Os dados apresentados aqui foram recolhidos e verificados por pessoas anónimas que se divertem a fazer pesquisa e data crunching num fórum público. É do meu entendimento que são precisos e confiáveis.
Uma vez que se trata do primeiro artigo deste género, apenas desta vez iremos discutir um pouco os básicos antes de apresentar e comentar os dados.
Números do mundo do Vtubing de Outubro 2022
O que são Vtubers?
Vtubers são criadores de conteúdo online que utilizam personas e avatares de anime que se mexem em tempo real. Os avatares são tipicamente animados com software live2D e os mais bem sucedidos focam-se em live streams no Youtube. Website onde a cultura explodiu à cerca de 4 anos atrás. A própria palavra Vtuber vêm de Virtual Youtuber, mas não se enganem, de hoje em dia também há Vtubers na twitch e em outros espaços.
Como se encontra “a cena dos VTubers”?
Após a Kizuna AI ter popularizado o conceito, tendo chegado até mesmo a colaborar com o na altura youtuber com mais subscritores do mundo – Pewdiepie, houve um boom da cena indie sobretudo no Japão. Dali surgiram duas empresas que ainda hoje dominam a cena: Hololive e Nijisanji.
Hololive tratou sempre os seus talentos mais como ídolos japonesas e como esta empresa expandiu-se melhor a nível internacional, muita terminologia utilizada na cena provém da cultura de ídolos japonesa. Atualmente e sobretudo para o oeste a Hololive posiciona-se como uma empresa que não obriga nenhum dos seus talentos a fazer nada, mas que opta sempre por contratar pessoas que, ou cantam bem ou não tem vergonha de subir ao palco e entreter.
A Nijisanji funciona mais como uma HUB de connects e amigos, por ter um standard menor, tem uma quantidade de Vtubers contratados muito maior sendo a maior parte destes muito pequenos em termos de popularidade, no entanto, dá host a vários eventos anuais que quebram recordes e os seus maiores talentos conseguem competir ao nível dos da Hololive.
Por fim, recentemente surgiu um terceiro jogador, sediado na América a Vshoujo resultante de uma coligação entre 5 dos mais bem conhecidos Vtubers indies fora do Japão. Este ano iniciaram um ramo no Japão com dois talentos ex-Hololive que em 2020 dominavam, mas sofreram controvérsias e acabaram por sair fora da empresa – Coco e Rushia. A Vshoujo é mais recente, mas parece dar um alto grau de liberdades aos seus talentos sendo que alguns já explicaram que apenas se juntaram pela proteção a acusações de direitos de autor.
Medir a popularidade dos Vtubers serve para alguma coisa?
Não, números não são tudo. Agora, pessoalmente penso que Vtubing está numa posição estranha onde a meta do conteúdo é bem à parte do resto do Youtube. Trata-se de conteúdo de nicho dentro de conteúdo de nicho. A paisagem está separada do resto da internet devido às limitações impostas pela cultura japonesa e pelo facto de não poderem mostrar a cara. Isto torna o jogo muito diverso e estratégico.
Chega de explicações, vamos à headline:
Hololive prolonga o seu domínio, mas com soluços!
Apresentam-se aqui as streams de Vtubers que mais ccv’s (espetadores em simultâneo) tiveram em cada dia de outubro. Eu gosto de chamar-lhes medalhas de ouro, pois todos os dias faz-se um top 3 disto.
No total contam-se 7 medalhas de ouro para a Nijisanji, 22 para a Hololive e o Vtuber indie do mês é o Nerumero que consegue ter a medalha 2 vezes com streams bem posicionadas de Genshin Impact. Este Vtuber em particular posiciona-se sempre ao lado do jogo Genshin Impact que tem vindo a ter uma ressurgência desde que a produção do anime foi anunciada.
Em termos de estratégias vemos que, o mês passado, as empresas apostaram em galos diferentes, a Nijisanji organizou um evento de splatoon e a Hololive prepara-se para mais um festival no Minecraft que certamente reaparecerá no próximo mês que vêm.
A rainha disto tudo pelo terceiro mês consecutivo continua a ser a Pekora no seu grind eterno. Aproveita ainda a licença para jogar Fate/Grand Order mas também faz uma stream de fondue, uma endurance stream e consegue ganhar o ouro na mesma. A stream de colaboração com a Marine certamente não foi a última do ano! A Pekora parece imparável, mas a sua empresa aparenta ter enfraquecido um pouco este mês.
E o dinheiro? As Doações? A Pekora pode ser a rainha em ccv’s mas nem perto dos grandes quando toca a doações, notem que quem é mais da Twitch não está incluído aqui, planeia-se ter isso em conta no futuro mas por enquanto fica assim:
É verdade, este mês a Nijisanji foi muito mais dominante também graças ao seu evento de aniversário no início do mês, o Vox fez uma pipa de massa quando regressou, mas espera-se um efeito semelhante quando a Suisei de Hololive voltar para o próximo mês. De resto mantêm-se tudo normal. Destaque para a Momosuzu Nene que caiu bastante face ao seu habitual devido à falta de streams recente.
Podíamos continuar aqui o dia inteiro… eu podia mostrar os números dos clipes e depois os números das VODS das streams e depois as músicas!!! Um dia tocaremos nesses assuntos, este artigo mensal grava CCV’s e doações que refletem e bem o chamado estado da arte. Fiquem apenas a saber que a Gura mostrou a mão dela e os clipes desse momento tiveram logo milhões de visualizações e nem foi perto para os restantes momentos. É este o mundo em que vivemos.
Até uma próxima!