Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Análise PSP

por Tiago Gonçalves
Naruto Ultimate Ninja Heroes - Playstation Portable

De volta às análises de videojogos, e deixando de lado a PlayStation 2, desta vez a consola premiada é a PlayStation Portable (aka PSP), com o primeiro título da saga: “Ultimate Ninja Heroes”.

Pelo que podemos verificar, o ninja mais carismático das consolas está mesmo em todo o lado. Esta “caixinha portátil” não podia ser exceção.

Naruto: Ultimate Ninja Heroes” revolucionou, mais uma vez, a jogabilidade de Naruto, pois, deu início a mais uma esplêndida série de videojogos, neste caso para a primeira consola portátil da Sony.

Como habitual nas análises, antes do texto, sugiro um visionamento do trailer para ficarem com as primeiras impressões.

 

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Personagens

Sendo o primeiro jogo da série, o número de personagens é ligeiramente reduzido. Ou seja, podemos contar com as personagens da primeira série de Naruto, com algumas exceções.

Façam combates bombásticos com as equipas de ninjas e com os seus Mestres, enquanto executam um treininho com os Três Ninjas Lendários, ou mesmo com a Akatsuki (neste caso, Itachi e Kisame).

De notar que as personagens estão muito completas e fiéis ao anime. No que toca a ataques e técnicas, para um primeiro jogo, e usando ao máximo os recursos da consola, pode-se dizer que estão fantásticas.

Em “Naruto: Ultimate Ninja Heroes”, construam as vossas equipas de sonho e partam para a luta!

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Jogabilidade

Apesar de conter personagens da primeira série do anime, este jogo tem um estilo muito peculiar. Isto é, não possui um modo de história, cujo objetivo seria reviver os acontecimentos da obra original.

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Hero Mode

“Naruto: Ultimate Ninja Heroes” tem sim o “Hero Mode“. Nele somos convidados a escolher uma equipa constituída por três ninjas e a partir para um conjunto de batalhas. Na equipa, cada ninja possui uma habilidade especial.

Para além disto, existem equipas secretas, desbloqueadas se forem escolhidos os ninjas certos, que contêm habilidades únicas e próprias.

De uma forma simples, este sistema de equipas permite-nos continuar as batalhas, caso um dos ninjas chegue ao “Game Over”. Este modo vai do “Normal” (combates mais fáceis e acessíveis) até ao “Insane” (combates complicados, aconselhados a jogadores com experiência). Para desbloquearem o jogo têm de concluir todas as dificuldades das batalhas.

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Outros Modos de Jogo

O treino é sempre importante. Como tal, antes de partirem para a verdadeira luta, aproveitem o modo de batalha livre para aperfeiçoar técnicas e combos.

De lembrar que é possível evoluir os atributos de cada personagem de acordo com a experiência que vão ganhando e à medida que a vossa qualidade de combate aumenta.

“Naruto: Ultimate Ninja Heroes” oferece uma forma desafiante de avaliarem a vossa experiência: o vosso Rank. Através desta forma, que só termina quando se obtem o Rank de Hokage, poderão avaliar a vossa forma de jogo e as vossas qualidades enquanto jogadores.

De certa forma, esta é uma técnica motivadora, que vos ensina a nunca desistir, tal como o próprio Naruto. Para subirem no Rank, é necessário que concluam o “Mission Mode“, que vos oferece inúmeras missões.

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Extras

Além das batalhas, existem sempre extras que só podem ser desbloqueados, tais como vídeos, cartas e fotos. Estes desbloqueáveis obtêm-se sempre no final de cada modo do “Hero Mode”, onde Pakkun, o cão ninja de Kakashi, vos apresenta três caixas. O vosso objetivo é acertar na caixa que contém algo de útil! Nem sempre acertarão, por isso tenham muita, muita paciência.

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Duelos entre Jogadores

Outro apetrecho fantástico do jogo é o facto de permitir batalhas entre dois jogadores através do Wi-Fi e suportando também o modo de partilha de jogo, exclusivamente fornecido pela PSP.

Os gráficos estão muito evoluídos, a sonoridade e a banda sonora são genuínas, e o motor de jogo é simples e intuitivo. Quase de forma instintiva, o jogador sente-se facilmente integrado neste título.

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto: Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP GameplayNaruto Ultimate Ninja Heroes - PSP

 

Naruto: Ultimate Ninja Heroes – Opinião

Conheci este jogo muito antes de começar a ver o anime e confesso que foi um dos fatores que me levou ao Universo do Anime.

Motor simples, de fácil aprendizagem. Personagens e desafios motivantes. Cenários de luta agradáveis a nível visual. Um estilo de obtenção de extras verdadeiramente implacável, que obriga os jogadores que gostam de desbloquear tudo (como eu) a “perder” horas e horas a repetir o “Hero Mode” e a escolher uma das caixas do Pakkun.

Digo-vos já que fiquei zangado com o Pakkun durante uns tempos, devido ao tempo que me “obrigou” a jogar. Concluindo, “Naruto: Ultimate Ninja Heroes” é um dos videojogos que ficará na minha memória e no meu coração para sempre!

 

Naruto Ultimate Ninja Heroes – Veredicto Final

O primeiro jogo de Naruto para a consola portátil da Sony fez uma belíssima estreia. Gráficos fenomenais, sonoridade apelativa, motor de jogo simples e intuitivo. Mais uma vez, não desiludiu, nem ficou para trás das expectativas, tornando-se um título obrigatório na caixa de relíquias de cada fã.

O ptAnime concede-lhe nota positiva e assinala-o como “compra obrigatória” para todos os jogadores de PSP. Para finalizar, como é habitual, um vídeo de gameplay.

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.