Naruto Storm 4 | Análise PlayStation 4

por Pedro Costa
Naruto Storm 4 | Análise
O final de Naruto chegou, despedaçou corações, empalideceu almas e cultivou lágrimas por ver aquele velho amigo partir... Mas, com o anime ainda em transmissão, filmes a sair e spinoffs do manga original, o sentimento de abandono de uma das mais marcantes obras da última década, foi adiado! Não que…

Naruto Storm 4

Jogabilidade - 6.5
Estética - 8.5
Som - 8

7.7

Bom

Pontos Fracos: AI pouco refinado e bipolar. Modo História com transições repetitivas e aborrecidas.

Pontos Fortes: Estética, Som, Ação Incrível e "Nostalgicamente Divertido"

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 2.55 ( 1 votos)
8

O final de Naruto chegou, despedaçou corações, empalideceu almas e cultivou lágrimas por ver aquele velho amigo partir… Mas, com o anime ainda em transmissão, filmes a sair e spinoffs do manga original, o sentimento de abandono de uma das mais marcantes obras da última década, foi adiado!

Não que o jogo traga esse “ponto final” mas sentir e tomar consciência que este é o último jogo da saga Storm e que pode ser o definitivo jogo de Naruto, causa um misto de estranheza e dor antecipada… é o adeus ao “veículo” que mais controlo nos deu sobre as personagens de Naruto e o seu destino em combates por nós sonhados!

Sem mais demoras…START THE GAME! Dattebayo~

 

 

Naruto Storm 4 | Jogabilidade:

Seguindo a expressão “no que está bem, não se mexe”, a jogabilidade em Naruto Storm 4 mantém o DNA refinado ao longo dos vários jogos da série Storm. Com excepção das novas funcionalidades, que vou esmiuçar de seguida, qualquer fã que tenha experimentado um dos jogos da série, pode pegar no comando e sentir-se imediatamente “em casa”.

 

Naruto Storm 4 Hashirama Madara

 

Este sentimento que à partida nos devia simplesmente empolgar, tal a vontade de controlar com saudosismo as nossas personagens favoritas, tem um lado mais débil que habita no facto de o AI do jogo não ter sofrido um upgrade significativo.

Esta “mancha” faz com que os embates sejam extremamente previsíveis: encadeamento de combo com 20 hits intercalado com substitution justu para evitar a perturbação da barragem de golpes ou, encadeamento sucessivo de mini-combos com jutsus variados finalizando a batalha com o ultimate jutsu (com o regressado secret factor). Idealmente para um combate estimulante aconselho um severo handicap: do género, escolher alguém claramente inferior, teoricamente, contra uma das divindades do jogo, como Naruto ou Sasuke.

 

Naruto Storm 4 Jiraya Pain 1

 

O que complica é a falta de resposta do AI, que opta 90% das vezes por recuar e atirar projécteis à distância, tornando grande parte do combate numa perseguição de gato e rato ou, torna o combate extremamente injusto e chato quando em determinados stages, o poder do AI é elevado e cada projéctil provoca muito mais dano que o normal.

Ainda assim, enquanto jogador e fã, grande parte destes tropeções é abafado com a ação estonteante e fluída que o jogo transmite e na qual nós temos um input directo. Ainda não perdeu qualquer impacto realizar o Hiraishin no Jutsu do Minato Namizake em top speed contra um adversário igualmente rápido e ver como é possível construir Naruto com as nossas próprias mãos!

 

Naruto Storm 4 | Um bocadinho de gameplay ptAnime:

 

Vamos agora às coisas realmente boas da jogabilidade:

  • Wall Running  – Embora esta funcionalidade não seja uma completa novidade, o novo jogo permite agora uma transição mais fluída entre parede e solo, o que possibilita a um dos jogadores estar na parede e o outro estar no solo e trocarem jutsus entre si!

