Publicado em 1956, O Templo Dourado é um dos romances mais conhecidos do escritor Yukio Mishima, um dos romancistas japoneses mais conhecidos, e tem como pano de fundo o famoso templo em Quioto.
O Templo Dourado | Ficha Técnica
Título: O Templo Dourado (original: 金閣寺 Kinkaku-ji)
Autor: Yukio Mishima (pseudónimo de Kimitake Hiraoka)
Edição analisada: Lisboa: Círculo de Leitores, 1986
Idioma: Português
Número de páginas: 245
O Templo Dourado | Sinopse
Mizoguchi é um jovem cuja fraqueza física e gaguez o impedem de estabelecer facilmente relações com outras pessoas. Estes complexos consigo mesmo fazem-no criar uma imagem ideal de beleza, que para ele é personificada pelo Templo Dourado. Quando se torna aprendiz de monge budista no dito templo, a relação de amor-ódio que Mizoguchi por ele sente vai-se tornando cada vez mais complexa e profunda, chegando a uma autêntica obsessão que culmina num acto dramático.
O Templo Dourado | Opinião Pessoal
A trama acontece durante e após a Segunda Guerra Mundial, acontecimento que teve um grande impacto no Japão. Durante a leitura, vamos mergulhando cada vez mais na mente algo distorcida de Mizoguchi. Os complexos que ele tem com ele próprio fazem-no isolar-se do mundo e encará-lo como se fosse um inimigo. Pela sua perspectiva, ficamos também a descobrir que a vida do clérigo budista está revestida de perversidade e jogos de interesse, o que contribui para o isolamento e decisão final do personagem.
Nesta obra misturam-se relatos de acontecimentos reais com a mentalidade de Mizoguchi, o que contribui para uma maior humanização da história. A escrita de Mishima é cativante e facilmente nos transporta para a trama, mesmo em momentos mais “parados”. O próprio Yukio Mishima é uma figura intrigante, e o que se passa neste livro remete-nos para o que de facto se passou com ele.
Para os amantes de Literatura em geral, O Templo Dourado é algo que não deve faltar nas suas leituras!
Análises
O Templo Dourado de Yukio Mishima
Uma história intrigante vista pelos olhos de um monge complexado. Uma leitura fantástica e envolvente!
Os Pros
- Personagens
- Escrita
- Enredo
Os Contras
- Nada de relevante a apontar