Olá pessoal! Estou de volta para mais uma rubrica Noites de Manga, desta vez falarei um pouco sobre a minha experiência com: The Gods Lie.
Novo aqui? Não sabes do que se trata esta rubrica?
Clica aqui: Noites de Manga – Com Hari Tokeino
Noites de Manga – The Gods Lie
Kamisama ga Uso wo Tsuku. ou The Gods Lie trata-se de um manga que descobri por acaso enquanto avaliava a compra de mais um para a minha pequenina, mas amada biblioteca pessoal. O título sem dúvida que me chamou a atenção, que juntamente ao design tão similar a uma das minhas obras preferidas – Silent Voice – levou-me a dar uma oportunidade e começar a ler.
E conseguiu-me surpreender, sem dúvida alguma! Não esperava que um manga de apenas 5 capítulos conseguisse transmitir tanto. Como não podia deixar de ser neste tipo de mangas, todos os pormenores contam.
A leitura é extremamente imersiva. Começamos por conhecer o dia a dia das crianças daquela turma, servindo de ponte para a apresentação do que viriam a ser os protagonistas de The Gods Lie. A cascata de acontecimentos que se sucede é difícil de prever. O título – The Gods Lie – Os deuses mentem – trata-se de uma dica bastante óbvia ao legado negro e cru desta obra: a mentira e a necessidade de nos agarrarmos a ela para vivermos num “mundo melhor”.
Ainda estou meia abananada com o que li. Não por ter sido algo de extraordinário do ponto de vista de drama e/ou romance, mas a forma como foi construído faz com que, no final, terminemos ainda mais embrenhados na trama. A história termina, mas o sentimento de perda perpétua-se após aquela última e derradeira página. A confusão é o sentimento sucessor, acrescentando uma questão à nossa mente, apanhada completamente desprevenida neste turbilhão de eventos: o que é que acabei de ler?
Como deu para perceber por esta série de rubricas, a minha preferência em mangas é a demografia shoujo. Sem exagerar, 80 % do que leio de manga é shoujo, pelo que a fatia correspondente a seinen dramático é próxima do 1%. Para reflexão desta manga, encaro a minha falta de experiência uma indubitável fraqueza ótima para ser usada como elo de ligação para aqueles que, tal como eu, ainda são novatos e/ou adeptos de ocasião do género drama/tragédia.
Em suma, The Gods Lie foi um manga que me conquistou: fez refletir sobre várias temáticas, entreteve e, sobretudo, surpreendeu-me. Um feliz acaso na minha seleção aleatória de mangas a ler.
Tanto para os menos experientes como para aqueles que a lista de dramas já vai longa, esta é uma obra a constar nos vossos reportórios! Além de tudo o que disse, o preço ajuda a aliciar! Podem encontrá-la disponível nas lojas de manga (onde adquiri o volume) e podem também encomendá-la online.
Mais informações:
Título: Kamisama ga Uso wo Tsuku. / Gods Tell Lies
Autor: Kaori Ozaki
Seriação: Afternoon
Demografia: Seinen
Géneros: Romance, Vida Escolar, Slice of Life, Drama
Volumes: 1
Capítulos: 5
E por esta semana foi tudo! Espero ver-vos para a semana para mais mangas e ficarei à espera de sugestões e comentários vossos! Até breve