NewKidd e o Desaparecimento de Três Integrantes

por Nayuki
NEWKIDD e o desaparecimento de três integrantes

Este artigo foi feito com a intenção de dar a conhecer a situação dos NewKidd e explicar o “desaparecimento” de três dos integrantes. Demorei vários dias a conseguir reunir estas informações e como devem compreender, não acompanhando o grupo, podem surgir imprecisões.

 

NewKidd e o Desaparecimento de Três Integrantes

 

Os NewKidd são um grupo que deu debut em Abril de 2019 pela empresa J-FLO Entertaintment. O grupo fez vários lançamentos antes da estreia oficial, contudo só teve um comeback. Atualmente, três dos sete integrantes estão inativos das redes sociais e os fãs estão preocupados.

 

O pré-debut e o descaso da empresa


Aparentemente a J-FLO nunca foi uma empresa muito compromissada com o grupo. Existiam problemas deste o pré-debut dos NewKidd. Apesar da line up final ser formada por sete rapazes, antes da estreia oficial foram entrando vários membros.

Por exemplo, em 2017 foi lançado um single pré-estreia chamado Will You Be Ma. Nesta altura apenas quatro integrantes faziam parte do projeto, mas por algum motivo na capa do álbum só apareciam dois (Hansol e Yunmin). No entanto, este foi apenas o primeiro de muitos problemas que estavam por vir.

 

NewKidd Lemme spoil u unit album NewKidd e o desaparecimento de três integrantes

NewKidd e o desaparecimento de três integrantes

 

Mesmo antes do debut, a diferença de tratamento entre os integrantes era notória. Alguns membros têm Instagram pessoal. Já outros, como Jiann – ex-trainee da RBW – tiveram a sua conta apagada quando se juntaram ao projeto da J-FLO Entertainment.

O integrante Seungchan, ainda durante a época pré-estreia, foi deixado de fora de algumas coreografias em espetáculos. Como entrou para o grupo mais tarde, por algum motivo, não participou das performances de músicas que foram lançadas antes do debut (como Will You Be Ma, por exemplo).

 

O debut com Tu Eres


Algum tempo depois da estreia oficial do grupo com Tu eres em Abril de 2019, foi revelado que as condições do dormitório do grupo não eram as melhores. Yunmin e Woochul dividiam a mesma cama. Já Hansol e Seungchan dormiam em colchões no chão. Os fãs começaram a questionar o porquê de alguns membros terem uma cama só para si, e outros não.

 

NewKidd Rooms NewKidd e o Desaparecimento de Três Integrantes

 

Nesta época o grupo também teve problemas com fãs que invadiam o dormitório e, segundo os mesmos, a J-FLO nunca fez nada em relação a este assunto.

Outro problema recorrente era a má distribuição de linhas e screen time nos vídeos do grupo. Se vocês acompanham mais de perto a indústria do K-pop, sabem que existem vários grupos com problemas parecidos. Mas no caso dos NewKidd é simplesmente absurdo.

No MV de Come, o Seungchan aparece durante 0.16 segundos. Sim, leram bem. Em Tu Eres ele tem o incrível screen time de dois segundos. Jiann também não tinha muito mais destaque.

 

 

Até este ponto podemos concluir que a situação do grupo não era a melhor. Desde a questão do dormitório até aos music videos, era óbvio que a empresa não tratava todos os integrantes da mesma maneira.

 

O “desaparecimento” de Hansol, Jiann e Seungchan


No entanto, quando chegamos ao ano de 2020 é que as coisas começam a ficar estranhas. Como já mencionei, os fãs sempre questionaram a empresa sobre o que acontecia e a J-FLO ignorava. Em Fevereiro, Hansol publicou o seguinte nos seus stories:

Isto é frustrante. Obrigado a todos. Desculpem. Boa noite.

