One Piece Capítulo 844 | Manga

31 Outubro, 2016  Por João Simões
4


One Piece Capítulo 844 - "Sanji vs Luffy"   Embora não tenha sido consensual (por parte dos leitores de One Piece), ou até evidente, tínhamos consciência que o comportamento de Nami seria um factor determinante na qualidade deste capítulo. É um pormenor que passa completamente ao lado numa primeira leitura, pois o capítulo…

One Piece Capítulo 844

Progressão Narrativa - 6
Personagens - 6
Arte ou Visual - 9
Consistência Geral - 7.5

7.1

Bom

Pontos Fracos: Possível reciclagem da estrutura narrativa.

Pontos Fortes: Evolução visual e impacto narrativo.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 3.2 ( 1 votos)
7

One Piece Capítulo 844 – “Sanji vs Luffy”

 

Embora não tenha sido consensual (por parte dos leitores de One Piece), ou até evidente, tínhamos consciência que o comportamento de Nami seria um factor determinante na qualidade deste capítulo. É um pormenor que passa completamente ao lado numa primeira leitura, pois o capítulo está estruturado para nos dar um forte impacto emocional entregue numa estrutura aparentemente reciclada de acontecimento anteriores: Nami em Arlong Park e Robin em Ennis Lobby.

 

one-piece-844-nami-robin-sanji

 

Como uma das personagens mais inteligentes de One Piece era esperada uma reação mais perspicaz, algo que mostrasse a forma como ela conseguiu interpretar a situação de Sanji, e a forma como a poderia contornar. Em vez disso obtivemos uma reação puramente emocional, e que retrata uma ligeira hipocrisia uma vez que ela, melhor que ninguém, tem a experiência necessária para se colocar nos pés dele.

 

one-piece-844-nami

 

No entanto, e apesar de tudo isto, acho que é importante refletir se será só isso… será que estamos realmente perante um esgotamento de ideias de Oda ou até, por outro lado, um esquecimento de que já tinha ido por este caminho? Será que Nami não percebeu realmente nada ou será que Oda se esqueceu do passado dela?

 

one-piece-844-nami-sanji

 

Abandonando todos estes possíveis lados negativos do capítulo, vamos então mergulhar um pouco no restante conteúdo. A partir do momento que ignoramos a forma como tudo foi escrito, de modo a atingir o seu propósito, encontramos um sumo com grande qualidade não só pelo impacto na evolução técnica de One Piece mas também pela forma como Luffy é visto enquanto Capitão.

 

one-piece-844-luffy-nami-sanji

 

De um ponto de vista visual temos uma bela quantidade de painéis para desgostar. Há uns capítulos atrás afirmei que o enquadramento, movimento e conjugação de painéis, em sequências de luta, tinha sido melhorado. Mas, só conseguiria comprovar (com mais certezas) quando houvesse de novo uma batalha que assim o exigisse. Claramente contra Cracker, a luta foi menos convencional, menos “física”, e portanto não dá para retirar esse tipo de conclusões. No entanto, aqui é bem diferente, e mesmo que Sanji tenha sido o único a batalhar, é notável a limpeza e precisão de cada movimento.

 

one-piece-844-luffy

 

Do ponto de vista narrativo temos as pesadas ações de Sanji, seja pela forma como falou, seja pela forma como agiu. Ações estas que deram espaço para que Luffy pudesse agir com uma firmeza incrível. Vê-mo-lo, pela primeira vez, a vocabulizar o quanto cada nakama é importante para ele, pelo menos de uma forma tão forte e ao mesmo tempo “fatalista”. São todos insubstituíveis ao ponto de o vermos afirmar que sem Sanji ele não consegue tornar-se Rei dos Piratas, e acima de tudo não quer continuar a aventura sem ele. Pelo lado do leitor (e até pelo lado de algumas personagens), muitas foram as ocasiões que se formaram vozes a afirmar que Luffy não está talhado para ser Capitão. Todavia, é precisamente através das controversas ações de Sanji que se abre a janela para que Luffy nos possa relembrar o que significa ser um verdadeiro Capitão, e que ele, melhor que ninguém, o sabe ser!

 

one-piece-844-luffy-sanji

 

Portanto, resumindo e concluindo, apesar de ter sido um capítulo aparentemente desenhado numa estrutura já utilizada, penso que (para já) o brutal conteúdo visual e o impacto narrativo são suficientes para o tornar em algo bom e muito importante.

 

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




4 Comentários

Podem começar a colocar a capa do capítulo como imagem do artigo, por exemplo, sff? Quem não segue o manga não devia levar com imagens deste tipo, na minha opinião. Não sei quem são essas personagens, mas agora sei que existem pessoas da linhagem do Sanji ou algo a ver com ele de alguma forma.
É só uma opinião. Obrigado.


Concordo com a análise do capítulo.
Apesar de ter gostado, em termos pessoais, considero que de facto, esteve um bocado abaixo das expectativas.
No lado negativo do capítulo, temos o comportamento de Sanji, que dada a sua inteligência, era expectável que tivesse algum plano para contornar esta situação da melhor forma possível. Pode ser que esse plano seja revelado no decorrer da história, mas até agora tivemos uma actuação extremamente semelhante à de Nami e de Robin, em situações anteriores.
Por outro lado, a grande surpresa pela positiva, para mim, foi o sentido de justiça do capitão Luffy, que aos poucos se está a tornar cada vez mais num verdadeiro líder na equipa dos Mugiwara. A sua acção reflecte o seu amadurecimento enquanto pessoa, e principalmente, enquanto capitão da tripulação.
Ainda tenho expectativas para o resto desta saga, porque acredito que ainda irão ocorrer mais pontos positivos do que negativos.

Cumprimentos,
Ryuk


    Estou como tu. Pessoalmente gostei muito do significado do capítulo, das “consequências” que ele trás às personagens e à narrativa. Principalmente ao desenvolvimento do Luffy enquanto capitão. Mas a forma como foi entregue, para já, deixa a desejar.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Steins Gate 0 revela Data de Lançamento Ocidental | Videojogo A PQube anunciou que vai lançar Steins;Gate 0, para a PlayStation 4 e PlayStation Vita, na Europa a 25 de novembro, e na América...