Passagem de Ano na Coreia do Sul – Como é celebrada?

por Nina
passagem de ano coreia do sul ano novo

Depois de um ano atribulado como 2020, todos estamos à espera de um novo começo em 2021! Embora a Coreia do Sul esteja do outro lado do mundo, será a passagem de ano diferente? Quais as semelhanças e diferenças entre as tradições e celebrações entre Portugal e a Coreia?

Podemos dizer que, de uma forma geral, as celebrações do Ano Novo são bastante semelhantes entre os dois países. Ambos festejam a passagem do ano de acordo com o Calendário Gregoriano (acabando a 31 de dezembro) e são organizados vários espetáculos com fogos de artifício em várias cidades, bem como festas em restaurantes, hotéis e bares.

 

Celebração da Passagem de Ano 2019 em Seoul, na Lotte World Tower. A Lotte World é atualmente o edifício mais alto em Seoul, e o quinto maior do mundo.

 

Vamos ver então como é celebrada a Passagem de Ano na Coreia do Sul!

 

Cerimónia do Sino (보신각타종행사)


Bosingak sino passagem de ano coreia do sul ano novo

 

Esta é uma das formas mais tradicionais para entrar no novo ano. O sino Bosingak é tocado 33 vezes por 13 pessoas, sendo uma delas o mayor de Seul. A cerimónia é celebrada no pavilhão do mesmo nome, no bairro Jungno em Seul, e transmitida nacionalmente na TV. Recebe em média cerca de 100.000 pessoas anualmente, neste dia.

O Campanário Bosingak foi usado durante a Dinastia Joseon para anunciar o início e final de cada dia, sendo tocado 33 vezes às 4H da manhã e 28 vezes às 22H. O Sino encontrava-se anteriormente no Templo Wongaksa, sendo transferido para a sua atual localização em 1619.

Outras localizações famosas para a Passagem de Ano incluem o Shopping COEX (shopping subterrâneo situado em Gangnam), o espetáculo com fogo de artifício da Torre Lotte World (mostrado anteriormente; no entanto este ano não será organizado) e a Festa de Final de Ano da GSM (este ano a festa terá lugar no Hotel de 5 Estrelas Imperial Palace em Seul – o ano passado o tema foi The Great Gatsby e este ano será Moulin Rouge). Para o público mais jovem e animado, Itaewon também é uma boa opção.

 

Moulin Rouge passagem de ano coreia do sul ano novo

O tema da Festa de Final de Ano 2020 da GSM é Moulin Rouge.

 

Nascer do sol no primeiro dia do ano


É também uma grande tradição na Coreia ver o nascer do sol no primeiro dia do ano (comparável ao primeiro banho em Portugal). No dia 1 de janeiro, milhares de pessoas juntam-se em montanhas ou junto ao mar para ver o primeiro nascer do sol. Os coreanos acreditam que os desejos pedidos ao ver o primeiro nascer do sol são mais poderosos.

Existem mesmo festivais, como o Festival do Nascer do Sol Achasan (아차산 해맞이축제), que no ano passado juntou mais de 40.000 pessoas. Outro festival popular é o Festival do Nascer do Sol Gyeongpo (경포해맞이축제), na Costa Este da Coreia do Sul, que inclui espetáculos de fogo de artifício, visitas ao Pavilhão Gyeongpodae e outras atividades culturais, enquanto aguardam o nascer do sol.

 

Festival do Nascer do Sol Gyeongpo passagem de ano coreia do sul ano novo

O Festival de Nascer do Sol Homigot (호미곶 한민족 해맞이축전), em Pohang, é também bastante conhecido na Coreia do Sul

 

Outras Tradições


Na passagem de ano os coreanos dão bastante importância aos sentimentos de esperança, saúde, sorte e prosperidade, que podem ser refletidos em coisas tão simples como a música. No ano transato, por exemplo, a música “As You Wish” das WJSN, lançada em finais de novembro, voltou aos charts na noite de Ano Novo devido à sua mensagem de esperança.

 

 

Outra forma de celebrar a Passagem de Ano é em casa, assistindo a cerimónias de prémios como os 2020 MBC Drama Awards e o 2020 MBC Gayo Daejejeon: The Moment.

 

Calendário Gregoriano e Chinês


Os Coreanos festejam duas vezes o Novo Ano. Primeiro no dia 31 de dezembro, de acordo com o Calendário Gregoriano e festejam também o Novo Ano Lunar, o Seollal (설날), que em 2021 será festejado no dia 12 de fevereiro.

 

Comida Tradicional do Seollal


Como é normal na Coreia do Sul, é dada muita importância à comida, aos seus significados e ao ato de partilha. Os pratos são confecionados durante o dia para oferecer aos ancestrais e também para serem servidos à família. É prestada muita atenção ao sabor e visual das várias iguarias, uma vez que acreditam que determina o nível de satisfação dos seus antepassados.

Alguns dos pratos mais tradicionais no Seollal incluem Tteokguk (떡국), uma sopa com bolinhos de arroz e carne. Acredita-se que este prato traz sorte e quem o consome ganha mais um ano de vida. Outros pratos incluem a sopa de dumpling (만두국), as panquecas coreanas (전), carnes cozidas a vapor ou grelhadas, frutas, dasik que são bolachas feitas de sementes de sésamo e mel (다식 茶食) – e os bolinhos fritos Yakgwa, feitos com farinha de trigo, mel e óleo de sésamo (약과; 藥菓). Já as bebidas mais tradicionais nesta data são a bebida doce de arroz fermentado (식혜) e o ponche de canela (수정과).

 

Seollal passagem de ano coreia do sul ano novoAlguns dos pratos tradicionais no Seollal

 

É também bastante comum serem oferecidos aos parentes presentes como frutas e carnes selecionadas e itens ligados à saúde, como ginseng ou mel.

 

Idade Coreana


O Novo Ano é também importante para o cálculo da idade na Coreia do Sul!

Este cálculo de idade teve origem na China e embora a idade “internacional” já tenha sido adotada em vários países asiáticos, é ainda praticado na Coreia do Sul. Segundo este cálculo, uma pessoa nasce já com um ano de idade e na Passagem de Ano, todas as pessoas envelhecem mais um ano, quer uma pessoa celebre o aniversário no dia 1 de janeiro ou 31 de dezembro. Por exemplo, se uma criança nascer no dia 31 de dezembro, no dia seguinte, 1 de janeiro, tem 2 anos.

O cálculo é então bastante simples. Considerando que nasci em 1994, por exemplo, a minha idade na Coreia é:

(2020-1994) + 1 = 27. No dia 1 de janeiro de 2021 passarei a ter 28 anos de acordo com a idade coreana, embora na realidade tenha 26 anos.

 

Tudo indica que com as restrições inerentes à pandemia, as celebrações do Ano Novo sofram alterações um pouco por todo o mundo. Embora seja uma Passagem de Ano diferente e talvez não tão animada, a equipa do ptAnime deseja a todos um Bom Ano, e que 2021 seja bem melhor que 2020!

 

새해 복 많이 받으세요! Feliz Ano Novo!

 

 

Fontes: Be Marie Korea, Visit Korea, Brazil Korea, Korea Trip Tips, Travel-Stained, Kimchimari

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.