PENTAGON em Portugal – Como correu o Concerto?

por Inês Paredes
PENTAGON em Portugal - Como correu o Concerto imagem destaque

#PENTAGONINLISBON: O universo num só espaço.

PENTAGON, o grupo pop sul-coreano que alcançou notoriedade com Shine, teve a sua primeira tour europeia, com paragem em Portugal. O concerto não esgotou, porém transbordou de energia: resultou numa experiência mais íntima e familiar, bem agradável para ambas as partes.

 

PENTAGON em Portugal – Como correu o Concerto?

PENTAGON em Portugal - Como correu o Concerto imagem

Créditos: Twitter @PENTAGON·펜타곤

 

19 de outubro de 2019: o dia começou chuvoso, mas acabou solarengo e brilhante, como deveria acontecer na bela e cintilante Lisboa. As filas para VIP1, VIP2 e GA (General Audience) começaram a formar-se logo pela manhã, com a ajuda das fanbases (uma delas já tinha organizado as filas do concerto dos ATEEZ) – sob um céu nublado e tímido de Lisboa, mas que ameaçava chorar, – tendo outra vez encontro marcado às 14h, para fazer contagem. Da parte da tarde, o tempo teve altos e baixos, e iniciou-se assim uma longa espera até à hora marcada.

Na organização do concerto, a MyMusicTaste teve, outra vez, uma pobre performance: houveram imensos atrasos no que toca à recolha das filas (sendo que a fila do bilhete geral ficou perto de 1h30 no dilúvio que inundou a capital pelas 14h); há relatos de pessoas que esperaram na fila errada; o evento especial atrasou-se também, apenas começou as 16h; o concerto começou cerca de 5-10 minutos depois da hora marcada.

Quanto à fila do GA (que era onde eu estava), depois de muito tempo passado à mercê da chuva (e creio que ao esquecimento da entidade organizadora), um membro do staff do LXFACTORY levou-nos para uma tenda minúscula e desapareceu. Ficámos por lá perto de uma hora e decidimos ir ter com a fanbase, para procurar esclarecimentos. Acabamos por permanecer num café, à espera que a chuva passasse e que chegasse as 17h, que seria a hora de fazer fila, já com os números distribuídos, para finalmente entrar no recinto. A partir daí, foi só esperar por algum membro do staff nos orientasse para dentro do local do concerto. Só tenho a agradecer à fanbase, que já tinha tido este tipo de experiência de organização da multidão, no concerto dos ATEEZ, e que não desapontou no passado sábado.

 

 

O concerto por fim começou. Teve lugar no LXFACTORY, uma ilha criativa em formato de ruínas industriais. Um espaço que testemunhou uma descolagem espacial às 19h e onde coube o universo inteiro (há uma razão para o fandom dos PENTAGON ter o nome de UNIVERSE).

Antes de o grupo entrar no palco, visualizou-se um vídeo promocional da entidade organizadora da tour, a MyMusicTaste, e também uma intro promocional da tour do grupo – inicia-se assim a paragem em terras lusas, em letras garrafais “PENTAGON WORLD TOUR – PRISM”.

Começando com o primeiro comeback do ano, Sha La La, os oito agitaram a multidão. Apresentaram-se enquanto grupo e enquanto individuais, as suas frases em coreano rapidamente traduzidas pela MC em voz off (um imprescindível trabalho!) e expressaram felicidade em vir a Portugal e ver os UNIVERSE portugueses.  Canções como Runaway, Gorilla, e Can you feel it, canções cheias de adrenalina, que foram tocadas posteriormente, ferveram o sangue e deixaram o público ao rubro.

Seguiram-se músicas mais suaves, tais como a versão acústica de Like This (obrigada por me fazerem chorar) e Beautiful, na qual o público levantou banners que diziam “PENTAGON e UNIVERSE – Together, we can shine” –  o que é indubitavelmente verdade, um sem o outro, não é ninguém, uma bela simbiose musical na sua essência.

 

PENTAGON em Portugal - Como correu o Concerto imagem 2

Créditos: Twitter @PENTAGON·펜타곤

 

O grupo depois dividiu-se em outros dois: Hui, Kino, Yeo One (a revelação da noite) e Yuto fizeram um cover da Bad Guy, da Billie Eilish, e Jinho, Hongseok, Shinwon e Wooseok apresentaram a Best Song Ever, dos One Direction. O grupo reorganizou-se depois em ballad unit para cantar a Till e hiphop unit para cantar a Lost Paradise.

Nos intervalos entre performances, os membros esforçaram-se por mostrar que aprenderam palavras na nossa língua e interagiram bastante com o público.

Houve ainda tempo para jogar um jogo cuja interatividade se baseava no som: o público gritava “HEY!” para ajudar os membros a saltar por cima de obstáculos e “HO!” para derrotar os adversários. Houve uma inovação: houve background graphics durante os momentos de performance (ao contrário do que se passou no concerto dos ATEEZ, por exemplo).

