O lançamento da nova consola da SONY teve de ser ligeiramente diferente. A pandemia de COVID-19 impediu um lançamento mais convencional, com muita gente e num espaço fechado.
Assim sendo, a celebração do lançamento da PlayStation 5 teve de ser realizado num local amplo e aberto. A preencher estes requisitos nada melhor que um espaço simultaneamente sagrado e um ex-líbris da cultura otaku: o Templo Kanda.
Este templo com quase 1300 anos, situa-se apenas a 10 minutos de distância a pé da Estação de Akihabara e é adorado por todos os amantes dos diversos ramos da cultura pop. Existe, inclusive, a tradição de deixar lá um amuleto ornamentado com peças relacionadas com esta cultura, e é conhecido por ser um local que “protege” o mundo da tecnologia, pelo que faz todo o sentido a PS5 marcar o seu primeiro passo neste local.
O evento decorreu no passado dia 11 de Novembro de 2020, das 18h às 00h.
O Twitter oficial do Templo partilhou um vídeo do evento, a pedir às pessoas para passassem por lá. Claramente teve resultado, pois começaram a aparecer muitos vídeos dos fãs a documentar o ambiente incrível que conseguiu fundir o futurista com o tradicional.
Playstation 5 celebra lançamento no Templo Kanda
【境内ライトアップ情報✨】
明日より発売の #Playstation5 のイベントとして、境内が本日24時までプロジェクションマッピングでライトアップされています
秋葉原での買い物の帰りに是非お立ち寄りくださいませ‼️ #神田明神 pic.twitter.com/5Y1Vc0ljsh— 神田明神物販所情報 (@Kanda_omiyage) November 11, 2020
Além disso, o feedback de quem presenciou este evento único revela-se bastante positivo:
Wow, isto é tão bonito!
Combinar o mundo digital com a arquitectura japonesa é algo tão Japonês!
O Templo Kanda é tão cool por colaborar desta forma com gigantes do universo anime e dos videojogos.
Quem me dera ter estado lá para presenciar todo este ambiente cyberpunk.
Eles podiam continuar com este espectáculo durante mais tempo!
やっばこれ!!!#PS5 #神田明神 pic.twitter.com/G9YPVMTWHY
— 松嶋初音 xǝunsʇɐɥ (@HATSUNEXJAPAN) November 11, 2020
Este evento transformou-se em notícia por todo o Japão e, claramente, por todo o mundo, aprofundando e cimentando a reputação deste Templo como um local sagrado para os fãs de anime e videojogos.
Este local, que já apareceu em Animal Crossing e até hospedou uma exibição da Ghibli no passado, concedeu ao evento uma certa magia ao muito aguardado lançamento. Esperemos que os Deuses protejam as consolas de todos os fãs que estão ansiosos por as receber.