One Piece Filme 1 | Análise

por Renato Sousa
One Piece Filme 1
Depois da análise à série, primeiro artigo publicado no ptAnime, One Piece regressa agora ao centro das atenções neste espaço, desta vez para se conhecer melhor aquele que foi o primeiro filme baseado na obra original, da autoria de Eiichiro Oda. Será que esta longa-metragem também conseguiu surpreender pela positiva?…

One Piece: Filme 1

Enredo - 6.4
Personagens - 7.2
Produção Visual - 7.1
Banda Sonora - 7.9

7.2

Bom

Um filme próprio para divertir os grandes adeptos de One Piece. Impróprio para quem está agora a entrar neste mundo de piratas criado por Eiichiro Oda.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
7

Depois da análise à série, primeiro artigo publicado no ptAnime, One Piece regressa agora ao centro das atenções neste espaço, desta vez para se conhecer melhor aquele que foi o primeiro filme baseado na obra original, da autoria de Eiichiro Oda. Será que esta longa-metragem também conseguiu surpreender pela positiva?

 

One Piece Filme 1 | A História

A par do já bem popular Gol D. Roger, outrora existiu outro pirata também muito famoso, Woonan. Ao contrário do primeiro que se afirmou como o Rei dos Piratas, o segundo ficou conhecido como o “Grande Pirata do Ouro”, uma vez que, segundo reza a história, conseguiu obter um 1/3 de todo o ouro existente no planeta.

Se tudo isto é apenas um mito, isso não se sabe, mas a verdade é que a mensagem foi passando de geração em geração, constando-se que todo o ouro conquistado por Woonan se encontra reunido algures numa ilha dos oceanos.

Piratas e mais piratas tentaram encontrar a ilha ao longo dos tempos e o ouro de Woonan, mas sempre sem sucesso. Agora, a lenda chegou aos ouvidos de um outro pirata, El-Drago, que de tão ganancioso que é vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para encontrar o ouro reunido pelo pirata lendário.

Contudo, durante a sua travessia, El-Drago vai-se cruzar com os Straw Hats que, ao perceberem quais são as suas verdadeiras intenções não lhe vão facilitar a vida, envolvendo-se também eles nesta enigmática aventura. Será toda a história de Woonan apenas um mito? Ou existirá realmente este “local dourado”, onde descansa Woonan e os seus bens?

 

One Piece Filme 1

Woonan

 

One Piece Filme 1 | Ambiente e Enredo

Ao tratar-se de um filme desde logo está em causa a parte do enredo, uma vez que uma produção deste calibre nunca consegue ter a longevidade de uma série e, por consequência, desenvolver muito em termos de história. Esta é, portanto, uma obra muito simplista, pelo que a preocupação em criar grande suspense, drama e intensidade emocional é diminuta.

Na verdade, se há filmes que até têm como objetivo surpreender com um enredo um pouco mais desenvolvido e detalhado, tal não é o que aqui se pretende. Esta primeira longa metragem de One Piece tem uma história extremamente objetiva porque a sua ideia principal passa por entreter o espetador com uma boa dose de divertimento. A maior prova disso são as personagens que aparecem em cena. Monkey D. Luffy já nós conhecemos bem, assim como os outros membros que naquela altura faziam parte dos Straw Hats, não havendo dúvidas que todos eles são cómicos à sua própria maneira. Mas para além deles, os próprios antagonistas foram desenhados de uma forma orientada para a diversão e a maneira como agem e falam também vai de encontro a isso mesmo.

Já em termos de banda sonora, esta produção está num nível muito semelhante ao da série, o que de certa forma já era de esperar e ajuda a que o filme seja mais agradável para o espetador. Quem gosta de One Piece, certamente que não se cansa de ouvir as músicas que dão uma maior profundidade a esta aventura.

 

One Piece Filme 1

 

One Piece Filme 1 | As Personagens

Visto que alguns dos Straw Hats foram apresentados na análise que efetuei à série em 2011, vou aproveitar este tópico para falar um pouco de outras personagens importantes para o rumo dos acontecimentos deste filme, nomeadamente El-Drago, Ganzo e Tobio.

El-Drago é, como já dei a entender, o principal vilão do filme. A sua maior paixão é o ouro, pelo que ao ouvir falar de Woonan não vai hesitar em procurar o mapa que o possa levar à ilha do ouro. À semelhança de Luffy, também El-Drago comeu um fruto do diabo, neste caso o Goe Goe no Mi, que lhe permite emitir ondas de som com um enorme poder de destruição.

Ganzo é um velho cozinheiro de oden (prato japonês), refeição à qual dedicou toda a sua vida e que lhe permitiu ganhar a vida. Apesar de não dar grande importância a acontecimentos que desafiem a sua vida calma e pacífica, Ganzo também vivenciou algumas grandes aventuras no passado.

Tobio é o neto de Ganzo e, ao contrário do avô, um rapaz sonhador e com um enorme espírito aventureiro. O lendário Woonan é parte fundamental na conceção deste estado de espírito no rapaz, pois Tobio acredita que o “Grande Pirata do Ouro” existiu mesmo.

 

One Piece Filme 1

 

One Piece Filme 1 | Juízo Final

Em suma, pode-se dizer que este primeiro filme de One Piece, apresentado no ano 2000 ao público, é uma peça fundamental no repertório de alguém que se considere minimamente fã da obra de Eiichiro Oda. Ainda que não seja um projeto nada por ai além, o filme consegue nos divertir bastante e, quanto mais não seja, permite-nos recordar os velhos tempos em que os Straw Hats se estavam a formar, altura em a Marinha não era uma grande preocupação e as aventuras vivenciadas eram bem mais banais.

Além do mais, visualizar o filme nesta altura dá também para perceber o quanto a obra evolui, particularmente em termos gráficos e de animação pois, como facilmente se percebe, os recursos para este ramo da produção eram bem mais limitados há 14 anos atrás.

para quem pretende dar uma oportunidade a “One Piece”, este não é o melhor ponto de partida, com exceção da vertente humorística incutida nas personagens que está ao seu melhor nível. Para este público, eu pessoalmente recomendo que a viagem pelo presente universo de piratas comece aqui.

 

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”BudM-BNRPCo”]

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.