De acordo com o relatório da CODA (The Content Overseas Distribution Association) colocado no respetivo site oficial no dia 31 de março, o dano causado pela pirataria (fora do japão) à indústria cinematográfica, à indústria de anime, música e manga durante o ano de 2014, estima-se que ronde os 2.3 mil milhões de euros, que se traduz como mais do dobro em comparação com as vendas desse mesmo ano.
CODA é uma associação constituída por grandes entidades japonesas, sendo que algumas estão relacionadas com a temática de direitos de autor. Foi estabelecida em 2002 com o objetivo de reduzir a pirataria sobre os conteúdos produzidos no Japão.
Este dano monetário foi contabilizado a partir dos relatórios internos das várias companhias envolvias nas estatísticas, e apenas sobre o conteúdo que está licenciado no ocidente. Portanto, aqui não se encontra incluído o prejuízo causado pela pirataria do conteúdo indisponível no ocidente.
No relatório a CODA acrescenta “continuamos a reunir esforços de modo a expandir a implementação de mais medidas contra a pirataria, através de outras “rotas de distribuição” do conteúdo”.
Fonte: Crunchyroll
Comentários sobre post