One Piece Volume 81 | Análise Manga

17 Abril, 2017  Por Renato Sousa
0


  One Piece Volume 81 - "Let's Go See The Cat Viper"   Ainda que a chegada a Zou tenha ocorrido no volume anterior de One Piece, só neste número 81 é que começaram as explicações e os flashbacks de tudo o que se passara naquela ilha antes de Luffy…

One Piece Volume 81

Capa - 7.8
Enredo - 8.1
Arte ou Visual - 8.5
Consistência Geral - 8.1

8.1

Muito Bom

Zou revelou-se uma ilha com caraterísticas muito interessantes. Por outro lado, está em marcha o que parece ser a exploração ao detalhe de outra personagem do grupo de Luffy.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

 

One Piece Volume 81 – “Let’s Go See The Cat Viper”

 

Ainda que a chegada a Zou tenha ocorrido no volume anterior de One Piece, só neste número 81 é que começaram as explicações e os flashbacks de tudo o que se passara naquela ilha antes de Luffy e companhia lá chegarem. E muito se passou! Isto numa fase em que Eiichiro Oda voltou a pegar numa personagem dos próprios Straw Hats para explorar fortemente o seu passado.

 

Ataque a Zou por Jack The Drought

Com muito para contar, a primeira ronda de acontecimentos passados foi focada em Jack, um dos subordinados mais importantes do Imperador Kaido, King of the Beasts. Este invadiu a ilha em busca de Raizo, um ninja que já ouvimos falar anteriormente pela boca de Kin’emon e Kanjuro, mas que até agora nem vê-lo. Se bem que, pelo desfecho do último capítulo deste volume, deve estar mesmo para breve. Será uma personagem realmente importante para a história? Tudo indica que sim, pelo menos devido à grande avalanche de acontecimentos que este fez despoletar na história.

Mas voltando ao centro deste tópico, inicialmente fiquei desiludido com Oda. Já sabia que ele adorava animais, mas estava a achar totalmente estúpido ver um mamute como um dos elementos de maior importância na armada de Kaido. Por mais que o seu título seja King of the Beasts. Só quando Jack foi obrigado a assumir a forma humana é que deu para perceber tudo. Isto é, que a forma animal era resultante do seu poder. Não sei se vocês perceberam logo isto ou se tiveram a mesma ilusão que eu, mas para mim foi um alívio encontrar ali algum “senso”! É que de One Piece, como é sabido por experiência, pode-se esperar mesmo de tudo!

 

 

Particularidades da Ilha Zou

Com todos os grandes acontecimentos que ocorreram em Zou nos últimos dias da história de One Piece, não podiam deixar de vir à baila várias caraterísticas que destacam este local onde habita a Tribo Mink.

A mais especial de todas é, sem dúvida alguma, o facto da Ilha Zou estar situada no lombo de um elefante milenal: Zunisha. No entanto, não podia deixar de referenciar e achar interessante o facto de existirem dois líderes em Zou, cujos horários de atividade foram feitos para que os dois nunca se cruzem. Enquanto o Cat Viper dorme, o Duke Dogstorm cuida da região, e vice-versa. Tudo porque já travaram várias batalhas antes e não se podem ver. Ainda que sou levado a crer que existe uma explicação mais profunda para este caso. A ver vamos! Não esquecer que este facto originou a batalha original (por turnos) entre os dois líderes de Zou e Jack.

 

 

Os Novos Heróis da Ilha Zou

Quem mais podiam ser, senão os nossos adorados Mugiwaras? Eles que conseguiram salvar Zou de duas maneiras diferentes ao mesmo tempo. A presença na ilha de Nami, Chopper, Sanji, Brook, Cesar e Momonosuke para socorrerem a população, ao mesmo tempo que Luffy tirava Jack de lá ao derrotar Doflamingo. Caso para dizer que Eiichiro Oda voltou a fazer das suas.

Porém, a meu ver, “borrou um bocado a pintura” numa cena anterior relacionada com este assunto. Achei estúpido no meio de tudo isto a parte da fuga ao navio da Big Mom. Então Pekoms, Bege, Tamago e companhia conseguiram saber para onde iam os nossos amigos por ouvirem-nos a falar com Luffy? Demasiado forçado!

