New Pokémon Snap – Análise ao Jogo

por Xpop
New Pokémon Snap – Análise ao Jogo
New Pokémon Snap
Plataformas Nintendo Switch
Publicadora Nintendo
Desenvolvedora Bandai Namco Studios
Género Aventura
Data de Lançamento 30 de abril de 2021

 

Tal como qualquer outra franquia da Nintendo, Pokémon está repleto de bons jogos spin-off lançados para o mercado com o objetivo de tentar atrair fãs desse género para a série principal ou para tentar criar uma experiência nova e diferente com as personagens que já conhecemos.

Ainda assim existe a possibilidade de um spin-off ser lançado para aproveitar a popularidade inicial de uma franquia. Um dos primeiros, e memoráveis, jogos de Pokémon a ser lançado para a Nintendo 64, Pokémon Snap, é um desses casos.

Pokémon Snap é considerado por muitos um dos melhores jogos de Pokémon de sempre estando do top 10 de muitos jogadores e utilizado até hoje com exemplo para muito jogos que incluem a mecânica de fotografia.

Um jogo deste calibre seria uma adição perfeita para a Nintendo Switch e muita gente esperava um porte para a consola. Mas, o que acabamos por receber, foi possivelmente algo muito melhor e mais divertido. Graças à Nintendo Portugal iremos averiguar se isso é verdade.

Aqui fica a análise de New Pokémon Snap!

 

New Pokémon Snap – Análise ao Jogo

 

Anunciado durante a Pokémon Direct 6.17.20, New Pokémon Snap é um jogo desenvolvido pela Bandai Namco e publicado pela Nintendo e é uma sequela direta do jogo original lançado para a Nintendo 64.

O jogo utiliza as mecânicas do seu antecessor e inclui novo conteúdo como novos cenários, mais Pokémons, novas mecânicas e um sistema de rede social para partilhar as fotos que são tiradas durante o jogo.

 

Um elemento em falta na franquia

New Pokémon Snap – Illumina Pokémon Bayleef

 

Algo que os fãs de Pokémon têm esperado há muito tempo para os jogos futuros da franquia é a oportunidade de ver os Pokémons selvagens a movimentarem-se no cenário livremente tal como é apresentado em Pokémon Let’s Go!.

Isso foi algo muito investido em New Pokémon Snap que coloca o jogador a percorrer ambientes de terra, água, floresta e lava enquanto tenta tirar fotos aos Pokémons que estão presentes.

 

New Pokémon Snap – Habitat de planicie

 

O grafismo é sem dúvida um dos pontos mais fortes do jogo que faz deixar qualquer um boquiaberto com a beleza fenomenal dos ambientes selvagens de Pokémon que conta com mais de 200 Pokémons a representar cada uma das gerações.

Isto deixa o jogador com uma sensação de alegria ao ver estes Pokémons em tamanho real com boas animações a ter inúmeras interações entre si e cria a oportunidade perfeita para tirar fotos bastante fofas e hilárias.

 

A mesma experiência, mas com mais conteúdo

New Pokémon Snap – Jogador com máquina fotográfica

 

Durante a minha análise de Pokémon Let’s Go! Eevee acabei por reparar que o sistema de captura de Pokémons seria uma mecânica ideal para colocar num futuro jogo de Pokémon Snap que fosse lançado para a Switch.

3 anos depois e temos esse jogo na consola e apesar de a mecânica não ser exatamente a mesma que em Let’s Go!, a jogabilidade continua fiel ao do original com o jogador a mover-se num carro e a percorrer um caminho pré-determinado enquanto tira a melhor foto possível aos Pokémons que aparecem no ambiente.

 

New Pokémon Snap – foto de pichu e grookey

 

Para nos ajudar a tirar ótimas fotos podemos recorrer a vários componentes que nos permitem chamar a atenção dos Pokémons e até mesmo fazer com eles se comportem de forma engraçada tais como frutas, esferas Illumina ou até tocar uma música para acordar Pokémons adormecidos.

Algo que os desenvolvedores podiam ter feito com este jogo era descartar o sistema de percurso pré-determinado e deixar o jogador andar pelos ambientes livremente. Pessoalmente não me importo com a jogabilidade atual, pois dá a sensação de estarmos a jogar o original, mas ainda assim deixa-nos a pensar no que poderia ser.

Quanto ao conteúdo disponível para se experimentar, isso acabou por ter um efeito misto. Por um lado, temos várias áreas disponíveis com diferentes níveis e, em alguns casos, variação entre dia e noite, mas ao mesmo tempo temos que repetir os mesmos níveis para desbloquear novas áreas e existem alturas em que não nos é informado como o devemos fazer.

 

O jogo perfeito para as redes sociais

New Pokémon Snap – habitat de água

 

Com a evolução da tecnologia nos dias de hoje, existe um maior consumo de partilha de conteúdo nas redes sociais em especial de fotografias e essa é uma área em que New Pokémon Snap conseguiu criar algo adequado aos dias de hoje.

Apesar de não ter um sistema de partilha direto para as redes sociais, New Pokémon Snap tem um espaço dedicado à edição de fotografias com vários filtros e autocolantes e que podem ser mais tarde partilhadas para mostrar a outros jogadores e eles avaliarem se gostam ou não. E a avaliação dos jogadores acaba por ser muito melhor do que a que o jogo dá.

 

New Pokémon Snap – sistema de pontuação

 

New Pokémon Snap tem um sistema em que no fim de cada exploração nós temos que escolher uma foto de cada Pokémon que fotografamos e deixar o Professor Mirror avaliar. O problema do sistema é que a pontuação consegue ser bastante relativa.

Cada foto recebe uma pontuação tendo em conta a sua composição, a proximidade do Pokémon, se ele está de frente para a câmara ou não e se tem outros Pokémons e existem alturas em tiramos uma foto perfeita, mas que recebe uma pontuação bastante fraca.

O sistema de pontuações acaba por nos deixar a questionar o que está errado na nossa foto, mas existem alturas em que o jogo nos dá conselhos em como melhorar. No fundo, é um elemento que podia ter sido melhorado e que acaba por tirar a motivação, mas ainda sim consegue ser justo para o jogador.

 

Veredito | New Pokémon Snap – Análise ao Jogo

Apesar de as expectativas para New Pokémon Snap não terem sido altas, havia muitos fãs que aguardavam o lançamento deste jogo e pode-se dizer que conseguiu cumprir naquilo que tinha prometido.

Os gráficos e os ambientes são os mais bonitos atualmente na franquia e o sistema de partilha de fotos é a ideia ideal para os dias de hoje, mas a jogabilidade repetitiva pode levar a que o jogador desista de jogar passado algumas horas.

Olhando bem para o que é dado, New Pokémon Snap é uma boa adição para a Nintendo Switch, mesmo com um preço demasiado elevado, que irá deslumbrar todos ao início, mas só alguns ficarão para continuar a fotografá-los todos.

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.