The Brilliant Military Advisor of the Hidden Leaf
Neste episódio de Naruto Shippuden, a 4ª Grande Guerra fez uma pausa na ação para dar lugar a um outro plano, o da estratégia. Em destaque esteve Shikaku Nara, que não se intimidou por estar rodeado de Kages e decidiu apresentar-lhes a sua linha de pensamento relativa aos futuros acontecimentos na Guerra.
Galeria de Imagens: Naruto Shippuden Episódio 267
A exemplo do que têm sido os últimos capítulos de Naruto Shippuden, também neste o Edo Tensei não passou despercebido. Logo no início do episódio, tivemos o “acordar” de três Kages por parte de um outro, o Segundo Tsuchikage. O antecessor de Ohnoki (atual Tsuchikage) tem a particularidade de ocultar a sua presença do “radar” de qualquer ninja, daí Kabuto o ter escolhido para acordar os Kages. Foram eles: o Terceiro Raikage, o Segundo Mizukage e o Quarto Kazekage.
Como disse na introdução, não tivemos ação, de maneira que este quarteto esteve quietinho durante os 20 minutos do episódio. No entanto, não escaparam ao Olho de Areia (Daisan no Me) de Gaara, que através deste jutsu peculiar assistiu a tudo o que se passou naquela reunião de antigos inimigos. Só mesmo no final do capítulo é que o pai de Gaara, Quarto Kazekage, se apercebeu que estava a ser observado pelo filho.
Olhando agora para o título, e associando-o às minhas primeiras palavras neste artigo, é fácil de se perceber que este refere-se a Shikaku. Com o quartel general das Allied Shinobi Forces a ser notificado de tudo o que se está a passar nos vários pontos da Guerra, incluindo a reanimação dos Kages e de outros ninjas que irei mencionar mais à frente, o pai de Shikamaru não se inibiu por estar rodeado de líderes e apresentou-lhes a sua estratégia de Guerra deixando-os a todos impressionados, principalmente o Raikage.
Sem dúvida que este foi o ponto alto do episódio. Brilhante! E se aqui estou a elogiar Shikaku pela sua prestação, tenho consciência que no fundo estou é a enaltecer Kishimoto, algo que sem dúvida é merecido.
Se não me falha a memória, este foi um dos raros momentos em que tivemos Shikaku em foco na série. Ainda bem que assim foi! Afinal, o pai de Shikamaru é daquelas personagens que aparenta ter algo mais para dar à história do que curtas aparições de longe a longe. Veremos como vai ser daqui para a frente.
Uma outra nota positiva vai para a animação que acompanha a explicação de Shikaku. Parecendo que não, ajudou a tornar a cena bastante mais apelativa, particularmente para aqueles que não dão muito valor à parte do planeamento e da estratégia. Os meus parabéns à realização por este aspeto.
Antes de partir para a conclusão do aritgo, quero destacar os restantes dois elementos do trio Ino-Shika-Cho original. Inoichi pela transmissão dos planos estabelecidos no quartel general para os vários Batalhões das Allied Shinobi Forces, e Chouza pela confiança que tem no desempenho dos seus dois grandes amigos, para que em pleno campo de batalha tudo se torne mais fácil para ele e respetivos aliados. Ao pertencer ao Batalhão de Darui, o pai de Choji vai ter pela frente um largo grupo de Zetsus brancos e poderosos ninjas reanimados como é o caso de Kakuzu, Dan, Asuma e Hizashi Hyuga.
Em jeito de conclusão, não me parece descabido dizer que este episódio, mais do que um instrumento que nos ajudou a perceber os planos das Allied Shinobi Forces, serviu para demonstrar (mais uma vez) que esta série de nome “Naruto Shippuden” tem grande qualidade em todos os parâmetros que constituem a avaliação de uma história/produção e não apenas no campo da ação.
Segundo o preview do número 268, as batalhas estarão de volta já no próximo capítulo. Será que, pouco depois de termos visto Ohnoki abandonar o quartel general, já vamos ter um duelo entre Tsuchikages?