Na indústria musical coreana, criar e produzir um grupo idol é visto como um investimento de alto risco! Têm ideia de quanto custou à empresa para fazer o debut do vosso grupo preferido?
Quanto Custa fazer Debut de um Grupo de Kpop?
Pode parecer exagerado, mas em 2016 o número de grupos que se preparava para fazer debut por ano eram cerca de 300! No final, apenas 50 grupos acabavam por estrear e, normalmente, só 1 ou 2 ganhavam reconhecimento no primeiro ano.
Uma fonte de dentro da indústria da música informou que:
Idols que entram num grupo não começam a competir depois do seu debut, eles começam a competir a partir do momento em que se tornam trainees. Quando entram numa agência, tudo se torna numa batalha pelo dinheiro.
Outra fonte afirmou ainda que a criação de um grupo idol (incluindo a produção do álbum) possui custos de cerca de 2 mil milhões de won, ou seja, aproximadamente (à data de hoje) 1.500 milhão de euros ou 7.200 milhões de reais. Mesmo que uma agência tente minimizar os custos, o debut de um grupo exige um investimento de pelo menos 1.5 mil milhões de won, isto é, 1.150 milhão de euros ou 5.500 milhões de reais – e isto inclui os gastos absorvidos durante o período de treino!
O número de trainees depende de agência para agência. Agências grandes como a SM Entertainment possuem cerca de 20 a 30 trainees, enquanto que as empresas menores geralmente rondam os 5. O número de “estagiários” é proporcional ao tamanho da agência, já que o custo do treino destes possíveis futuros idols é muito alto.
O período de treino é em média de seis meses a um ano, no qual os formandos assinam um contrato temporário com a sua agência e findo o tempo de experiência estes ou são novamente contratados ou ficam “livres” para poderem ir para outra empresa.
Uma fonte de uma agência de música declarou:
Os trainees recebem instrução para que possam fazer debut como membros “fiéis” da empresa. Mas muitas vezes eles mudam de ideia e tentam trocar para uma empresa diferente, então o contrato está preparado.
Uma empresa precisa de absorver os custos do dormitório, alimentação e aulas de um trainee durante o período de estágio, é por isso que o tamanho, credibilidade e sucesso de uma agência determina o valor que esta pode despender com os futuros idols. Uma fonte ainda afirmou:
Mesmo quando parece que eles não estão a fazer nada além de respirar, a verdade é que os trainees custam-nos cerca de 30 milhões de won (aproximadamente 24.000 mil euros ou 115.000 mil reais) por mês.
Devido a este custo e gasto gigantesco, o contrato realizado entre estas duas entidades é geralmente muito curto.
Uma pequena agência não costuma ter a capacidade de suportar o custo de treinar pessoas por muito tempo.
Uma agência pequena pode conseguir aguentar cerca de dois anos, o que significa que muitas vezes elas irão fazer debut dos grupos mais rapidamente que as empresas maiores, o que pode resultar num menor preparo dos trainees. Nem todas as agências possuem capacidades de gerirem os seus ídolos no mercado altamente competitivo do K-pop.
Uma empresa necessita de ter a capacidade de conseguir gerir custos com os artistas, marketing, administração e produção. Mesmo quando o primeiro álbum não tem sucesso, a empresa precisa de ser capaz de suportá-lo. No entanto, as agências desaparecem muito rapidamente nos dias de hoje.
disse uma fonte.
Muitas destas fontes concordam que existem apenas duas formas de garantir o sucesso de um grupo que fez o seu debut muito recentemente. Uma delas é ser uma das três principais empresas (SM, YG e JYP), a outra é obter ajuda de um programa de sobrevivência como o “Produce 101”.
Sem essas condições, muitos grupos rookies desaparecem logo de cena. Demora cerca de 2 a 3 anos para conseguiu colocar apenas “um pé” dentro do mercado e o custo de colocar um grupo num programa de música como o “Music Bank” pode apresentar um valor de 100 milhões de won (cerca de 77.300 mil euros ou 341.450 mil reais) por mês.
Uma fonte de um programa de música confirmou que nem todos os grupos podem ter o privilégio de aparecer em cena.
Existe um limite de tempo definido e a equipa de produção controla quem pode e quem não pode aparecer. Todas as segundas-feiras são lançados muitos álbuns, mas não conseguimos ouvi-los a todos. Muitas vezes acabamos por mostrar grupos que já têm algum reconhecimento.
Tinham ideia do quanto custava fazer debut de um grupo de K-pop? Quais as vossas opiniões sobre a forma o processo de criação de um grupo de pop sul-coreano?
>> Para mais notícias sobre K-pop, clica aqui!
Para acompanhar os Comebacks de Setembro, clica AQUI <<
Artigos relacionados
- Kpop – Grupos que Regressam em Setembro 2018
- K-Pop – O Melhor do Mês de Agosto 2018
- Top Cantores mais Reputados de Agosto 2018 – KPOP
Fonte: Soompi
Comentários sobre post