Ainda por confirmar está um caso de bullying que envolve os grupos ILUV e Botopass.
O caso de bullying que envolve ILUV e Botopass – por confirmar
Este artigo tem como objetivo explicar o que está acontecer com as integrantes do grupo ILUV e a ligação da polémica com o grupo Botopass que ainda não teve o seu debut. A informação é escassa, mesmo assim dei o meu melhor para a organizar. Vale salientar que muito do que vão ler são apenas rumores e que não devem acusar ninguém sem provas concretas!
O grupo ILUV
ILUV é um grupo que teve o seu debut em Abril de 2019 pela empresa WKS ENE, com a música Got It. É provável que nunca tenham ouvido o nome delas, uma vez que a sua estreia passou despercebida e o music vídeo não ultrapassa as 70 mil visualizações.
O grupo sofreu algumas mudanças na sua line up. Em agosto do mesmo ano, um projeto dentro da empresa chamado Dream and Challenge fez com que algumas integrantes entrassem e outras saíssem.
No dia 12 de junho, a integrante Minah anunciou que terminou o seu contrato com a empresa através de uma batalha judicial. Ela também mencionou que a sua saúde mental estava abalada. A idol já tinha publicado alguns vídeos e stories preocupantes.
Minah acusa as outras integrantes do grupo de terem praticado bullying
Uma fã preocupada falou com Minah no Instagram e esta acabou por revelar que, alegadamente, sofreu bullying das integrantes do ILUV. No entanto, vale frisar que as ex-integrantes Dahyun e Mari devem ser afastadas deste assunto, uma vez que elas não estiveram no grupo ao mesmo tempo que Minah. Os prints da conversa foram publicados pela seguidora no seu Twitter.
Numa das mensagens trocadas, a seguidora refere que Minah ainda segue Gahyun e pergunta se ela também praticou bullying, ao que esta responde que sim. Gahyun afirmou no seu Instagram que não está envolvida na questão, no entanto mencionou que que as situações de bullying tinham acontecido.
ILUV não teve nenhum lançamento este ano e segundo alguns fãs, o grupo foi retirado do site da empresa há algumas semanas. Não consegui confirmar esta informação, mas a verdade é que a conta do Twitter do grupo foi desativada quando a polémica surgiu. Há partida o grupo deu disband, mas nada oficial nesse sentido foi divulgado.
Minah publica mensagem de despedida
No dia 15 de Julho, Minah publicou uma mensagem de despedida no seu Instagram. Mais tarde no mesmo dia, ela publicou um vídeo no seu canal do youtube, onde disse que tinha ido até ao rio Hang Gang, mas que foi impedida de fazer alguma coisa por um policia.
https://www.youtube.com/watch?v=xVOvYT4IPiA
WKS ENE nega as acusações de Minah
No dia 16 de julho a empresa WKS ENE fez o seguinte comunicado:
“Queremos deixar claro que o que ela (Minah) afirmou não é verdade. Por causa destas acusações unilaterais e absurdas de uma pessoa que diz que está a passar por problemas mentais, as outras seis integrantes do ILUV ficaram chocadas e magoadas com a disseminação destes rumores. É especialmente difícil entender como integrantes que nem moravam no mesmo dormitório que ela, podiam ter praticado bullying”.
Porque é que o grupo Botopass está envolvido na polémica?
A ligação de ILUV com o grupo Botopass dá-se pela empresa. A WKS Ene em parceria com a XX Entertainment anunciaram no dia 7 de Julho que iriam fazer debut de um novo grupo feminino com oito integrantes. Como podem ver na imagem abaixo, as integrantes devem ser reveladas uma a uma entre 14 e 21 de Julho.
Mal o grupo foi anunciado, começaram a circular alguns rumores que as integrantes Seoyoon, Cui Xiang e Jiwon das ILUV fariam o seu redebut em Botopass. No entanto, até ao momento as únicas meninas confirmadas foram Minhe, Shiho e Ria, que não têm qualquer vínculo com ILUV. As três integrantes mencionadas que poderiam estar no novo grupo colocaram as suas contas do Instagram privadas. Se o cronograma não for alterado, Botopass deve ter o seu debut dia 4 de Agosto.
O que é verdade e o que ainda são apenas rumores
É óbvio que perante os prints das conversas e de alguns stories que a Minah publicou posteriormente, muitas pessoas não querem que que o grupo faça debut. No entanto vale relembrar que, mesmo que a situação seja verídica e que três nomes das ILUV pudessem estar no Botopass, ainda temos cinco integrantes que nada têm a ver com a questão.
Neste momento e face à falta de informações e posicionamento da empresa, o que podem fazer é enviar mensagens à Minah no seu Instagram. Ela prometeu responder a tudo.
Em suma, o que é confirmado:
-
- Minah acusou as integrantes do grupo ILUV de terem praticado bullying;
- A conta do ILUV no Twitter foi desativada;
- As integrantes que, segundo especulações, irão estrear no Botopass que eram das ILUV têm as suas contas do Instagram em privado.
- A empresa negou os rumores;
O que é apenas rumor (até ao momento):
-
- Não é possível ter a certeza que Seoyoon, Cui Xiang e Jiwon farão (ou fariam) parte da line-up de Botopass, uma vez que isso ainda não foi divulgado.
Links que podem ser úteis:
Publicação da seguidora que falou com a Minah
Botopass – Fandom
Artigo atualizado dia 16 de Julho de 2020