Primeiras Impressões Chihayafuru

por Renato Sousa
Anime Chihayafuru

Continuando a demanda de dar a conhecer aos nossos leitores o maior número de Animes deste Outono, está mais do que na hora de vos apresentar Chihayafuru. Vamos a isso?

 

A História

Chihaya Ayase é uma jovem rapariga incapaz de controlar os seus pensamentos e emoções, já que diz sempre tudo o que lhe vem à cabeça no imediato. Além do mais, esta adolescente vive sem grandes objetivos para a sua vida. Apoiar e seguir a sua irmã enquanto esta faz furor no mundo da moda é na verdade o seu maior sonho.

Ou melhor, era o seu maior sonho! Isto, porque tudo vai mudar a partir do momento em que conhece melhor o seu companheiro de turma, Arata Wataya. O rapaz é uma grande promessa do famoso jogo de cartas, Karuta.

De facto, Wataya irá dar a conhecer a Chihaya e ao melhor amigo de infância da jovem, Taichi Mashima, o verdadeiro espírito do Karuta e provar que, mais do que um jogo, o Karuta é um desporto. Juntos, estes três irão estabelecer fortes laços de amizade graças ao Karuta.

No entanto, as coisas vão complicar-se. O tempo passa e chega a hora do salto para o ensino secundário. Arata é separado de Chihaya e Taichi que vão para a mesma escola.

Separados por este triste destino, Chihaya irá revelar-se a mais inconformada com a situação. Decidida a não aceitar a partida que o destino lhe pregou, a jovem irá fazer de tudo para reencontrar Arata. Uma decisão que pode significar progredir no Karuta para o encontrar nos Campeonatos Nacionais Japoneses, ou então deslocar-se, juntamente com Taichi, à cidade onde este vive.

 

Anime Chihayafuru

Taichi Mashima, Chihaya Ayase & Wataya Arata

 

Primeira Abordagem

Chihayafuru tem se revelado das séries mais intensas a nível de sentimentos e emoções que já vi. Se formos a fazer uma comparação do género: abordagem emocional/número de episódios, rapidamente verificamos que ultrapassa claramente séries como Usagi Drop, One Piece ou Naruto. Animes que apesar de serem de estilos diferentes apresentam sempre emoções fortes em certas cenas. Podemos assim dizer que deste ponto de vista o anime está muito bem encaminhado.

Por outro lado, o tema da série (Karuta) não é propriamente dos mais encantadores.

Um jogo de cartas, cujo objetivo é ouvir alguém a recitar versos de vários poemas para identificar as cartas (previamente estudadas e decoradas) que contêm esses mesmos versos, antes que o adversário o faça, não é realmente muito atrativo.

Na verdade, este fenómeno pode levar o público a desistir do anime nos primeiros dois ou três episódios. Quem resistir mais um  ou dois, provavelmente já não largará mais Chihayafuru.

 

As Personagens

Esta adaptação da manga de Yuki Suetsugu é muito restrita a este nível. Para além do trio principal, Chihaya, Taichi e Arata, poucas são as personagens que aparecem regularmente.

Temos a irmã de Chihaya, que desde que esta estabeleceu metas próprias, pouco ou nada aparece. Assim como o professor de Karuta dos três jovens quando estes estudavam juntos. Este último agora vai acompanhando Chihaya quando a jovem entra em torneios oficiais.

Resumindo, Chihayafuru é uma obra totalmente focada nas personagens principais.

 

Chihaya Ayase

Chihaya Ayase

 

Conclusão

Depois de analisados todos estes pontos, já deu para entender que Chihayafuru não encaixa em qualquer adepto de anime.

Porém, há sempre uma primeira vez para tudo. Como tal, se procuras animes de estilos diferentes para variar a coisa, ou és fã de séries que transmitem bons valores éticos e morais, então não tenhas receio. Parte de espírito aberto para ver Chihayafuru e não te irás arrepender.

A quem já anda a acompanhar é não esquecer que pode deixar o seu comentário em baixo para ajudar os indecisos a decidirem-se.

 

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.