 

NewKidd Hansol instastories NewKidd e o Desaparecimento de Três Integrantes

 

Estas publicações aconteceram depois de um mês sem atualizações no seu Instagram pessoal. Na época os fãs até criaram a #WeAreWithHansol, mas ficaram sem respostas mais uma vez.

Por outro lado, Jiann e Seungchan também não apareciam nas redes sociais do grupo. A última selfie de Seungchan remonta a Dezembro do ano passado. Além disso, o grupo costuma fazer lives no VLIVE e Jiann, Seungchan e Hansol não participam nessas transmissões desde Janeiro.

Os integrantes Hwi e Jinkwon também ficaram inativos durante um tempo. Ao longo de um mês, apenas Woochul e Yunmin publicavam covers, fotografias e faziam lives. Contudo, Hwi e Jinkwon rapidamente voltaram a aparecer nas redes sociais. Desde então, NewKidd parece ser um grupo formado apenas por quatro integrantes.

 

J-FLO diz que três membros foram hospitalizados


O canal do Youtube do grupo é bastante ativo. Os meninos fazem covers, vlogs e alguns desafios. Mas Jiann, Seungchan e Hansol simplesmente não aparecem nestes vídeos, pelo menos, desde Abril. Com a insistência dos fãs, a J-FLO acabou por emitir um comunicado em Maio onde dizia que três integrantes (sem citar os nomes) tinham sido hospitalizados. A empresa alegava que por questões de privacidade, não podia dar mais detalhes.

 

NewKidd J-FLO Entertainment statement May 2020 NewKidd e o Desaparecimento de Três Integrantes

 

A questão é: este comunicado foi feito em Maio, quatro meses depois e o grupo parece só ter quatro integrantes. No fim de Julho foi lançado um single intitulado Me Me We, onde participaram nomes como a Ailee e o Ravi. A ideia da música era confortar as vítimas da COVID-19. Os NewKidd participaram… apenas como quatro.

Não foi difícil concluir quais os três integrantes que tinham sido hospitalizados. Os fãs levantaram a possibilidade de os meninos terem contraído COVID-19. E tendo em conta as datas dos acontecimentos, é possível que tal tenha acontecido. Ainda assim, parece-me estranho que a empresa não tenha especificado tal.  No geral, a indústria do K-pop foi bastante aberta em relação a este tema. Vários artistas fizeram testes e os fãs foram informados. O líder dos Supernova, por exemplo, contraiu a doença e nós ficamos a saber.

E mesmo que fosse esse o verdadeiro motivo, é difícil acreditar que OS TRÊS estão internados até hoje. Isto leva-me a querer que talvez o motivo do internamento tenha sido alguma questão que possa descredibilizar a empresa. Daí o silêncio. Mas não é possível ter a certeza de nada.

 

Hansol, Jiann and Seungchan

Da esquerda para a direita: Hansol, Jiann e Seungchan

 

Últimas atualizações de Hansol, Jiann e Seungchan


O Instagram pessoal do Hansol foi atualizado no dia 16 de Junho. Contudo a foto publicada é de Janeiro, já que é possível ver o integrante com o mesmo cabelo e roupa numa publicação dessa época.

Estas foram as últimas vezes que vimos Jiann, Seungchan e Hansol – lembrando que estão afastados das atividades do grupo há vários meses:

    • Jiann apareceu, em Março, num vídeo do integrante Jinkwon;
    • Durante o fim de Abril e o começo de Maio, Hansol fez algumas lives no seu Instagram. No dia 28 de Junho, ele apareceu num Tik Tok de um amigo (@marco36000). Pelo que consegui averiguar, foi a última vez que o vimos em vídeo. Ele também fez uma publicação na app Pocket Dolls no fim de Julho. Mas foi apenas uma frase e não uma foto;
    • Não haviam informações sobre Seungchan, mas este completou 17 anos no passado dia 8 de Agosto. E surpreendentemente, a J-FLO publicou fotografias dele. Procurei na Internet e realmente são imagens que não tinham sido publicadas antes. Ele também está um pouco diferente. Isto leva-me a querer que as fotos podem ser recentes.

