O que realmente aconteceu com a Studio Ghibli

por João Simões
Studio Ghibli - Género do Filme de Miyazaki e Novo Presidente | HBO Max terá Biblioteca de Filmes do Studio Ghibli

O início desta semana foi bastante atribulado e também um pouco triste para o mundo das animações. Surgiu uma notícia que nos abalou bastante: o término da Studio Ghibli!

 

O que realmente aconteceu com a Studio Ghibli

 

Contudo, foram imensas as fontes que começaram a traduzir as notícias oriundas do lado Nipónico, o que gerou uma explosão enevoada de pânico e notícias com informação pouco fidedigna. Algum tempo após todo alvoroço “internautico”, já somos capazes de esclarecer a situação com mais clareza e objetividade. Os Estúdios Ghibli não fecharam, nem abriram falência.

 

O que realmente aconteceu com a Studio Ghibli

 

O que realmente aconteceu com a Studio Ghibli

Hayao Miyazaki & Toshio Suzuki

 

Toshio Suzuki, manager atual da Studio Ghibli, afirma que isto apenas se trata de uma reestruturação. Ou, como ele gosta de designar, “reformulações de primavera”. Mas em que é que consistem estas reformulações?

Com esta medida, Toshio tem o intuito de parar algum tempo para pensar sobre a direção que a empresa vai tomar. O impacto que a saída de Miyazaki causou na Studio Ghibli é inegável e visível. Tendo isto em conta, o Grupo Ghibli quer fazer uma interrupção para reorganizar todas as pontas soltas e assuntos pendentes, de forma a fortificar as bases, reestruturar a forma como actuam e, por fim, modernizar todos os talentos que a “casa” possui.

Em contrapartida, e como seria de esperar, Toshio afirma:

“Quanto ao que vamos produzir com a Studio Ghibli ainda não sabemos, até porque seria impossível continuar a produzir [filmes] para sempre. No entanto, decidimos parar para perceber quais são os nossos objetivos.”

 

Mesmo que eles fechassem, nunca seria de forma absoluta, pois necessitariam de manter pelo menos o departamento responsável pelos direitos de autor e pela marca em si.

E quais são as consequências de tudo isto, para nós, público? Bem, esta é a parte mais negativa de toda a situação. Durante um bom tempo não serão lançadas quaisquer produções novas, provenientes dos nossos adorados estúdios. Contudo, como já vos tinha informado na última notícia relativa a este assunto, o último filme dos estúdios já se encontra em exibição: “When Marnie Was There”, com a possível chegada ao Ocidente em 2015.

 

Trailer When Marnie Was There

 

Em suma, nós sabemos que apesar de não serem tudo informações negativas, na sua maioria e de uma forma geral são. É uma altura mais “ácida” para todos os fãs da Studio Ghibli. Porém, também nesta altura que nos devemos lembrar (e até fazer maratonas) de todo o reportório de qualidade que este estúdio já nos ofereceu!

 

O que realmente aconteceu com a Studio Ghibli

Filmes Studio Ghibli

 

Fonte: Fans of Studio Ghibli

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.