Olá pessoal! Estou de volta para mais uma rubrica Noites de Manga, desta vez falarei um pouco sobre a minha experiência com: Koi wo Kanaderu Kisetsu: Crescendo Memory.
Novo aqui? Não sabes do que se trata esta rubrica?
Clica aqui: Noites de Manga – Com Hari Tokeino
Noites de Manga – Koi wo Kanaderu Kisetsu Crescendo Memory
Koi wo Kanaderu Kisetsu Crescendo Memory trata-se de um conjunto de mangas one-shot – um capítulo, uma história – de demografia shoujo e com o romance como género primordial.
Confesso que nos últimos tempos regressei aos velhos hábitos de leitura à “Indiana Jones”, basicamente vou vendo títulos sugeridos por determinados blogues pela web, seleciono uns tantos e começo a ler. Tudo, claro está, de shoujo escolar. Pois bem, caso para dizer que já chega. O meu limite foi este Crescendo Memory, um conjunto de mangas em que a qualidade é uma derradeira antítese ao título: vai de mal a pior.
Koi wo Kanaderu Kisetsu Crescendo Memory – Capítulos:
1. Crescendo
2. Mousou reijou
3. Kokoro*Prism
4. Link: Kimi no Tenohira
5. Synchronized☆Night
- O primeiro manga intitulado de Crescendo ainda é suportável. A história é simples, cliché, sobre dois amantes de uma banda musical que acabam por se separar devido a sentimentos alheios e muita ingenuidade. Ainda assim, os fundamentos do shoujo clássico estão lá, pelo que é algo que se lê e não é desagradável, é apenas mais do mesmo.
- Link: Kimi no Tenohira é, dos 5, o que tem uma arte e premissa mais interessante. A rapariga parece tirada de Shaman King e o rapaz tem um traço mais shounen, uma conjugação bastante agradável que faz com que, só pelo design, valha pontos. A premissa não é fora de vulgar – rapaz e rapariga comunicam miraculosamente através dos espelhos dos seus respetivos quartos. Mas para one shot consegue atingir o mediano!
- Tudo o resto é mau, demasiado básico e com uma construção narrativa muito pobre. Quando a história é pequena tudo é importante para não só captar a atenção do leitor, como criar um enredo sólido. Infelizmente, apenas Heart Prism consegue atingir o limite do razoável, mas apenas por pegar em algo tão, mas tão usado em manga shoujo, que não precisamos de entrelinhas nem explicações para compreender o que se vai passar entre os dois “estranhos que se encontram na praia”. O único ponto a favor em todos os capítulos/histórias deste manga é a arte. De facto é muito bonita, com traços de shoujo clássico e alguns um mesclado entre shoujo e shounen que me fazem lembrar de obras como Kamichama Karin.
Mais informações:
Título: Koi wo Kanaderu Kisetsu: Crescendo Memory
Autor: Yuu Yabuuchi
Seriação: ChuChu
Demografia: Shoujo
Géneros: Romance, Vida escolar
Volumes: 1
Capítulos: 5
Espero em breve encontrar algo bem melhor e que me cative enquanto espero pelas traduções dos manga shoujos que sigo. Até breve! 🙂