 

Update – 25 de Agosto

    • Dia 17 de Agosto, Seungchan fez uma publicação na app Pocket Dolls, onde falou do seu aniversário.
    • Jiann fez também um post na aplicação no dia 16, onde perguntou como os fãs estão a lidar com o COVID-19.
    • No dia 24 de Agosto, foram publicadas fotos do Hansol nas redes sociais do grupo. As fotografias parecem ser recentes e são uma publicidade para a marca desportiva KAPPA.

 

 

Update – 11 de Setembro

Foram feitas algumas publicações nas redes sociais para celebrar os 500 dias do grupo.  A empresa publicou fotos de Jiann, Seungchan e Hansol. Todas aparentam ser recentes. Mas eles continuam sem aparecer nos vídeos do grupo.

 

O que pode estar a acontecer realmente?


Como fã de K-pop, ao longo dos anos, encontrei muitos grupos pequenos que me interessaram. Muitos deles, por serem de empresas pequenas, simplesmente desapareceram e não foram dadas explicações.

Mas quando me deparei com o caso dos NewKidd e fui pesquisar mais a fundo, entendi que a J-FLO não tem qualquer intenção de deixar o grupo morrer. Além da parceria que mencionei acima, o canal do Youtube dos meninos é muito atualizado. E não são simples dance covers feitos numa sala de treino. Muitos deles têm cenários próprios, existe um cuidado com a escolha da roupa e dos penteados. Ou seja, a empresa investe nesses covers e tenta manter o grupo ativo.

 

 

Após o website Koreaboo ter feito uma publicação sobre este assunto, a J-FLO publicou fotografias dos integrantes “desaparecidos”. Mas nenhuma é recente. Algumas já foram publicadas ou são fotos dos photoshoots dos álbuns já lançados.

A meu ver, o mais provável é estar a decorrer uma batalha judicial para terminar os contratos dos três integrantes. Acredito que o comunicado não seja falso e eles possam, infelizmente, ter sido hospitalizados – por COVID-19 ou outro motivo. Mas eventualmente mais alguma coisa aconteceu. Vale relembrar que não sabemos até que ponto toda a negligência da empresa com os integrantes não pode ter afetado a sua saúde mental.

No ano passado, por exemplo, depois de meses afastadas das promoções, a FNC Entertainment anunciou a saída de duas integrantes das Cherry Bullet. Algo parecido ocorreu com Momoland também. A questão é que com os NewKidd existem duas agravantes: o descaso permanente da empresa e a questão dos membros terem sido hospitalizados.

 

Algumas curiosidades


    • A título de curiosidade o Hansol é um nome relativamente conhecido na indústria. Ele foi trainee da SM Entertainment e quase deu debut nos NCT. Ele participou também do programa THE UNIT e entrou na line up do grupo temporário UNB;
    • O Jiann foi trainee da RBW Entertainment e era para ter entrado no grupo ONEUS. Contudo deixou a empresa quando o grupo ainda era chamado de RBW Boys. Participou do Produce 101 e ficou na 97ª posição;
    • Quando entramos no site da J-FLO e vamos à página dos NewKidd não aparece uma foto dos sete. Mas sim algumas fotografias antigas de cinco membros no pre-debut.

 

Espero que com este artigo tenham compreendido o que se passa entre os NewKidd e o “desaparecimento” de três dos integrantes. Os fãs já tentaram fazer várias coisas e nada resultou. Ainda assim podes clicar aqui e ver um tweet onde explicam como contactar a empresa.

Existe também uma petição online a decorrer, que podes assinar. 

 

Se alguma informação mencionada neste artigo estiver incorreta, peço que me corrijam.

 

>> Para leres mais artigos sobre K-pop, clica AQUI.

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.