 

 

À espera de Sanji! | One Piece Volume 81

Em suma, a primeira metade desde volume conseguiu criar bastante ansiedade e expectativa no leitor. Diria mesmo aborrecimento pela forma lenta como as personagens recordaram e avaliaram os vários acontecimentos recentes de Zou. A ausência de Sanji já se fazia sentir pelo que esse era o maior ponto de interesse naquela altura. Foi da maneira que tivemos um volume em crescimento de qualidade e interesse.

 

 

Casamento de Sanji e Pudding

A chegada dos Big Mom Pirates a Zou trouxe consigo a melhor parte desta Manga One Piece Volume 81. O facto de Pekoms fazer parte dos Minks. A impiedade de Capone Bege, um Supernova que conhecíamos pouco até esta altura. O casamento inesperado de Sanji Vinsmoke com Charlotte Pudding, uma das filhas da Big Mom. O levantar do véu sobre a família Vinsmoke e a sua importância neste universo de piratas.

Mais uma vez, no meio disto tudo encontrei um elo de ligação de grande valor e outro que me desapontou. Começando pelo pior, Pekoms devia ter perdido a vida quando foi atacado por Capone “Gang” Bege. Da maneira como tudo se passou, não faz grande sentido ele ter sobrevivido. Já sei que poucas personagens morrem nesta obra (só mesmo as mais importantes e mais queridas ao que parece!) e que ainda desconheço o poder de Pekoms. Todavia, como a cena se desenrolou, não podia ter sido de outra forma. À traição de Bege devia-se ter seguido a morte de Pekoms. Ele que agora será chave para a decisão final dos Straw Hats sobre o que fazer a seguir.

 


 

Na outra face da moeda, coloco a forma como Sanji, no interior do castelo de Capone, avaliou a situação e juntou todas as peças do puzzle quando estava altamente pressionado e em choque por novo assombramento do seu passado. A forma como percebeu o porquê de o seu poster de captura exigir que o entregassem apenas vivo foi muito boa. Sobre a sua decisão e comportamento, não era de esperar outra coisa. Ainda que torço também um pouco o nariz à facilidade como atirou Nami, Brook e Chopper para fora do castelo de Bege.

 

 

Sanji Vinsmoke | One Piece Volume 81

Depois de Robin e do caso CP9, estaremos prestes a ver algo do género acontecer com o cozinheiro dos Straw Hats? Uma personagem que só agora conhecemos o seu apelido? Vinsmoke! A decisão de Luffy em relação ao que fazer sobre esta situação ainda não é clara. Contudo, confesso “estar em pulgas” para ver o que se vai passar a seguir. Isto porque Water 7 e Ennies Lobby foram os meus arcos de eleição em One Piece, até à data.

Resumindo, não restam dúvidas que One Piece está ao rubro pura e simplesmente por aquilo que neste momento se coloca em perspetiva. Em particular, a decisão pendente de Luffy que deverá pender pelo resgate de Sanji. Haverá nova separação do grupo? Independentemente de ser essa ou outra a decisão, os Straw Hats estão sujeitos a encontrarem inimigos vindos de dois lados: Kaido e Big Mom!

 

 

Raizo | One Piece Volume 81

Ainda antes de finalizar esta análise tinha, inevitavelmente, de voltar a trazer Raizo para a questão. A ligação surpresa de Zou com o Wano Country, especificamente, com a família Kozuki, deverá ser dos primeiros temas abordados no próximo volume.

Creio que grande parte dos leitores ficou como eu e como os Straw Hats quando perceberam que os Minks tinham mesmo escondido Raizo de Jack. Em choque! Pelo sofrimento e tortura a que aquele povo foi sujeito e, mesmo com a sua extinção em jogo, mantiveram o ninja bem protegido de Jack The Drought e companhia.

Uma situação que dá que pensar. Passo a explicar. Os Minks são um povo que podemos associar a uma combinação de parte humana com animal. Está mais que provado que grande parte dos humanos são facilmente “comprados” e manipulados. Aqui não foi o caso, ou seja, podemos deduzir que a resistência em causa terá vindo da parte animal dos Minks?! Por outras palavras, será que Oda tinha a intenção de passar para os seus leitores esta mensagem, crítica, alerta, ou outra coisa que lhe queiram chamar? Fica a dúvida no ar …

 

 

Comentários do Facebook




Renato Sousa
Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.







Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen − nine =


Outras Histórias
Yoshiyuki Tomino - Projecto de Gundam Reconguista in G em desenvolvimento Para muitos, o nome Yoshiyuki Tomino será algo desconhecido, mas considerem este senhor como um marco na história da animação...
Partilhas