji está a passar a linha do aceitável. Logo é possível que se tenha identificado com as ações dele, por este se encontrar numa posição familiar. Ele, ao contrário dela, foi agressivo tanto de um modo verbal como de um modo físico e, provavelmente isso, para ela, foi passar a linha. A digestão emocional poderá estar a impedi-la de pensar que se Sanji teve este comportamento, então poderá ter razões bem mais fortes que as dela. O que acaba por ser completamente verdade.
Toda a manifestação física de Sanji tem as bases já referidas (ameaças). Mas, além disto, ele tem outro fator que a Nami não teve. Algumas perspectivas poderão argumentar que não havia necessidade de Sanji ter sido tão agressivo com Luffy, que existiam outras formas e talvez mais inteligentes de agir neste momento. Porém, tenho que discordar. Acredito que só tinha essa hipótese. Sanji ofereceu-se para tratar do assunto, e sendo o descendente dos Vinsmokes, e para se afirmar, tem que agir como um.
Esta família vive da Guerra, é natural que as manifestações físicas sejam o mais importante para enviar uma mensagem. Podemos ver os irmãos dele a rirem-se de toda a situação, mas Judge é sempre mostrado com olhar de desconfiança. Só depois de Sanji mostrar uma agressividade incomum e de ver Nami a tratá-lo como um ex-membro (através do estalo) é que Judge disse: “finalmente decidiste cortar os teus laços” – só assim foi possível para Sanji convencer Judge da situação.
Com esta base abre-se uma janela mais orgânica para Nami, dentro da veia intencional narrativa. E se Nami realmente pensou que ele tinha passado a linha mas, pelo meio, lá entendeu as suas ações? E se ela percebeu que precisava de convencer os Vinsmokes de que Sanji tinha começado a aceitar a sua nova situação? Aqui entra o valor daquele estalo e da forma como o tratou. A verbalização formal criou o distanciamento e frieza necessários para acompanhar a execução física deste “plano”.
De qualquer dos modos não nos foi dada nenhuma confirmação no último capítulo (número 845) em torno deste nevoeiro duvidoso.
Portanto, estaremos nós perante um esgotamento de ideias de Oda relativamente à estrutura usada em Sanji? De um esquecimento perante Nami? Ou haverá aqui algo mais profundo, relativamente a estas duas personagens, que não tenha sido transmitido com a clareza necessária?
Capítulos Relevantes:
Tens sugestões deste ou de outro género que gostavas de ver no site? Envia-as para: [email protected]
Para mais novidades, segue-nos na nossa página do Facebook!
[efb_likebox fanpage_url=”ptanime” box_width=”400″ box_height=”300″ locale=”pt_PT” responsive=”1″ show_faces=”1″ show_stream=”0″ hide_cover=”0″ small_header=”0″ hide_cta=”0″ ]