Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX (Demo) – Primeiras Impressões

por Xpop
Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX (Demo) – Primeiras Impressões

A chegada de Pokémon à Nintendo Switch tem sido um pouco atribulada nestes 2 últimos anos. Desde o desapontante Let’s Go! até às controvérsias de falta de Pokémons em Sword & Shield e já para não falar do leak do Pokédex antes do lançamento, Pokémon ainda não conseguiu cimentar um bom lugar na melhor consola da geração atual.

Ainda assim, a esperança manteve-se alta entre os jogadores, e a Gamefreak respondeu sob a forma de 2 expansões para Pokémon Sword & Shield, que apesar de trazerem mais conteúdo e a possibilidade de trocar esses Pokémon com pessoas que não tem as expansões, ainda não foi desta que os jogadores conseguiram ficar satisfeitos.

Mas no meio deste alvoroço esteve um anúncio que acabou por ser um pouco ignorado devido ao acima descrito, e que pode saciar a sede dos fãs por um bom jogo da conhecida franquia. E esse jogo é Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX.

Para mostrar aos fãs como será este remake para Nintendo Switch, foi lançada uma demo na Nintendo eShop à qual demos uma vista de olhos.

Aqui ficam as primeiras impressões.

 

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX (Demo) – Primeiras Impressões

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX - Pokémons a olhar para logo

 

Revelado durante a Pokémon Direct 1.9.2020, Rescue Team DX é um remake dos jogos Red Rescue Team e Blue Rescue Team que foram originalmente lançados para o Game Boy Advance e Nintendo DS, respetivamente.

O jogo está a ser desenvolvido pelo mesmo estúdio que criou os outros jogos da série, Spike Chunsoft, e conta a história de um humano que acorda numa ilha sem se lembrar do que aconteceu e transformado num Pokémon.

 

A mistura bonita entre Pokémon e roguelike

Todas as franquias que estão sobre a alçada da Nintendo estão repletas de jogos que são um pouco afastadas do conceito original da sua série e Pokémon não é exceção à regra.

Mas aquilo que acaba por diferenciar essas franquias de Pokémon é que, enquanto que esses jogos decorrem num género de jogo diferente com ideias diferentes, em Pokémon os jogos acabam por manter algumas das mecânicas da série principal.

 

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX - Pokémons a combater

 

O jogo funciona à volta de tarefas que são dadas ao jogador para ele cumprir enquanto explora uma dungeon repleta de inimigos, utilizando um sistema de turnos nos quais, por cada ação que o jogador realiza, os inimigos respondem com outra, incluindo andar, atacar ou utilizar um item.

Este tipo de jogabilidade é bastante interessante e encaixa bem no universo de Pokémon porque, apesar de ser um jogo diferente, acaba por ser muito fácil de se aprender a jogar. Tal se deve ao facto do sistema de combate ser familiar ao de Pokémon com a adição de roguelike.

 

Um jogo que decorre num livro de crianças

Quando vi o trailer de Rescue Team DX durante a Pokémon Direct, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi que eu já tinha visto aquele tipo de gráficos em algum lado.

Após algum tempo apercebi-me que os gráficos eram parecidos aos do mundo 100 Acre Wood de Kingdom Hearts III e essa foi uma boa escolha por parte da Spike Chunsoft. Não apenas porque fica bonito, como também me dá uma ligeira impressão de que o jogo está a decorrer numa história de crianças.

 

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX - Bulsabaur a falar com Kangaskhan

 

Os gráficos são sem dúvida o ponto alto do jogo e não é surpresa visto que muitos remakes tem apostado fortemente nesse componente, especialmente com jogos que originalmente foram lançados em 2D, como por exemplo The Legend of Zelda: Link’s Awakening.

 

Veredicto Final

Apesar de não ter jogado os originais, já tinha conhecimento da ideia da franquia Mystery Dungeon e a boa hora que passei a jogar esta demo fez-me ganhar curiosidade sobre como serão esses jogos.

A jogabilidade é divertida e entretém bastante mesmo quando temos de explorar a mesma dungeon. Os gráficos são lindos e fofos e acabam por criar uma certa identidade ao jogo em conjunto com a história.

 


Estão a pensar adquirir o jogo? Acham que o jogo será uma boa adição para a Switch? Ou será apenas um remake desnecessário? Deixem as vossas opiniões nos comentários.

Até a uma próxima oportunidade.

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.