O produtor de música anime Akihiro Tomita, diz que a Netflix e streaming online, vão mudar a extensão dos temas opening e ending em anime.
Openings Anime Tradicionais vão Mudar? – Previsão de Produtor Musical:
A 9 de setembro num evento “Anime Industry Cross-Talk” no Shinjuku Loft Plus One, Tomita partilhou os seus pensamentos sobre o futuro da indústria anime. Ele disse que criar versões de 90 segundos de temas opening e ending, tornou-se o padrão para a TV Japonesa ao longo dos anos, mas que este não é o caso para plataformas internacionais e streaming online. Em particular, a Netflix corta os ending e automaticamente passa para o próximo episódio.
À medida que o modelo de binge watching se torna norma no Japão, as músicas para temas anime vão também ter que se adaptar a ele. Este é já é o caso de B: The Beginning, o qual tem um tema opening abreviado, sem letra nem créditos, enquanto que o tema ending dura cerca de dois minutos e meio e inclui todos os créditos que normalmente estariam no opening.
Tomita previu ainda que as canções que outrora teriam sido planeadas para ser opening ou ending, serão em vez disso usadas como insert songs. Usualmente, o propósito de um tema opening ou ending é ser tocado todos os episódios e tornar-se uma parte “icónica” da série, mas com o modelo Netflix faz mais sentido passar as músicas durante cenas chave do anime.
“A lógica da transmissão televisiva não se aplica mais à era de streaming“, disse ele em jeito de conclusão.
Akihiro Tomita é um co-fundador da empresa de produção musical anime, Hifumi. Ele trabalha com artistas como Maon Kurosaki e ClariS.
No “Anime Industry Cross-Talk”, o produtor anime Yoshitada Fukuhara e o realizador anime Seiji Mizushima, juntaram-se a Tomita. O tema da conversa foi “O Presente e Futuro do Anime”. Fukahara prevê que a animação Chinesa vai apanhar a animação Japonesa, levando a mais co-produções, enquanto que Mizushima-sensei prevê que animação em papel vai eventualmente ser inteiramente substituída por animação digital.
Artigos Relacionados:
TOP 10 Openings Anime 2017 | Pedro Costa
Netflix como Fonte Anime | Lista 2018
Fonte: Anime News Network