Ore Monogatari!! | Primeiras Impressões

por João Simões
Título: Ore Monogatari!! Adaptação: Manga Produtora: Madhouse Géneros: Shoujo, Romance, Slice of Life Ficha Técnica: Disponível   Opening "Miraikei Answer" - TRUSTRICK https://www.youtube.com/watch?v=4v6c3yNAVvg   Enredo Ore Monogatari!! conta-nos a história de um rapaz com um "alto" problema, onde a sua disparidade física e mental lhe criou diversos momentos de tristeza silenciosa. Um dos melhores exemplos que…

Ore Monogatari!!

Enredo - 6.8
Personagens - 7.8
Produção Visual - 7
Banda Sonora - 6.7

7.1

Potencial

Pontos Fracos: Falta de banda sonora mais marcante.

Pontos Fortes: Produção visual, conceito narrativo e personagens.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
7

Título: Ore Monogatari!!
Adaptação: Manga
Produtora: Madhouse
Géneros: Shoujo, Romance, Slice of Life
Ficha Técnica: Disponível

 

Opening

“Miraikei Answer” – TRUSTRICK

https://www.youtube.com/watch?v=4v6c3yNAVvg

 

Enredo

Ore Monogatari!! conta-nos a história de um rapaz com um “alto” problema, onde a sua disparidade física e mental lhe criou diversos momentos de tristeza silenciosa. Um dos melhores exemplos que temos para representar esta problemática, encontra-se facilmente na cultura popular, ou seja no simpático King Kong. Para quem esteve mais atento ao opening deve ter conseguido captar esta referência. Ora, Gouda é indubitavelmente um King Kong em forma humana, um rapaz com um porte acima da média (mesmo para um adulto comum), com um coração de manteiga. Este desregulado desequilíbrio fez com que o lado feminino o olhasse sempre como um ser grotesco, sem nunca entenderem a sensibilidade específica que se esconde por de trás de tanta “monstruosidade”. Porém, após alguns acontecimentos inesperados, Gouda encontra alguém que possivelmente o irá conhecer pelo conjunto, e não apenas pelo seu lado mais “gorilesco”.

 

Ore Monogatari!!

 

A exposição narrativa é maioritariamente realizada através de monólogos e introspeções de Gouda. Isto facilita não só uma boa introdução de eventos chave, como também é uma excelente forma de caraterização da personagem principal. Por consequência, somos facilmente sugados e imergidos na perspetiva dele, fornecendo-nos rapidamente consciência da sua linha de pensamento perante o mundo que o rodeia.

 

Ore Monogatari!!

 

Colocar o público algum tempo dentro do protagonista, não serve apenas como manobra narrativa. Tem também o propósito de nos diluir de forma natural, com a personalidade da personagem que nos está a ser apresentada. Ou seja, uma vez que ele nunca esteve em grandes meios sociais, ou pelo menos, meios sociais fortes o suficiente que justifiquem longas conversas, Gouda foi obrigado a passar muito tempo afundado nos seus pensamentos. Esta caraterística por sua vez, está muito bem representada, dando origem a genuínos momentos de comédia.

 

Ore Monogatari!!

 

Ambiente

A Madhouse é a casa encarregue pela adaptação desta obra. Em vinte minutos mostrou-se extremamente capaz de adaptar uma linha narrativa essencialmente conduzida pela temática romance. Não é o primeiro título produzido por estes estúdios com esta temática, isso é certo, mas já há muito que esta produtora anda mergulhada por temas bem mais pesados e psicológicos, tanto em Shonen como em Seinen.

 

Ore Monogatari!!

 

A animação não é algo de excecional em nenhum aspeto em concreto. O que salta à vista é a forma como estes estúdios deixam a sua marca em cada obra que tocam. A gestão da linguagem visual para contar sequências narrativas inteiras, ou para enaltecer determinados pormenores momentâneos, intensificam o sentimento em questão. Refiro-me então à primeira sequência, por exemplo, onde usam um desenho e animação diferentes, para retratar um conto folclórico, o que se adequa na perfeição. Ou nos pequenos detalhes aquando a interação entre a delicada donzela e “bruto” Gouda, que perpetuam momentos fantásticos de contraste.

 

Ore Monogatari!!

 

A banda sonora não tem nenhuma faixa memorável, por enquanto. Ainda assim, encaixa em todos os momentos com uma sonoridade relativamente a cima da média. O que salta mesmo ao ouvido, é o casting fenomenal que foi realizado no que concerne à personagem principal! A voz e o ator, dão carne à personagem bidimensional, tornando-a em algo tão bom que nos esquecemos facilmente que estamos a ver uma personagem fictícia.

 

Ore Monogatari!!

 

Potencial

Não se assustem, nem se afastem tão pouco pela forma que Ore Monogatari!! está classificado. Este encontra-se designado como um Shoujo, mas está longe de ser um shoujo purista, e à partida assim vai prosseguir, pelo que mostra imensas caraterísticas que divergem deste estilo tanto a nível narrativo como a nível visual.

As personagens são carismáticas, a comédia é inesperada e inteligente, a premissa é cativante e a forma como é desenvolvida absorve-nos de forma inconsciente. A animação que lhe dá vida é bastante sólida, promovendo à narrativa a intensidade que necessita nos momentos mais acertados. Dito isto, a única razão para não começarem este título da primavera de 2015, é no caso de não apreciarem uma relaxante e original comédia romântica.

Ore Monogatari!! possui um começo forte e que muito nos promete. A Madhouse ainda não me desiludiu, e penso que muitos de vós poderão afirmar o mesmo, por isso não vejo razão para não apostarem nesta obra!

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.