Em 2020 foram mais de 120 milhões os lares que optaram por assistir a pelo menos um anime na Netflix.
O que explica a ascensão repentina na popularidade das produções asiáticas – incluindo o anime – na Netflix?
Kaata Sakamoto, Vice-Presidente de Conteúdos na Netflix Japão, e Michael Smith, Gestor de Produtos, partilharam os detalhes relativos à estratégia particular de distribuição da plataforma de streaming no seminário “Netflix: Da Ásia para o Mundo – Revelando Novas Obras” da TIFFCOM (Festival Internacional de Cinema de Tóquio).
Netflix Explica Fórmula de Sucesso para a Distribuição de Anime e Títulos Asiáticos
De acordo com Sakamoto, as três componentes essenciais da estratégia são o Conteúdo, a Escolha e o Diálogo.
O “Conteúdo” envolve o investimento em equipas de produção que visam criar programação de qualidade. Desde 2015, a Netflix já investiu em mais de 50 títulos japoneses, sendo The Naked Director um exemplo de êxito. Nos últimos anos, a plataforma participou na criação de infraestruturas para produção audiovisual em mais de 100 países e territórios mundialmente; o mais importante é investir em histórias de todos os cantos do mundo, com foco em temáticas universalmente apelativas.
As histórias que se centram num tema universal vão atravessar fronteiras e inspirar pessoas em todo o lado”, afirmou Kaata Sakamoto. “Isto não se aplica apenas a títulos japoneses e sul-coreanos. É por este motivo que a Netflix dá tanto ênfase ao estilo mais autêntico de contar histórias de cada país.
O “Diálogo” dedica-se a encorajar a interação entre os títulos da Netflix e o seu público nas redes sociais. O objetivo é fazer com que se construa uma ponte entre a plataforma e as recomendações baseadas no boca-a-boca que vai levar as pessoas a investirem mais do seu tempo na Netflix. Aliás, a própria Netflix já está desenvolver o seu primeiro site de e-Commerce e jogos para criar uma relação mais sólida e abrangente com os consumidores.
Por último surge a “Escolha”, relativa ao complexo algoritmo de recomendações da plataforma. Michael Smith esclareceu:
Primeiro, os títulos recomendados com base num género ou categoria semelhante ao de algo que o usuário tenha visto anteriormente. Os vídeos e o estilo das miniaturas são personalizadas de acordo com o histórico de cliques do usuário. Um título também pode ser recomendado por encaixar em categorias múltiplas, das quais algumas serão da preferência de um consumidor. Por exemplo, a série live-action de Alice in Borderland surge como recomendação em diversas categorias, como Séries Televisivas Japonesas, Séries Inspiradas em Mangá, Séries de Suspense e Mistério, etc.
De acordo com Smith, há duas grandes vantagens na venda de uma obra ao serviço da Netflix:
- Em primeiro lugar, o algoritmo possibilita a presença em listas de recomendações muito depois da data de lançamento original. (O número de visualizações de Alice in Borderland disparou com o sucesso de Squid Game, pois o algoritmo começou a recomendar a série japonesa ao público do título sul-coreano. Graças a isto, Alice in Borderland regressou ao Top 10 de conteúdos mais vistos em mais de cinquenta países, mais de nove meses após a sua estreia.)
- A segunda vantagem do algoritmo da Netflix é a de conseguir contornar o marketing com base em produtos muito específicos. O serviço não só faz a ligação entre géneros e estilos similares, mas também tem como função a recomendação mais generalizada de títulos e o consequente contacto com segmentos novos do público, o que possibilita descobertas e êxitos repentinos. (Smith realçou que a série sul-coreana Crash Landing on You é um exemplo notório de um programa que chegou ao Japão sem o apoio de campanhas de marketing e atingiu uma enorme popularidade – tão popular, na verdade, que o número de pessoas a acompanhá-la superou o dos espetadores dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.)
Para concluir, Smith mencionou rapidamente o caso do anime, descrevendo-o como “uma grande história de sucesso na Netflix”. Em 2020, mais 120 milhões de lares optaram por ver pelo menos um anime através da Netflix. Dois títulos de destaque foram Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu (Os Gatos Também Choram em Portugal; Amor de Gata no Brasil), que chegou ao Top 10 em mais de trinta países, e Shūmatsu no Valkyrie (Record of Ragnarok), com presença na lista dos dez títulos mais visto em mais de setenta países.
Muitos usuários estão a descobrir o que é o anime através da Netflix.
Fonte: Anime News Network