Um animador zangado foi para o Twitter para se queixar da quantidade de tempo que se passa a desenhar os olhos de personagens de anime, que se tornaram tão detalhados recentemente, diz o animador, que é impossível desenhá-los rápido que chegue para ganhar a vida.
Este animador também não é nenhum preguiçoso: É o veterano Kazuyoshi Yaginuma, que fez Key Frames para anime de Akira a Beck e vários filmes de Naruto.
“Alguns dizem que desenhar os olhos de uma rapariga de anime moderna custa tanto como custava desenhar a ponte do Yamato”, escreveu o Yaginuma, referindo-se ao clássico de fição científica dos anos 70, Space Battleship Yamato.
Ele continuou e explicou que desenhar três frames com olhos de anime modernos leva duas horas e que o salário médio por frame é 200 yens (pouco menos de 2 euros). Isso dá menos de 3 euros por hora.
“Se isto continua, os animadores nem comer podem”, escreve o Yaginuma, terminando o seu tweet com um emoticon (;´Д`).
Apesar dos olhos serem apontados como o culpado principal, já ouvimos coisas parecidas – que os designs modernos das personagens são demasiado detalhados e os animadores são incapazes de desenhá-los rápido que chegue para ganharem a vida – de outros animadores antes. No ano passado, o animador Sachiko Kamimura agitou as coisas declarando que o salário real de um animador principiante é cerca de 0.90 cêntimos por hora, parcialmente por culpa deste problema.
Será que os fãs de anime estão dispostos a perdoar olhos menos detalhados em troca de, sei lá, TERMOS animadores? Esperemos que a resposta seja sim!
Fonte: Otaku USA Magazine