Título: Ookami Shoujo to Kuro Ouji
Adaptação: Manga
Produtora: VAP, TYO Animations
Géneros: Shoujo, Comédia, Vida Escolar, Romance
Ookami Shoujo to Kuro Ouji | Enredo
A entrada para o secundário é um cenário deveras assustador para a maioria dos jovens adolescentes. Para Erika Shinohara é uma questão de vida ou de morte. Aterrorizada com a ideia de ficar sozinha, Erika acaba por escolher o pior tipo de “amigas”. Uma bola de neve de problemas é criada, e sem que a mesma se aperceba acaba por traçar uma vida escolar bem complexa.
Em desespero, procura solução num belo rapaz, completamente desconhecido… ou não! O seu salvador é, nada mais nada menos, que o príncipe da escola, Kyouya Sata. Conseguirá Erika viver um verdadeiro conto de fadas?
Pois bem, parece que não! A premissa é então formada, rapariga de personalidade fraca, ingénua e extremamente carente, formula uma mentira para mascarar a sua falta de experiência sexual e de relações básicas com o sexo oposto. Não se podem esperar surpresas em obras deste género. Sem menosprezar o romance juvenil, é realmente perceptível o decorrer das ações e consequências das mesmas. Em compensação, temos personagens que captam alguma da nossa atenção, em especial o protagonista masculino, Sata. De personalidade duvidosa, procura ser o elemento impulsionador de toda a narrativa.
O traço shoujo é explorado em toda a sua plenitude. Desde o ambiente escolar simples, com as personagens tipo a surgirem consecutivamente, e a relação difícil, e um pouco sádica, entre a protagonista e o amado. Neste primeiro episódio é nos descortinado, de forma simples e progressiva, toda a possível narrativa.
Ookami Shoujo to Kuro Ouji | Ambiente
O traço e organização de todo o ambiente pouco foge à obra original. A primazia demonstrada na criação dos vários cenários é, sem dúvida, algo a realçar. Com alguma especulação e perspicácia, detetamos as várias “pontas soltas” espalhadas ao longo deste primeiro episódio, cultivando a curiosidade do espetador.
A iluminação clara e os tons pastel preenchem um ecrã, num jogo de cores simples e doce. O público alvo é francamente estabelecido não só pelo enredo base, mas igualmente por todo o cenário calmo, romântico, onde o foco da qualidade técnica recai sobre o desenho dos protagonistas, o que se reflete numa obra pobre em design, se avaliada como um todo. Em contrapartida, tudo relacionado com Erika é pormenorizadamente trabalhado, a sua batalha interna contra o pensar e agir, as suas verdadeiras opiniões e suas verdadeiras expressões, compõem um universo repleto de frames expressivos, inners desesperadas e adoráveis orelhas de cão, onde o apreço pela protagonista é cultivado aos poucos.
Ookami Shoujo to Kuro Ouji | Potencial
As obras de género shoujo são de construção extremamente lenta e progressiva, enriquecida por pequenos clímax, próximo do meio e fim da obra, como tal, dificilmente podemos deduzir, em apenas um episódio, a qualidade da obra final.
Se a produtora continuar tentada a seguir a obra original, quase que religiosamente, podemos esperar uma narrativa que se irá demonstrar verdadeiramente atrativa e desafiante para os mais românticos. As melhorias em relação a alguns elementos, como é o caso da apresentação inicial do protagonista masculino, poderão suscitar ainda mais o interesse ao cultivar o mistério em volta do mesmo.
O limiar aceitável entre adaptação fiel e auto-promoção levam-me a recomendar esta obra aos apaixonados pelo género shoujo. Quem não é apreciador do romance japonês escolar tradicional não aconselho de todo, a narrativa é linear com poucos picos, as personagens poucas variações sofrem, e o romance serve como motor orientador de toda a ação.
[penci_review]
Queres ler mais sobre a franquia? Lê os artigos abaixo:
Ookami Shoujo to Kuro Ouji | Primeiras Impressões
Ookami Shoujo to Kuro Ouji | Análise
Ookami Shoujo to Kuro Ouji OVA
Autor de Ookami Shoujo To Kuro Ouji lança novo manga
Ookami Shoujo to Kuro Ouji – Uma Reflexão Romântica
Comentários sobre post