O anúncio da adaptação anime de Nidome no Jinsei o Isekai de ([New Life+] Young Again in Another World), light novel de MINE, está a causar controvérsia entre cibernautas falantes de Chinês e Japonês. O usuário do Twitter @SonmiChina, cuja bio o descreve como uma pessoa Chinesa nascida no Japão, descreveu a controvérsia numa série de tweets, na passada quinta feira.
Nidome no Jinsei wo Isekai de – Anime gera Controvérsia:
O usuário explicou que os light novels originais se centram num protagonista Japonês que matou mais de 3000 pessoas com uma espada Japonesa na Segunda Guerra Sino-Japonesa, um conflito entre a China e Japão que decorreu entre 1937-1945 e se tornou parte da Segunda Guerra Mundial II. Após viver até à idade de 94 anos e matando outras 2000 pessoas durante o curso da sua vida, a personagem renasce como um homem de 18 anos, noutro mundo.
Alguns comentadores online acreditam que é inapropriado fazer um anime centrado numa personagem que matou milhares de cidadão Chineses durante um evento histórico do mundo real. Por outro lado, alguns comentadores disseram que o número de vítimas, 3000, é uma hipérbole e que a história é uma obra de ficção, logo fazer um anime sobre uma história fictícia não é problemático. Contudo, outros afirmaram que usar um valor tão hiperbólico mesmo assim rebaixa a China, especificamente à luz de muitas casualidade reais da guerra.
Comentadores online estão também a criticar MINE por mais do que o conteúdo dos seus light novels. @SonmiChina postou imagens de tweets de MINE (entre 2013-2015) que parecem criticar a China. @SonmiChina descreveu os tweets como “discurso de ódio” em relação à China. Além de expressarem opiniões controversas, os tweets referem-se à China como “país dos bichos” usando caracteres de kanji que podem ter a mesma prónuncia que a palavra “China” em Japonês. Adicionalmente, @SonmiChina postou imagens de tweets de MINE (entre 2012-2014) que parecem conter sentimentos anti-Coreia e eufemismos derrogatórios similares para a Coreia do Sul.
Muitos comentadores online concordam com a opinião de @SonmiChina que adaptar Nidome no Jinsei wo Isekai de em anime, é inapropriado. @SonmiChina acredita que empresas associadas com a produção mostraram fraco julgamento e o usuário Twitter quer que as pessoas considerem os sentimentos das pessoas Chinesas que gostam de animação Japonesa.
O anime está agendado para estrear em outubro.
Keitaro Motonaga (School Days, Jormungand, Digimon Adventure tri.) está a realizar a série na Seven Arcs Pictures (Basilisk: The Ouka Ninja Scrolls).
Nidome no Jinsei wo Isekai de – Novel vai receber Anime
Fonte: Anime News Network