A Temporada de Verão de 2016 trouxe consigo maravilhosas adaptações cuja a sua localização encontra-se no mundo real! A excitação para ver os deslumbrantes cenários reais a serem reproduzidos é grande, e a rubrica Anime vs Vida Real de hoje concentrar-se na segunda parte da definição de mundo real de Orange.
Nota: Esta rubrica trata-se de uma tradução literal do artigo fonte, que se encontra em anexo no final deste artigo.
Orange Anime vs Vida Real Parte 1
Orange é uma série anime baseada no manga com o mesmo nome, onde os acontecimentos são desenvolvidos na cidade de Matsumoto, na Prefeitura de Nagano.
Os cenários de Orange são bastante agradáveis, uma vez que a cidade se encontra completamente rodeada por montanhas. Matsumoto é uma porta de entrada para entusiastas e amantes da natureza, oferecendo fácil acesso a lugares como Kamikochi, um belo vale cénico no Parque Nacional de Chubu-Sangaku ou o Planalto de Utsukushigahara, no Parque Nacional Yatsugatake-chushin Kogen.
No entanto, a própria cidade também tem um grande número de espaços verdes para oferecer, sendo um deles o Parque Agatanomori, anteriormente mencionado. O parque é usado no anime como um atalho porque Naho tem, basicamente, que passar por ele todos os dias para chegar à escola. Na verdade, quando lá estive metade das pessoas presentes no parque pareciam ser estudantes, pelo menos foi essa a minha impressão. Em Orange Anime vs Vida Real Parte 1 referi que o Parque Agatanomori não aparenta ser uma grande atração turística, uma vez que nunca foi realmente mencionado em quaisquer folhetos turísticos ou guias. O que pode explicar o porquê de ter estado bastante calmo e vazio, pelo menos em comparação com todos os outros lugares que visitei em Matsumoto – que não é uma coisa má.
O recinto do parque foi outrora o terreno de uma antiga escola japonesa. A escola foi construída numa estrutura de madeira ao estilo ocidental no início do século 20. Os antigos edifícios da escola são agora o lar de uma biblioteca pública e de um Museu Memorial da Escola Pré-guerra.
Como mencionado acima, este artigo vai concentrar-se fortemente no Parque Agatanomori, e cobrirá o segundo e terceiro episódio de Orange.
No segundo episódio, Kakeru e Naho decidem dar um pequeno passeio através do Parque Agatanomori para resolver um pequeno mal-entendido, depois de Naho ser tímida demais para dar o bento que ela fez para Kakeru. O único local mostrado no segundo episódio, além da escola, é este pequeno parque – não há realmente muito para falar. Dito isto, recomendo atenção extra para os detalhes colocados nas imagens. O estúdio de animação Telecom Animation Film fez claramente um grande trabalho na recriação do parque no anime. Quase tudo mostrado no anime está lá na vida real.
Este pequeno lago é o coração do parque e situa-se no centro do mesmo. Os cenários do anime são sempre muito bonitos também à conta de todas as montanhas que podem ser vistas à distância. O mesmo acontece no seu homólogo do mundo real – a paisagem do parque com as montanhas a poderem ser vistas em todas as direções por onde olhamos.
A parte detrás de uma antiga escola.
Não, esses não são a versão real de Kakeru e Naho. Aquele casal encontrava-se a desfrutar da tarde no parque – curiosamente, no mesmo local que os nossos protagonistas anime (será que foi de propósito?). Eles estavam ativamente a apanhar Pokémon através da aplicação Pokémon Go, se me é permitido compartilhar isto sobre o encontro deles.
Aquela viga estava coberta de cocó de pássaro, logo sim, também pássaros reais gostam de se sentar lá. Infelizmente, eu não fui capaz de apanhar nenhum na câmara.
Protege esse sorriso Naho!
Estas duas fotos mostram tiradas na Colina de Koboyama. A quadrilha (do futuro), provavelmente parou naquele lugar porque existe realmente um cemitério no topo da colina. Presumo que Kakeru tenha sido enterrado lá no anime.
Eu não sei como fui errar o ângulo nesta foto, na minha cabeça, tinha a certeza que estava direito, mas acho que consegues perceber pelas fotos. O anime, por algum motivo, tem uma enorme obsessão com linhas eléctricas.
Imagens Bónus:
Estação de Matsumoto.
Edifício NHK a caminho do Parque Agatanomori, e a entrada para o parque.
A antiga escola secundária no Parque Agatanomori.
Se já estás a pensar em ir ao Parque Agatanomori, é apenas preciso atravessar uma reta de vinte minutos a pé da estação de Matsumoto. Em alternativa, podes também apanhar um autocarro que dá a volta à cidade de Matsumoto (conhecido como Town Sneaker) na direção oriental, que te leva lá em cerca de 15 minutos, e custa apenas uns meros 200 ¥ (cerca de 2 euros).
E vocês, que anime conhecem em que os cenários são baseados nos reais?
Primeira Parte || Terceira Parte
Fonte: Crunchyroll