Depois das críticas excelentes, o jogo de terror Devotion foi removido da enorme biblioteca da Steam, seis dias após o seu lançamento.
Apesar disto, os desenvolvedores, Red Candle Games, publicaram um tweet sobre o re-lançamento do jogo, desta vez nas prateleiras digitais da GOG.com, para dia 18 deste mês, que depois de umas horas, foi cancelado.
O Re-Lançamento e Cancelamento de Devotion na GOG.com
O jogo foi removido da Steam a Fevereiro do ano passado depois da descoberta de uma piada, direcionada ao presidente chinês Xi Jinping, onde comparavam a aparência do mesmo com a personagem da Disney, Winnie the Pooh.
Depois de vários comentários de jogadores chineses, o jogo saiu da biblioteca virtual para uma “completa verificação de garantia de qualidade”, segundo os desenvolvedores.
Devotion passa-se na Tailândia na década de ’80, onde seguimos uma família nativa que acaba por se encontrar com problemas relacionados com um culto religioso.
Apesar da qualidade excelente do jogo, os desenvolvedores acabaram por pedir várias vezes desculpas online pelo seu “erro rude e amador”.
Em Junho, os fãs tailandeses puderam pré-reservar uma versão física do jogo que nunca chegou a ter um lançamento na língua inglesa.
Mas como referido, isso iria mudar já no dia 18 deste mês. No tweet também se podia ler a informação que “o conteúdo e o preço do re-lançamento será o mesmo, por €13.99”. No final também agradecem “pela confiança e suporte” e desejos de um feliz final de ano a todos os fãs.
Hello friends, we want to share with you– Red Candle will publish #還願Devotion on Dec 18 on GOG.https://t.co/dlC6qzBiHx
The content and the price of the re-release remains the same, for $16.99 / €13.99
Thank you for your trust and support. We wish you a happy end of the year pic.twitter.com/peVPd7cyVo
— redcandlegames (@redcandlegames) December 16, 2020
Apesar desta notícia maravilhosa para os fãs do jogo e de terror, a GOG.com escreveu uma má notícia na sua conta oficial do Twitter dizendo que “depois de receberem mensagens de vários jogadores, decidimos não colocar o jogo na nossa loja”.
Earlier today, it was announced that the game Devotion is coming to GOG. After receiving many messages from gamers, we have decided not to list the game in our store.
— GOG.COM (@GOGcom) December 16, 2020
Isto não assentou bem com certos fãs que responderam com comentários negativos ao tweet e com perguntas do porquê a loja não banir o jogo de IPs chineses como fazem com vários jogos para a Alemanha.
A Red Candle Games já reagiu à noticia, dizendo que estão tristes mas que compreendem a decisão. Ainda aproveitaram para pedir desculpa para aqueles que aguardavam o re-lançamento do jogo e que não irão parar até que o jogo esteja disponível para jogar.
— redcandlegames (@redcandlegames) December 17, 2020
Fonte: Polygon, Yahoo News