Noites de Manga – A Sexualidade em Quadradinhos

por Raquel Cupertino
Noites de Mangas - Kimi ni Koishite Ii desu ka

Olá pessoal! Estou de volta para mais uma rubrica Noites de Manga, desta vez falarei um pouco sobre a sexualidade e o Gender Bender retratados em manga.

 

Noites de Manga - A Sexualidade em Quadradinhos

 

Novo aqui? Não sabes do que se trata esta rubrica?


Clica aqui: Noites de Manga – Com Hari Tokeino


 

Nos últimos tempos decidi deixar um pouco de lado a demografia shoujo que, incessantemente, seguia. Limitei-me a concluir as que tinha iniciado e a esperar pela publicação das que ainda se encontram por finalizar. A necessidade de algo novo abriu-me portas à descoberta de mangas diferentes, mais dramáticos e com, teoricamente, mais conteúdo narrativo. A minha leitura passou a recair na demografia josei.

 

Noites de Manga – A sexualidade em quadradinhos

Noites de Manga - A sexualidade em quadradinhos

 

Podemos dizer que esta minha reflexão começou aquando o início da leitura de Kuragehime, um manga de Akiko Higashimura. Com esta maravilhosa obra, vi os meus valores e preconceitos a serem remodelados e reajustados de uma forma tão perfeita, que julguei se tratar de um manual de aprendizagem. Infelizmente não conheço nem tive o prazer de ler títulos em torno dos temas sexualidade e Gender Bender, pelo que caí virgem neste título.

O protagonista masculino de Kuragehime é das melhores e mais complexas personagens josei que conheço. Foge irremediavelmente do estereótipo utilizado de macho alpha todo poderoso – líder de alguma multinacional, 1.80 m de altura e com 3 vezes a largura de ombros em relação à protagonista. Aqui vemos um protagonista poderoso, sim, com personalidade forte, capaz de defender os seus ideais e ser, literalmente, diferente para os fazer. Fiquei absolutamente rendida!

Se antes encarava o travestismo com humor, agora pensarei várias vezes antes de criar preconceitos ou de cultivar as perspetivas sociais enviesadas.

 

Noites de Manga - A sexualidade em quadradinhos

 

Enquanto saboreava esta obra prima, encontrei uma outra como recomendação: Himegoto: Juukyuusai no Seifuku, um manga cujo foco é a orientação sexual, a identidade de género e o crescimento pessoal (assim de uma forma muitoooo geral).

Himegoto conseguiu surpreender-me numa outra perspetiva dentro da mesma temática. Apesar de também abordar o travestismo, não foi este que me conquistou mas sim a mestria com que explora os tabus sexuais. Não há preto no branco, nem nas ações mais censuradas socialmente. Há humanos a serem humanos, jovens adultos a descobrir a sua sexualidade e a agir em conformidade com o que acreditam.

 

Noites de Manga - A sexualidade em quadradinhos

 

Vivemos numa sociedade hipócrita e cínica, que dita os valores como se de uma lista de compras se tratasse. Aprendemos a seguir a lista do certo e do errado sem nos questionarmos realmente das entrelinhas de cada ponto.

O sexo e o amor devem ser dos temas mais explorados pela arte, nos mais variados formatos. Mas terá a nossa visão sobre eles evoluído ao ponto do amor ser algo aceite sem pudor? Heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexulidade, tantos nomes para rotular uma falsa sensação de liberdade de orientação sexual. Agora, imaginem transpor esse assunto para sexo sem compromisso, fetiches, prostituição, perturbações mentais, tudo numa obra só.

Dá que pensar.

E dá, sobretudo, para imergirem na progressiva normalidade com que começam a encarar o que outrora era motivo de estranheza. A arte foi feita para abrir horizontes, acredito que estes sejam dois bons exemplos.

 


Mais informações:

Título: Kuragehime
Autor: Akiko Higashimura
Seriação: Kiss
Demografia: Josei
Géneros: Comédia, Gender Bender
Volumes: Em publicação
Capítulos: Em publicação

 

Título: Himegoto: Juukyuusai no Seifuku
Autor: Ryou Minenami
Seriação: Mobile Man
Demografia: 
Géneros: Romance, Vida Escolar, Gender Bender, Drama, Psicológico
Volumes: 8
Capítulos: 100

 


E por esta semana foi tudo! Espero ver-vos em breve para mais mangas e ficarei à espera de sugestões e comentários vossos! Até breve 😉

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.