Manga, manhwa e manhua são muitas vezes agregadas pelo público fã de comic, assumindo todas como “Banda-desenhada asiática” ou, pior, considerando todas “manga”.
São formas bastante únicas de banda desenhada com as suas semelhanças mas, sobretudo, com as suas particularidades em arte, storytelling, forma de leitura e influências.
Antes do fenómeno e popularidade atual, estes termos eram muitas vezes utilizados indiscriminadamente para descrever todo o tipo de banda desenhada ou novela gráfica. Contudo, hoje em dia, devido ao rápido crescimento dos leitores internacionais, as definições tornaram-se mais fixas para designar o país de origem.
Disclaimer
Antes de começarem a ler – e de ferir susceptibilidades – este artigo é o resultado do estudo de 4 principais fontes (que podem consultar abaixo) e com base no meu conhecimento – não profissional mas com muita paixão e quase duas décadas de consumo destes médias. Este artigo pode não cobrir totalmente todos os nichos entre os três, mas espero que ajude a elucidar sobre as diferenças mais comuns entre eles.
Quais as diferenças entre Manga Manhwa e Manhua?
Em termos de origem:
- Manga – Japão,
- Manhwa – Coreia do Sul,
- Manhua – China, Taiwan e Hong Kong.
Em termos de leitura:
- Manga – da direita para a esquerda, cima para baixo.
- Manhwa – a leitura é igual à praticada na Europa e América, da esquerda para a direita, de cima para baixo.
- Manhua – depende do seu local de origem, grande parte assume-se na direita para a esquerda, cima para baixo.
Nota: Os manhwa e manhua digitais (os primeiros conhecidos como Webtoons) são lidos em formato vertical, permitindo um scroll infinito – totalmente adaptado à leitura em tablet/telemóvel. Este formato permite aos criadores representar movimentos e passagem de tempo mais facilmente que em manga impresso.
Desenho de personagens e background:
- Manga – personagens estilizadas, com traços exagerados, afastados do realismo. As personagens são desenhadas com olhos grandes, bocas pequenas e expressões exageradas para enfatizar certas emoções.
- Manhwa e manhua – apresentam personagens de aspeto mais realista.
Cor e impressão:
- Manga é publicado quase em exclusivo em preto e branco;
- Manhwa também é publicado a preto e branco, e na horizontal tal como os comics Europeus e Americanos. A excepção é nos webtoons em que cada vez mais encontramos a cores e com os painéis a surgirem de cima para baixo.
- Manhua é frequentemente encontrado a cores, sobretudo em formato online.
O uso de cor nos manhwa e manhua digiais potencia uma maior profundidade visual, difícil de transpor nos mangas e manhwas impressos (e a preto e branco).
Venda e disponibilização:
- Manga – normalmente são publicados em revistas de tiragem semanal, mensal ou trimestral (como exemplos de editoras temos: Shueisha e Kodansha). Posteriormente, os capítulos são compilados e vendidos em volumes.
- Manhua e Manhwa – são publicados semanalmente em webtoons ou impressos por capítulo.
Conteúdo/temas mais comuns
O conteúdo de uma banda desenhada da Ásia Oriental reflecte a sua cultura e os seus valores originais. Claro que há histórias de todos os géneros e a originalidade nos temas tem sido crescente. Deixo abaixo apenas alguns temas mais característicos de cada média, tendo em conta a influência cultural do seu país de origem.
No manga, existem inúmeras histórias de fantasia e sobrenaturais (muitos sobre o folclore japonês, como Natsume’s Book of Friends). Deixando aqui mais um exemplo específico de históricas com o folclore japonês temos o recurso aos shinigamis (“deuses da morte”), como a série shonen Bleach, de Tite Kubo; Soul Eater, de Atsushi Okubo; e o incrivelmente popular Death Note, escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata.
Os manhwa têm, frequentemente, histórias relacionadas com a cultura de beleza coreana, como True Beauty, sendo estas histórias mais orientadas para as mulheres, com um âmbito realista e fundamentado. Mas também histórias de ação e fantasia, como é o caso da série Solo Leveling.
O manhua possui muitas obras com o tema wuxia (artes marciais de cavalaria), e o xianxia que é, à sua maneira, semelhante às histórias de super heróis poderosos de certos isekai e mangas de fantasia e ação.
Embora os temas dos manhwas e manhuas possam não ser tão variados como em manga, no caso das obras de ação, existe um cuidado extra na forma como as cenas de ação são desenhadas. Há um grande ênfase em como cada ataque é executado, nos movimentos envolvidos e no impacto por detrás de cada golpe.
Quais as diferenças entre Manga Manhwa e Manhua?
