Abriu em Tóquio o primeiro Museu de atuação vocal do mundo, denominado Tokyo: the Seiyuu Museum (seiyū significa ator vocal)! Fãs de anime espero que estejam já a planear a vossa viagem a Sasazuka, Tóquio, a oeste de Harajuku. O Museu tem como afiliado com o estúdio de atuação vocal 81produce e comemora o seu 35º aniversário.
No seu interior, os fãs podem encontrar uma grande riqueza de guiões que datam desde o íníco da história da animação televisiva japonesa, há mais de cinco décadas atrás, e incluem séries de sucesso como Mobile Suit Gundam, One Piece, e Chibi Maruko-chan. O museu inclui ainda guiões de séries tokusatsu e dobragens japonesas de séries estrangeiras.
Alguns dos guiões em exposição, contêm anotações dos atores vocais, como onde respirar e como interpretar certas linhas de diálogo. Tōru Ōhira (Homer na dobragem japonesa de The Simpsons), Hiroshi Ohtake (Parman No. 2 em Pāman) e Nachi Nozawa (o dobrador japonês de Bruce Willis) estão entre os atores representados.
O museu apresenta ainda uma coleção de papeis autografados (e as vezes ilustrados) e ainda uma ‘cronologia do ator vocal’.
Existem vitrinas que apresentam o outro lado da carreira de muitos atores vocais contemporâneos – cantor pop – incluindo as exposições, que se seguem na imagem abaixo, de i☆Ris e Wake Up, Girls!.
Está presente também uma exposição sobre um novo drama áudio, produzido pela 81produce que adapta Shidenkai no Taka (“Violet Lightning Hawk”), um manga de 1963 sobre um piloto de caças da Segunda Guerra Mundial.
Se isto parece um santuário para os atores vocais, é importante denotar que o museu inclui na verdade um Santuário de Atores Vocais. Este, venera um microfone Sony C-38B Condenser do Half HP Studio, que “sentiu a respiração” de uns estimados 60,000 atores vocais, desde 1995.
Nas paredes do santuário, estão ema (placas de oração de madeira, apesar de neste caso serem de papel) que contêm mensagens dos fãs, atores vocais e outros membros da indústria.
O museu vende ainda merchandising relacionado com atuação vocal, como CDs e livros. Na imagem em baixo é possível ver T-shirts com desenhos originais de Takuya Eguchi (Takeo de Ore Monogatari!!, Ryōma de Love Stage!!).
Para finalizar, no sexto andar do edifício (o museu está no segundo andar), a 81produce abriu o 81 Live Salon, um espaço para os atores vocais interpretarem as suas leituras de guiões. Iniciou, a 8 e 9 de agosto, com interpretações de Aimi Tanaka (Umaru de Himōto! Umaru-chan), Satowa Tanaka (Choroma e Masuyo em Kill la Kill), Katsuhiro Tokuishi, Yūki Yonai e Arthur Lounsbery (Kaito em High School Star Musical).
O Seiyuu Museum está localizado na Zona de Shibuya, Sasazuka 1-52-18. Está aberto das 11 horas às 16 horas, de terça-feira a sábado. Relembramos que outros museus com ligações a anime, presentes em Tóquio, incluem o Ghibli Museum em Mikata e o Suginami Animation Museum em Ogikubo.
Fonte: Anime News Network