One Piece Capítulo 816 – “Dog Vs Cat”
O capítulo inicia poucos momentos depois em relação aos acontecimentos do anterior. Os Samurais entraram em Zou, acordando o grupo da Robin em sobressalto. Antes de Oda avançar com a narrativa, usa não um mas dois painéis que mostram os desenhos deixados para trás. O que me leva a crer que estamos perante uma pista qualquer sobre os possíveis futuros eventos que nos esperam.
Os alarmes soaram com a chega dos Samurais. Os restantes Mugiwara sobressaltados com a notícia correm em defesa dos amigos, para que os Minks não cometam nenhuma atrocidade desnecessária. No meio do tumulto acontece o que a ilha está programada para evitar: o encontro do “Cão e do Gato”.
Pelo meio de uma aparente séria discussão, existe umas entrelinhas que transmitem respeito, agradecimento e compreensão pelo que ambos passaram durante a estadia de Jack em Zou. Porém, esta não dura muito, dando lugar ao momento mais esperado do capítulo, ou assim achávamos nós. No momento em que Kinemon revela a sua identidade, todas as engrenagens narrativas preparadas ao longo desta saga são alinhadas. O confronto entre o Dia e a Noite termina, estabelecendo-se um silêncio pacífico em Zou.
Toda a construção do capítulo e mesmo de toda a saga, levou-nos a crer que Raizou estaria bem longe. Todavia, na verdade, este sempre esteve em Zou, protegido pelos Mink. Uma proteção que foi obtida com sucesso, através da troca de vidas, braços, pernas e da destruição de um país. Estes pormenores, e as reações de todos os Mugiwara, são o suficiente para nos transmitir o valor da tribo dos Mink.
Este truque de ilusionismo, extraordinariamente bem escrito por Oda, é capaz de transformar um capítulo normal, num dos capítulos com maior peso de toda a saga. Uma semi-conclusão incrível para colocar os pontos nos i’s, aproveitando ainda para desenvolver a narrativa e caracterizar o povo Mink.
Resumindo e concluindo, Wano e Zou são aliados ao ponto de todos os habitantes de Zou estarem preparados para a extinção em troca de um, apenas um habitante de Wano. Este aspeto revela o quão importante é este laço, e quão longe está disposta esta fiel raça a ir por aqueles com quem possuem um laço.
E que melhor forma poderia existir para colmatar todo este evento, que colocar Luffy a sorrir no último painel. Um sorriso que mostra uma personagem que compreende a ação dos Mink, e agora, acima de tudo, uma personagem capaz de fazer o mesmo por eles.