A população NEET está a diminuir no Japão, pelo segundo ano consecutivo.
Até 2015 a população de NEETs tinha decrescido cerca de 30 000 e agora o total é cerca de 560 000, de acordo com a recente reunião do gabinete do governo. Esta é já a segunda descida consecutiva, no prazo de um ano, dos NEET do Japão. O Ministério dos Negócios Internos e Comunicações estimou que o número rondava os 630 000 em dezembro de 2012, com as mulheres a assumirem quase 40% do total da população de NEET.
Consequentemente, a taxa de desemprego no Japão na população entre os 20-24 anos é atualmente 6,3 % enquanto que a taxa de desemprego entre os 25-29 anos é de 5,3 %. Esta é a menor taxa de desemprego registada nestes dois grupos desde 1997.
A população NEET está a diminuir no Japão, será o fim deste grupo?
O termo “NEET” é um acrónimo que significa “Not in Education, Employment, or Training“. Algumas das muitas referências em anime da população NEET incluem obras como Eden of the East, de 2009, onde um site de rede social foi conceituada como um paraíso para NEET’s, e em 2014, com No Game, No Life, onde os protagonistas auto-proclamavam-se NEET’s sugados num mundo de jogos.
Um tabuleiro de jogos que mimetiza o popular jogo Life, mas substituído por temas relacionados com o NEET, estreou no ano passado. Em Akihabara há um serviço onde é possível alugar um NEET por cerca de 8,82 euros à hora.
Fonte: Anime News Network