Acabaram o concerto de 2h com as Naughty Boy e Shine, músicas bastante upbeat mas já com um sabor a nostalgia – existiram alguns percalços (a queda do Kino na parte inicial do concerto), mas o grupo nunca em qualquer momento se mostrou cansado – verdadeiro profissionalismo.

Wooseok, o membro mais novo do grupo, pediu ao público para levantarem a mão e baixarem os 4 dedos dessa mesma mão, ficando apenas o mindinho no ar – é o gesto da promessa de que o grupo regressará em breve ao país. Bem subtil, Wooseok. Em seguida, todos os membros expressaram gratitude (para muitos, foi um sonho concretizado) pelo momento proporcionado e uma enorme vontade de voltar a ver o público português.

Depois das palmas, dos bis, e dos gritos por mais, os rapazes regressaram ao palco com roupas confortáveis e cantaram as energéticas Spectacular e a Thumbs Up, para nos oferecer um último momento de êxtase.

Neste dia, o céu escuro brilhou à luz das estrelas e Lisboa foi por umas horas um micro-universo cheio de luz. Fizemos uma receção ótima ao grupo. Acredito que os deixamos tão felizes quanto eles nos deixaram, e prometeram regressar. Cá os esperamos.

 

PENTAGON em Portugal - Como correu o Concerto imagem 3

Créditos: Twitter @PENTAGON·펜타곤

 

E vocês, o que acharam do concerto?

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, cliquem AQUI

 


– Artigo relacionado –

O meu Primeiro Concerto K-Pop – Sunmi World Tour

 

6 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

6 comentários

Cintia 24 Outubro, 2019 - 0:39

Melhor experiência da minha vida!🥰🥰🎉
Quero voltar a vive-lá 😊

Responder
Inês Paredes 28 Outubro, 2019 - 22:28

Havemos de voltar a vivê-la! Eles prometeram!

Responder
Mariana Loureiro 24 Outubro, 2019 - 9:35

O concerto foi realmente bom e não dececionaram, sendo que já tinha visto BlockB na mesma venue já estava à espera que ia ser alto concerto.
Relativamente à organização das filas, (por mim própria não pelas as outras fanbases porque cada um tem o seu ponto de vista) peço imensas desculpas a todos principalmente GA!
Eu sou da Fanbase Yeosang Portugal (que já organizei outras filas de outros concertos incluindo ATEEZ). As fanbases que eram para organizar era EXO Portugal, PENTAGON Portugal e ATEEZ Portugal (se não esteja em erro), eu só ia desta vez para divertir-me no concerto e não meter-me em organizar as filas sendo que já sei que é um trabalho cansativo e já tinha pessoal para isso.
Mas a partir do meio dia foi onde tudo começou ir abaixo em relação às filas.
Mymusictaste não dizia nada e os seguranças não sabiam nada, então como é que iríamos saber de alguma coisa?
Intervim quando vi que as fanbases queriam e precisavam ir almoçar, daí fiquei a tratar do VIP1.
Tudo bem por aí.
Depois uma enorme confusão, tivemos o clássico problema com alguns pais (isto acontece sempre), até que chegam os GA no fim da fila do VIP1.
Não sabíamos o que íamos fazer e daí coloquei todos os GA a formar fila atrás dos VIP com alguma distância para não confundirem.
Eu sei que possivelmente apanharam mais molha que os VIP sendo que tinha amigos nos GA e contaram a experiência deles e peço imensa desculpa por isso.
Peço desculpas por andarem para trás e para à frente, com umas fanbases dizer aquilo e outras a dizerem uma coisa diferente.
Eu fiquei sem almoçar nem lanchar, e quase abdicava do meu lugar não sei quantas vezes a tentar ver se no final de estavam todos bem e se todas as filas estavam organizadas.
Para quem esteve lá deve me conhecer como a rapariga que gritava “CARRROOOOOO”/andava com uma mala a pesar mais quilos do que eu tenho/ só de Tshirt (da lolipolice) a apanhar chuva 😂
Mas além disso tudo
Espero que se tenham todos divertido e gostado do concerto!
Ainda bem que eles gostaram do concerto ^^

Responder
Inês Paredes 28 Outubro, 2019 - 22:50

Olá! Eu lembro-me de ti, mas não sabias de que fazias parte de um fanbase, nem de que esta vez só estavas lá para veres o concerto :(! Mas muito obrigada pela tua ajuda, foi preciosa! Espero que da próxima vez que planeies ir a um concerto apenas como fã, não haja complicações em que seja necessária a tua intervenção!

Responder
Raquel 28 Outubro, 2019 - 21:12

Apesar dos seus lados negativos por parte da organização, foi uma experiência incrível e única! Gostei muito deste artigo, não só por não lhe faltar nada como achei que capta bem a atenção do leitor, obrigado! ❤️

Responder
Inês Paredes 28 Outubro, 2019 - 22:59

Ainda bem que gostaste do que eu escrevi! Muito obrigada!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.