 

  • Leader Swap – Esta para mim é ultra cool! Quantas vezes eu preferi recorrer a single battle em vez de team battle, por achar que os elementos a mais atrapalhavam mais do que contribuíam. Bem, tudo isso mudou, com a funcionalidade Leader Swap (ou Troca de Líder) as personagens de suporte e a personagem principal, podem trocar de posição o que garante que a luta de equipa é uma verdadeira luta de equipa em que usamos 3 personagens contra 3 (embora a barra de vida seja partilhada pelas personagens de modo a equilibrar a batalha)! Infelizmente, isto implica que as personagens support only, ficam de fora do último jogo da franquia.

 

  • Um excelente e inesperado regresso, foi a possibilidade de escolher, antes da batalha, o jutsu e ultimate jutsu que queremos que a nossa personagem leve para a batalha. O regresso desta escolha abre todo um mundo de alternativas formas de vencer um combate e encontrar novos combos!

 

Story Mode apresenta uma boa variedade no que toca a estilo de batalhas, com algumas novidades interessantes como é o caso das Giant Battles, mas é o Modo que mais perpetua as falhas do AI. Embora saibamos a história de Naruto é interessante vê-la desenvolver-se in game a cada etapa que superamos mas, infelizmente, apresenta demasiadas cutscenes com frames estáticas e voice off em vez de clips de anime ou cutscenes com os próprios modelos do jogo (que acabam por aparecer na fase final do Modo).

 

Naruto Storm 4 | Análise

 

Naruto Storm 4 | Estética e Som:

Visualmente Naruto Storm 4 é, muito provavelmente, o videojogo que mais me estimulou e me fez sonhar desde que joguei o clássico Naruto Ultimate Ninja 2, para a PS2. O cell shading está fantástico e confere a textura ideal às personagens que tanto adoramos.

Este é o elemento que mais beneficiou da transição para a nova geração de consolas e, a Bandai e CyberConnect2 souberam orquestrar a estética do jogo para tirar partido da PS4 (versão do jogo analisada).

Desde os cenários arrasados com jutsus devastadores, grandes espetáculos de luz e mistura de diferentes texturas, ao simples “quebrar” da parede que limita a arena de combate, tudo é executado de forma brilhante fazendo aumentar a imersão no jogo.

O som é fenomenal! Deixo a dica para os idiomas, coloquem o áudio em Japonês com legendas em inglês, é neste formato que jogo mais brilha. Além da atuação vocal, a banda sonora é fresca e vibrante e os efeitos sonoros familiares e bem inseridos deixam-nos um sorriso na cara.

 

Naruto Storm 4 Jiraya Pain 2

 

Naruto Storm 4 | Em Conclusão:

Para terminar a série StormNaruto Ultimate Ninja Storm 4 é de facto o filho prodigioso da série, pegando no melhor dos títulos que passaram e aplicando-os em si, apresentando, ao mesmo tempo, novos elementos que na sua grande maioria trazem ainda mais espetacularidade ao mundo de Naruto no “universo gaming“.

Não existe sem falhas, e as grandes sequências estáticas de frames do anime no Modo História, retiram-nos um pouco da adrenalina do jogo, pois não preenchem nem o seu papel como anime, nem o seu papel como jogo, ficando num limbo cinzento que nos leva a querer saltá-las e passar rapidamente à ação.

Outra falha e talvez a mais triste desilusão é o desequilíbrio da AI, que pode oscilar entre passiva e “cobarde” a difícil e frustrante, bipolaridade acentuada, sobretudo no Modo História.

Apesar disto, os combates são vivos, acelerados e intensos sobretudo em duelo com amigos em que a previsibilidade não é um factor. O jogo cumpre o seu objetivo de acalmar o nosso saudosismo por Naruto, oferencendo ainda uma plataforma de divertimento e adrenalina, proporcionado pelos nossos heróis do mundo de Masashi Kishimoto!

 

Naruto Storm 4 Jiraya Pain 3

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.