Onze anos após o seu primeiro lançamento público, Osu! continua ativo devido ao seu foco em anime e ao seu uso como ferramenta de treino nas principais ligas dos eSports.
View this post on Instagram
O qué é o Osu!?
Osu! é um jogo rítmico controlado pelos movimentos do rato e a interação do jogador com o teclado. Neste jogo, é comum encontrar algumas das melhores músicas do anime desde o lançamento do jogo.
Mesmo que Osu! tenha sido lançado em setembro de 2007, a alta personalização que este jogo permite, além da sua disponibilidade para Windows, iOS e Windows Phone, tem mantido uma grande popularidade para o mesmo dentro da comunidade gamer.
Este jogo dá aos utilizadores a oportunidade de criar mapas de jogo (beatmaps) com música e diversas imagens, além de permitir a interação através de rato, teclado, placa gráfica e dispositivos touchscreen. Para que os jogadores acumulem pontos no jogo, eles devem seguir padrões com o rato de maneira incrementalmente rápida e precisa, à medida que o jogo avança.
Devido a sua alta exigência em coordenação, Osu! tornou-se muito popular entre os jogadores profissionais enquanto parte do seu treino. Por causa disso, o site TechTudo coloca-o no topo dos seus jogos para treinar e escalar o ranking de CS: GO.
Osu!: O anime dentro dos eSports
Além do seu relacionamento anteriormente feito com o CS: GO, e o seu histórico de inovações, Osu! também ganhou a atenção no mundo profissional dos eSports recentemente.
No entanto, essa popularidade não se deve a eventos organizados em torno deste jogo, mas ao seu uso como ferramenta de treino dentro do circuito de jogadores profissionais. Um exemplo disso é o facto de que dois dos vice-campeões da liga Overwatch, Poko e Eqo, terem sido vistos várias vezes a jogar Osu! para ficarem focados e precisos entre os jogos do torneio.
Esses jogadores fazem parte da equipa Philadelphia Fusion, que, conforme mostrado pelo site da ESPN, foram uma parte fundamental da cena do Overwatch em 2018 ao participarem na grande final contra a equipa London Spitfire.
Um facto curioso é que, para a edição de 2019 da Overwatch League, Philadelphia Fusion e London Spitfire encontraram-se na primeira ronda, numa série de partidas em que a equipa dos Estados Unidos derrotou os ingleses por 3 a 1, recebendo a sua “vingança” da final do ano passado.
No entanto, a competição continua por mais 5 semanas, e plataformas de apostas online como a Betway já analisam as possibilidades que Philadelphia Fusion tem para vencer cada uma das suas partidas e tornar-se campeã de 2019.
De acordo com o site Eurogamer, o prémio para a Overwatch League de 2019 é de 5 milhões de dólares para distribuir entre os melhores, o que faz dela uma das maiores competições de eSports do mundo. Por causa disso, qualquer estratégia de treino, como fazem os jogadores de Philadelphia Fusion ao jogar Osu!, é de suma importância para vencer os cerca de 1 milhão e 100 mil dólares que o campeão recebe.
A cultura do anime além dos videojogos
Sendo duas peças que se complementam, anime e videojogos tiveram uma relação próxima no mundo geek desde sempre.
Atualmente, além de Osu! e Overwatch, existem outros jogos de muito sucesso que foram inspirados em anime, como Jump Force. Este jogo desenvolvido pela Bandai Namco inclui personagens de animes de sucesso como Dragon Ball, One Piece, Death Note e Saint Seiya, entre os 40 personagens que o seu trailer de lançamento permite apreciar.
De salientar que muitos destes animes já tiveram os seus próprios videojogos e também deram o salto para os filmes de animação, como no caso do jogo Dragon Ball Xenoverse, e do filme Dragon Ball Super Broly, só para mencionar alguns exemplos recentes deste anime.
O anime constitui uma parte essencial da cultura geek em todo o mundo e Portugal celebra o seu protagonismo atual. Um exemplo do que foi dito acima são os prémios Geeks d’Ouro, que celebram a sua primeira edição no Centro Cultural Penacova e procuram premiar o melhor que já esteve disponível no país na área de entretenimento, incluindo animes e mangas.
voting for the Spring 2018 Fanart Contest is now open, and we need your help!
7 votes, 77 entries, but only a handful of lucky winners! help us choose!https://t.co/lHNmMtzj4N pic.twitter.com/TXv4kEk817
— osu! (@osugame) April 19, 2018
Osu! é um jogo que conseguiu manter-se na preferência do mundo geek devido à sua forte relação com a cultura do anime e ao permitir que os utilizadores criem novos desafios e os compartilhem com outros. Osu! não só permaneceu no mundo do entretenimento, como conseguiu transcender esse plano e tornou-se uma ferramenta de treino no mundo dos eSports.