A Toei Animation prepara a chegada do nosso grupo adorado de piratas à ilha de Dressrosa, através da inclusão de alguns fillers. Por cá, decidi aproveitar esta “pausa” na história para uma análise à saga recém terminada, Punk Hazard. Vou então avançar para para um breve recapitular dos acontecimentos e para os efeitos que estes provocaram nos espectadores da série.
One Piece Saga Punk Hazard | Análise
A entrada dos Straw Hat Pirates no Novo Mundo foi um acontecimento que suscitou grande interesse entre os fãs. Todos queriam ver a diferença do novo local para a travessia feita na primeira parte da Grande Linha. Ainda por cima quando era sabido que a G-5 estava de olhos postos nos nossos amigos.
Pois bem, a verdade é que não se viu nada de extraordinário, se assim se pode dizer. Apenas a entrada em mais uma ilha atípica. Punk Hazard é constituída por uma parte totalmente gelada e outra de grande calor, habitada por fortes labaredas. Nada capaz de surpreender, particularmente depois do que se viu em Fishman Island. Com o avançar da história percebeu-se o porquê do terreno estar sob o controlo destes dois grandes elementos: o Fogo e a Água. Todo o mérito vai para Eiichiro Oda que constrói sempre tudo com lógica.
Continuando, logo após a introdução a Punk Hazard, aí sim começaram-se a desenrolar coisas bastante interessantes. Trafalgar Law, o cirurgião de Luffy após a batalha de Marine Ford, e um dos sete Warlords of the Sea, surgiu na mesma ilha dos nossos amigos na sua forma mais enigmática de sempre.
Law pretendia passar despercebido a muita gente, mas o cruzamento com Smoker e Tashigi foi inevitável. Ainda bem, visto que Smoker e Law entraram num frente a frente que fez as delícias dos espectadores na altura. Afinal de contas, não é todos os dias que estas duas personagens mediáticas da série entram em ação. Assim, em termos de luta, a saga proporcionava desde muito cedo grandes momentos, mas faltava outra parte essencial. Falo do suspense e mistério habitualmente presentes no enredo que só surgiriam mais tarde.
One Piece Saga Punk Hazard | O Vilão Caesar Clown
Retomando então o relato, também por esta altura já andavam os Straw Hats divididos em dois grupos. Um fator bastante comum em partes anteriores da história. Este paralelismo de acontecimentos na ilha foi dando vida à história. Em cada local se recolhia uma pista sobre o que por ali se passava. Não tardou assim o aparecimento de Caesar Clown, o grande vilão de Punk Hazard, e a revelação dos seus planos maquiavélicos.
Desde o primeiro momento se percebeu que Caesar estava longe de poder ser comparado a um Rob Lucci, Crocodile ou até mesmo a Enel. O antagonista deixou muito a desejar, tanto em termos de personalidade como em estilo.
Seja como for, a existência de um vilão não muito atrativo, mas poderoso, foi compensada. Falo da presença de Trafalgar Law por ali e da Aliança que este formou com Luffy. Uma junção que promete dar muito que falar! Cedo se soube que o objetivo era capturar o Master e em breve derrotar um dos Quatro Imperadores dos mares. Ou seja, uma situação criada para nos entreter principalmente no futuro! Só o imaginar deste duo aliado em ação anima qualquer espectador. Tal espetáculo deve começar em breve e, tudo indica, com opositores de luxo.
Já na segunda metade da saga começaram a surgir os esperados combates. Luffy e Caesar travaram mais do que um duelo. Todos eles em grande estilo e dignos das expetativas criadas por ambas as personagens. Previsível era o vilão resistir até ao final através de uma demonstração de poder da sua parte. Um fator que forçou a criação de outras alianças (temporárias), com um trio fabuloso no comando das operações para derrubar o cientista maluco: Smoker, Law e Luffy.
One Piece Saga Punk Hazard | Introdução a Dressrosa
As circunstâncias forçaram ainda a existência de várias aventuras até se chegar ao clímax da saga. Pelo meio, houve espaço para o aparecimento de um novo inimigo, desta vez relacionado com a Marinha.
Conhecido por “Demon Bamboo” Vergo, este foi o principal responsável por fazer a ligação com a próxima saga (Dressrosa), apresentando caraterísticas bem interessantes. Por esta altura, o que saberíamos nós de Doflamingo e Law, se não fosse este falso Vice-Almirante da Marinha, que voltou a colocar Smoker em ação?
A grande riqueza de Punk Hazard esteve nestes momentos. Enquanto grandes embates deflagravam por todo o lado, revelações inesperadas iam surgindo, para nosso grande regozijo.
Por fim, e não menos dignos de serem mencionados nesta análise, surgem Kin’emon e Momonosuke. Dois Samurais (pai e filho) que apareceram em várias peripécias ao longo dos episódios, mas sem grande relevo até à data. Os seus momentos mais importantes parecem estar guardados para Dressrosa. A ilha à qual tencionam chegar na companhia dos nossos heróis.
Quanto à parte de menor interesse da saga, terá sido mesmo a das crianças raptadas por Caesar para fazerem de cobaias nas suas experiências científicas. Esta terá sido provavelmente incluída para a presença de algum sentimentalismo na saga.
One Piece Saga Punk Hazard | Juízo Final
Em suma, Punk Hazard não foi uma saga espetacular. Até porque o ritmo lento dos episódios nunca permitira tal coisa. No entanto, esta parte da viagem conseguiu ser agradável graças ao efeito “novidade” que foi o Novo Mundo.
Mas não só! Também pela aliança que Law e Luffy formaram, e pelos belos combates que estas duas personagens, a par de outras bastante poderosas que também marcaram presença no local, nos conseguiram proporcionar ao longo dos vários episódios. Por outro lado, falhou, acima de tudo, a presença de um antagonista com maior qualidade e a existência de uma ameaça mais interessante que não um gás tóxico letal.
Só mesmo para concluir, se Fishman Island se pode considerar uma saga de transição, não tendo deixado grandes enigmas para os momentos seguintes da obra, Punk Hazard melhorou muito nesse aspeto. Esta última conseguiu fazer uma digna introdução a Dressrosa, a Donquixote Doflamingo e a tudo o que promete agitar este universo nos próximos tempos.
Análises
One Piece: Punk Hazard
A chegada dos Straw Hats ao Novo Mundo não foi nada por ai além. Repleta de histórias e revelações interessantes, a saga de Punk Hazard teve como grande objetivo preparar o que de épico se adivinha vir a acontecer nos próximos episódios de One Piece.
Os Pros
- As presenças de Trafalgar Law e Smoker na ilha.
- O desenrolar do enredo e a forma como foi capaz de deixar o espectador a morrer de ansiedade pela saga de Dressrosa.
Os Contras
- A ausência de um vilão capaz de competir com os melhores antagonistas da obra.