Ondo, um espaço que junta Portugal e a Coreia do Sul, irá abrir as suas portas ao público já no próximo dia 1 de junho de 2020. Pelas mãos de duas coreanas, Ondo trará a culinária do país asiático a todos os portugueses. Um verdadeiro cantinho coreano no Porto!
O ptAnime esteve à conversa com a mente por detrás deste projecto e ficou a conhecer um pouco da sua história e motivações para a abertura deste café/restaurante na cidade invicta.
Ondo – Um Cantinho de Comida Coreana no Porto
O que é o Ondo?
O Ondo é um caffé e cozinha coreana situado no Porto que nasceu com o intuito de presentear todos os clientes com pratos especiais e únicos, que muito provavelmente nunca experimentaram. A ideia é combinar comida tradicional sul-coreana com comidas ocidentais e fazer uma mistura que contenha aventura e segurança, nunca esquecendo o verdadeiro foco.
Porquê o nome Ondo?
O nome deste cantinho tem bastante ligação com o sentimento que a dona do estabelecimento, Kelly, pretende transmitir a todos os visitantes: o aconchego. Dessa forma, “Ondo” em coreano significa “calor”, no sentido de ser aconchegante. Nas suas palavras:
Queremos partilhar o “calor” dos nossos pratos com as pessoas. Esperamos que os nossos clientes venham ao nosso caffé e se sintam em casa. Então optamos pelo nome, “ondo”.
Porquê a cidade do Porto?
Quando a Kelly, a dona do Ondo, trabalhava como fotógrafa e guia em Madrid visitou várias vezes a cidade. Nessa altura, o Porto não era muito conhecido pelos coreanos mas ela sentiu que aquele local iria ser muito popular entre eles. Porquê? Pelas vistas fantásticas e ambiente romântico da cidade. Tal como esperava, desde há dois anos que o Porto se tornou uma das localidades mais populares entre os turistas sul-coreanos. Assim que isto sucedeu, a Kelly moveu a sua empresa para a invicta e iniciou todo o processo de abertura do Ondo.
Quem são a Kelly e a Iris?
A Kelly e a Iris são as forças que darão vida ao restaurante a partir do dia 1 de junho. Vindas ambas da Coreia do Sul, Kelly, como já referimos acima, é a dona do estabelecimento e a Iris a funcionária. Resumidamente, a Kelly viveu em Madrid durante o período de cinco anos e dois anos no Porto e a Iris viveu e viajou por diferentes locais e países por pequenos períodos de tempo.
Para quem tiver interesse, assim que o negócio esteja mais estável, a Kelly planeia contratar um funcionário português como membro da sua equipa.
Ondo – Um Cantinho de Comida Coreana no Porto | Menu
O que posso comer no “Ondo”?
O Ondo pretende trazer a todos os portugueses uma mistura de cozinha tradicional sul-coreana com comidas ocidentais. Alguns exemplos são: Bulgogi com sanduíche, Kimchi com massa, Tteokbokki e queijo ricotta. Mas como uma imagem vale sempre mais que mil palavras, vejam algumas das ofertas nas fotografias abaixo.
Alguns dos pratos do menu, mas vejam infra os mesmos com mais detalhe.
♦ Massa Cremosa de Kimchi (a partir de julho haverá uma opção vegan)
Para quem está a iniciar neste mundo, o Ondo recomenda vivamente esta escolha. As natas e o queijo transformam o sabor do Kimchi em algo mais suave e macio.
♦ Arroz Kimchi com Ovo em Nuvem
Esta é uma clássica refeição diária para os coreanos, conseguida com Kimchi feito à mão. Pode ser um pouco picante mas é uma bela combinação com um ovo em nuvem.
♦ Sanduiche de Bulgogi
O molho especial Ondo é inspirado pelo molho aioli, mas alterado para a receita pelo ponto de vista da cozinha coreana. Esta sanduíche é recheada com carne, contudo a junção com a salada fresca e molho de alho torna-a bastante leve.
♦ Tteokbokki com Bolas de Queijo
Teok, o ingrediente principal do Tteokbokki, é uma espécie de massa de arroz. Normalmente possui uma textura elástica, mas a do Tteok caseiro é mais tenra. É ainda gluten free. Este Tteokbokki pode ser um pouco picante porque é feito com chili em pó utilizado apenas para fazer este prato, trazido directamente da Coreia. No entanto, para os amantes de spicy basta pedir para “aumentar a dose”.
♦ Bolo Nok-cha
“Nok” significa “verde” em coreano e “cha” é o “chá” que nós todos conhecemos. Este é um bolo de chá verde com uma textura aveludada que parece algodão.
♦ Bolo GOGUMA
Este é um bolo que as pessoas na Coreia do Sul comem muito! É naturalmente doce e possui uma textura suave, pelo que é indicado tanto para crianças como para adultos.
Onde posso saber mais Informações sobre o Ondo?
Podes saber todas as informações sobre o Ondo nas suas redes sociais:
Instagram: Ondo_Porto
Facebook: Ondo Korean kitchen in porto
As informações gerais são as seguintes:
Data de Inauguração: 1 de Junho de 2020;
Morada: Rua de S. Victor 148, Porto (10 minutos a caminhar desde o centro do Porto);
Horário: Terça a Sábado – 10h às 17h / Domingo – 12h às 17h / Segunda-feira: Fechado (Este horário é temporário, pelo que devem consultar sempre o Instagram acima).
O Ondo ainda não está presente no uberEats, mas estará em breve, pelo que devem ficar atentos.
O que acharam deste espaço? Deu-vos vontade de visitar? Caso o façam não se esqueçam de partilhar as vossas impressões connosco e, claro, digam à Kelly ou à Iris que conheceram o Ondo através do ptAnime! 🙂