Diferenças técnicas
Mangaka, manhwaga e manhuajia
No manga, o artista responsável pela sua criação chama-se “mangaka” e o conteúdo das histórias encontra-se dividido por géneros. Dado que a maioria dos mangas é publicado em revistas, e estas revistas estão divididas por demografias (ou seja, estão divididas segundo o “público alvo”), normalmente os mangas podem-se categorizar como shounen, shoujo, seinen e josei (para saberes o que é isto, temos este artigo a explicar a diferença entre géneros e demografias).
Os artistas de manhwa são conhecidos como “manhwaga” e o estilo de ilustração é um pouco diferente do de manga, os personagens são geralmente mais realistas, apesar de terem também olhos grandes e cartunescos, são menos estilizados. A grande maioria do manhwa é produzida a cores, sobretudo se for publicada online (que é a grande maioria).
O que são webtoons?
Muita gente usa o termo webtoon quando se refere aos manhwa, e vice versa. Contudo estes dois termos não significam o mesmo. Webtoon trata-se de um manhwa totalmente a cores, disponibilizado apenas em formato digital.
O artista que cria manhua é chamada de “manhuajia” e, tal como os manhwagas coreanos, um manhuajia ilustra as suas personagens de uma forma mais realista e menos estilizada do que os seus homólogos japoneses.
A banda desenhada manhua tende a ser produzida a cores em vez de a preto e branco, especialmente nos seus formatos digitais mais populares. E nos últimos anos, o manhua assumiu uma nova forma de animação através de séries como Yi Ren Zhi Xia e Soul Buster.
O manhua está a tornar-se cada vez mais popular, e há uma procura crescente destas bandas desenhadas e novelas gráficas em todo o mundo.
Mas, ao contrário dos diversos géneros do manga e do manhwa, o manhua geralmente enquadra-se em apenas quatro categorias: política, comédia, ação e crianças.
Ao contrário do manga e do manhwa, quase todos os manhua são baseados em light novels. O manhua também utiliza mais termos de calão chinês, provérbios e terminologia que podem ser mais difíceis de traduzir literalmente. Infelizmente, isto significa que as frases traduzidas acabam por ser muito mais prolixas do que o texto original.
As diferenças entre Manga Manhwa e Manhua – Cenários e onomatopeias
Cenários
Em termos de estilos artísticos, a maioria das mangas são a preto e branco. Os painéis coloridos são normalmente utilizados apenas em edições especiais ou para dar ênfase a determinados painéis.
No entanto, o facto do manga ser a preto e branco não significa que tenha um aspeto monótono; excelentes artistas conseguem obter um nível de detalhe que parece tão ou mais impressionante do que um painel a cores.
Ao contrário do estilo de arte a preto e branco do manga, o manhwa moderno é predominantemente colorido. Embora a arte do manga possa parecer mais épica, o manhwa também não fica atrás. A maior parte dos manhwa dá mais ênfase à fluidez das acções e à sua dinâmica, o que, por vezes, pode dificultar o seu acompanhamento.
Manga e o manhwa (tradicional) têm cenários de fundo realistas e pormenorizados, ao contrário do manhwa digital, que tem cenários mais simples.
O manhua segue normalmente a estrutura de painéis do manga, mas é totalmente colorido como o manhwa. No entanto, enquanto a coloração e as linhas no manhwa são utilizadas para realçar os movimentos, a coloração no manhua é mais semelhante à aguarela e as linhas têm um carácter mais realista.
Onomatopeias
O manga utiliza um conjunto único de onomatopeias para descrever não só os sons de animais e objectos inanimados, mas também os de estados psicológicos e emoções. Do mesmo modo, o manhwa e o manhua têm o seu próprio conjunto de onomatopeias utilizadas para descrever emoções e movimentos.
Além disso, os manhwa digitais utilizam muitas vezes música e soundbites para melhorar a experiência de leitura.
Quais as diferenças entre Manga Manhwa e Manhua?
História
Manga e manhwa, apesar de se referirem a banda desenhada de regiões diferentes, partilham a sua origem: vêm do termo chinês “manhua” que significa “desenhos improvisados”. A popularidade do manga levou a uma partilha de conhecimento mais alargada por parte dos fãs, quer da sua origem, quer do seu progresso ao longo das últimas décadas. No caso de manhwa e manhua o conhecimento ainda é escasso, especialmente tendo em conta que um deles tem sido historicamente mantido fora do Ocidente.
Manga
No Japão, manga tornou-se popular a partir de meio do século XX. A popularidade do manga disparou com o Grande Osamu Tezuka, o criador de Astro Boy. No entanto, os estudiosos acreditam que a origem do manga começou antes, por volta dos séculos XII e XIII, com a publicação do Chōjū-giga (Pergaminhos de Animais Divertidos), uma coleção de desenhos de animais feitos por vários artistas.
Durante a ocupação americana (1945-1952), os soldados americanos trouxeram consigo banda desenhada europeia e americana, o que influenciou o estilo artístico e a criatividade dos criadores de manga. Houve uma grande procura de manga devido ao aumento do número de leitores entre as décadas de 1950 e 1960. Pouco depois, o manga tornou-se um fenómeno global, com os leitores estrangeiros a começarem no final da década de 1980.
Atualmente, manga representa uma fatia crucial para a economia japonesa. Nas últimas 3 décadas a sua popularidade cresceu exponencialmente nos países ocidentais, com principal destaque para os EUA, Brasil, Canada e Europa. Neste momento é seguro dizer que encontramos leitores de manga em todo o mundo. Para potenciar ainda mais a popularidade deste media, a maioria dos anime são baseados em manga o que levou a que grande parte dos amantes de anime procurassem e adquirissem também manga.
Manhwa
A origem do manhwa está bastante ligada ao manga japonês, tendo sido trazido para a Coreia no século XX. Durante a ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), os soldados japoneses trouxeram a sua cultura e língua para a sociedade coreana, incluindo a importação de manga.
Durante a ocupação japonesa, os manhwa de teor político eram considerados controversos e sofreram censura ao ponto do governo proibir manhwa na Coreia.
A censura ainda se perpetuou durante alguns anos e, entre os anos 30 e os anos 50, o manhwa foi utilizado como propaganda de guerra e para impor uma ideologia política, o que explica o porquê da popularidade do manhwa apenas ter começado por volta dos anos de 1950 e 1960.
O maior BOOM surgiu na década de 2010 com o crescimento do manhwa em formato digital em sites como o Daum Webtoon (2003) e o Naver Webtoon (2004) que desde 2014 chama-se LINE Webtoon. De repente, os coreanos passaram a ter acesso a uma grande quantidade de publicações (que antigamente não eram fáceis de encontrar), levando à criação de uma nova geração de fãs.
Atualmente, com o crescimento da indústria de produção de k-dramas (séries de drama/romance com transmissão televisiva), muitas delas baseadas em manhwa, presenciamos um novo boom deste media. Claro está que a explosão do k-pop a nível mundial potenciou a procura por mais cultura pop sul coreana no geral, facilitanto a divulgação deste media.
Se anime era exclusivamente fruto de adaptações de obras japonesas, vemos cada vez mais anime baseado em manhwa e com popularidade a nível mundial, como é o caso de Solo Leveling e Tower of God.
Manhua
O Manhua abrange os comic produzidos na China, Taiwan e Hong Kong e também ele, no início do século 20 teve as suas histórias afetadas pelo sistema político em voga.
A primeira publicação de um manhua remonta ao ano de 1904, “Banda Desenhada da Atualidade”, que comentava a guerra e a política da altura. Nas duas décadas seguintes, esta nova forma de arte começou a criar as suas raízes e, em 1928, nasceu a primeira revista dedicada ao manhua, a Shanghai Sketch. O sucesso na China e em Hong Kong levou a que, em meados da década de 1950, uma segunda publicação entrasse no mercado, a Cartoons World, e fizesse igualmente sucesso. Isto introduziu toda uma nova geração de fãs no manhua e solidificou-o como uma parte importante da cultura nacional.
Mas, tal como o manhwa coreano, o manhua tem sido vítima da repressão e do controlo governamentais ao longo dos anos e, desde o nascimento da Internet, muitas bandas desenhadas satíricas ou controversas têm sido censuradas e removidas.
No início, alguns manhua tinham, inclusive, objetivos políticos, com histórias sobre a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a ocupação japonesa de Hong Kong. No entanto, após a Revolução Chinesa de 1949, as leis de censura passaram a ser rigorosas, o que dificultava a publicação legal de manhua no estrangeiro. Por esse motivo, muitos dos títulos mais proeminentes do meio nunca foram lançados noutros locais. No entanto, os manhuajia começaram a auto-publicar o seu trabalho nas redes sociais e em plataformas de webcomic como QQ Comic e Vcomic.
Graças aos esforços dos manhuajia e da fanbase global, a produção de manhua continua em crescimento e a sua popularidade no ocidente a aumentar.
Existem grandes histórias a serem adaptadas a anime como Link Click, e ainda uma ascensão de obras de ação históricas. Atrevo-me a dizer que a maioria dos manhua que nos chegam são históricos, com batalhas épicas e temas como orgulho e lealdade. Os Danmei (género chinês de literatura e banda desenhada que apresenta relações românticas entre personagens masculinas) estão cada vez mais populares – sobretudo entre público feminino – com títulos como “Grandmaster of Demonic Cultivation” (Grão-Mestre do Demonismo, disponível em Portugal) e “Heaven Official’s Blessing” a fazer o furor, sendo sobretudo partilhado no ocidente através da sua fanbase.
Independentemente de seres fã de manga, manhwa e manhua, a evolução destas bandas desenhadas e das diferentes técnicas usadas dizem muito do quão fascinante este média é e o quanto ele representa a cultura pop asiática.
Fonte: Hindustantimes | Hooked to Books | CBR | Medium